Noite de Lua falsa – APOD

Ratcliffe_Moon-Dog_IMG_9223_sm950

Créditos da imagem e Copyright: Martin Ratcliffe.

Nesta cena noturna das primeiras horas de 14 de novembro, a luz de uma Lua minguante ilumina as nuvens acima das cúpulas no cume das montanhas do Observatório Nacional Kitt Peak, perto de Tucson, Arizona. O brilhante Júpiter está à esquerda do disco lunar superexposto, com uma faixa de reflexo na lente da câmera imediatamente à direita, mas aquilo perto do centro da imagem não é um meteoro brilhante ou coisa do tipo.

Em vez disso, a partir da perspectiva à beira da estrada, uma falsa Lua (ou parasselênio) incrivelmente brilhante está diretamente sobre o telescópio WIYN do Observatório Kitt Peak. Análogo a um falso Sol ou parélio, uma falsa Lua é produzida pelo luar refratado através de finos cristais de gelo em formato hexagonal nas altas nuvens cirrus.

Conforme determinado pela geometria de cristal, as falsas Luas são vistas num ângulo de 22 graus ou mais a partir da Lua. Em comparação com o disco lunar brilhante, elas são frequentemente mais fracas e mais fáceis de detectar quando a Lua está baixa no céu. Cerca de 10 minutos depois que foi fotografada, esta mesma falsa Lua brilhante havia desaparecido da noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights