Cassini completa última passagem programada por Reia

A Cassini realizou anteontem o seu quarto e último encontro programado com Reia, a uma distância da sua superfície de apenas 997 quilómetros. O objectivo principal desta passagem foi determinar a estrutura interna da segunda maior lua de Saturno, através da medição precisa do efeito doppler nas ondas de rádio enviadas para a Terra durante o encontro. Os resultados irão permitir aos cientistas verificar se o interior de Reia é homogéneo, ou se se encontra diferenciado em crusta, manto e núcleo.
Durante o encontro, a Cassini realizou, ainda, a recolha de dados relativos ao ambiente em redor de Reia, o mapeamento das temperaturas da região do pólo sul, e a obtenção de imagens da superfície reiana, em particular, das regiões polares do hemisfério norte. Vejam em baixo algumas das belíssimas imagens captadas neste fim-de-semana:

Reia_ingresso_WAC_ISS_Cassini_090313Um crescente de Reia numa imagem obtida a 09 de Março de 2013 pela sonda Cassini, durante a fase de ingresso do encontro, a uma distância aproximada de 63 mil quilómetros.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Reia_pormenor_NAC_ISS_Cassini_090313Pormenor da superfície reiana numa imagem em alta resolução obtida a uma distância aproximada de 4 mil quilómetros.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Reia_cor_NAC_ISS_Cassini_100313Região do pólo norte de Reia em cores aproximadamente naturais, numa composição construída com imagens obtidas através de filtros para o violeta, o verde e o infravermelho próximo. É possível identificar no extremo direito Tirawa, uma cratera de impacto com cerca de 360 km de diâmetro.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

Reia_mosaico_NAC_ISS_Cassini_100313aMosaico da mesma região composto por 10 imagens obtidas pela Cassini a uma distância média de 78 mil quilómetros (resolução entre os 370 e os 520 metros/pixel). Cliquem na imagem para a ampliarem.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

A Cassini não voltará a aproximar-se de Reia até 10 de Fevereiro de 2015, altura em que concretizará uma passagem distante, a uma altitude aproximada de 47 mil quilómetros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.