Nikola Tesla

Google-Tesla

Celebra-se hoje, 10 de Julho, o nascimento de Nikola Tesla.

Assume-se que Tesla terá nascido a 10 de Julho de 1856, apesar do seu certificado de nascimento registar o equivalente a 9 de Julho de 1856 e também apesar de na atual Croácia na altura se utilizar um calendário diferente.

N.Tesla

Nikola Tesla foi um importante visionário, génio, inventor, criativo, cientista, pioneiro, imaginativo, e engenheiro do início do século XX.

Contribuiu para a eletricidade, magnetismo, comunicação sem fios por rádio (foi Tesla e não Marconi. Poderia ter tido o Prémio Nobel. Marconi usou vários inventos do Tesla. Edison fez o mesmo), transmissão de eletricidade sem fios, robótica, corrente alternada, controlo remoto (para TVs ou até satélites), motor de indução, lâmpada fluorescente, radar, raios-X (que lhe poderia dar o Prémio Nobel da Física, em vez de Röntgen), “raio mortal” (laser a longas distâncias), energia solar, radiação cósmica (que lhe poderia dar um Prémio Nobel, em vez de Penzias e Wilson), etc.

No entanto, é mal conhecido, popularmente é visto como um cientista louco (ele próprio dava a entender isso, por exemplo quando dizia que recebia mensagens de Marcianos), e tem sido abusado pela pseudociência, por ovniologistas, e até por Hollywood, para criar a noção que ele tinha conhecimentos extraterrestres e paranormais, o que o levava a trabalhar em experiências de teleportação, invisibilidade, telepatia, máquina do tempo, em Tunguska, projecto HAARP, e até em tecnologia que iria acabar com o mundo!
O filme intitulado “Experiência de Filadélfia” é um exemplo do que se diz que ele esteve envolvido, apesar de na altura ele já estar morto.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Aureo A. Karolczak on 11/07/2014 at 19:46
    • Responder

    Suspeita-se que a crença em contato extraterrestre por Tesla se deva a uma má interpretação da “escuta” das radiações eletromagnéticas do cosmos. Os eqptos usados na época eram muito grosseiros e Tesla acreditou que o ruido espacial era uma forma de contato extraterrestre. Convenhamos que foi um erro “aceitável” até porque nem se suspeitava que planetas emitissem radiações eletromagnéticas.

    • José Simões on 11/07/2014 at 16:37
    • Responder

    Contribuiu sem dúvida para a ciência de modo importante.

    Mas algumas ideias meio malucas contribuíram culposamente para alimentar teorias da conspiração aos quilos.

  1. Quando se demitiu da Continental Edison Company, tempos decorridos fundou a sua própria empresa, a Tesla Electric Light & Manufacturing’. Criou um transformador ressonante, denominado Bobina de Tesla, no qual o governo estadunidense adotou, para distribuição de energia elétrica, a corrente alternada (AC) para transmissão de energia, contrário aos interesses do sr. Thomas Edison.

    A densidade de fluxo magnético (B) tem como unidade, no Sistema Internacional, o tesla (T).

    Relacionado ao Projeto Filadélfia, o navio que teria supostamente utilizado para tal objetivo foi vendido como sucata em 1999. Naturalmente, o governo da época não se importou muito em mantê-lo longe dos holofotes para futuras pesquisas…

    O que tornou-se notório à publicidade deste assunto foi o livro The Philadelphia Experiment: Project Invisibility escrito por William Moore e nada mais nada menos que Charles F. Berlitz (autor do best seller que deu origem ao mito do Triângulo das Bermudas, apesar de conter alguns trechos de racionalidade neste).

    • Nuno José Almeida on 11/07/2014 at 09:44
    • Responder

    A par com Einstein, são os dois cientistas que mais admiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.