Por que Mercúrio é tão escuro?

Mercury_Globe-MESSENGER_mosaic_centered_at_0degN-0degE

O planeta Mercúrio intriga os astrônomos há muito tempo. Ele é muito mais escuro do que se previa a partir das medições composicionais. Ele é mais escuro que a Lua, apesar de apresentar uma menor concentração de elementos como ferro, por exemplo.

Só agora, depois de muitos anos, e com os dados obtidos pela sonda MESSENGER é que os cientistas conseguiram determinar o que faz com que Mercúrio seja assim tão escuro.

A resposta na sua essência é simples: Mercúrio tem uma alta concentração de carbono.
Porém, o problema é como esse carbono apareceu em Mercúrio.

Uma proposta anterior dizia que o carbono foi depositado em Mercúrio pelos cometas que se chocaram com o planeta no início da formação do Sistema Solar. Mas isso leva a um grande problema, porque outros corpos do Sistema Solar interno não possuem essa concentração de carbono

Embora a presença de carbono já havia sido evidenciada por modelos, nunca se havia tido uma evidência direta da sua presença. Isto só aconteceu quando se utilizou o espectrômetro a bordo da sonda MESSENGER para identificar o carbono.

Entre os compostos de carbono, o grafite é o que melhor se ajustou aos dados observados.

Com base nesses novos resultados da sonda MESSENGER, os cientistas conseguiram contar a seguinte história sobre Mercúrio:

Quando Mercúrio era novo, e portanto mais quente do que hoje, sua superfície estava toda repleta de lava. Quando o oceano esfriou, a maior parte dos minerais se solidificaram e afundaram. O grafite pode então ter se cristalizado fora desse oceano de lava, formando uma crosta primordial, que ficou boiando. As partes remanescentes dessa crosta, que estão na subsuperfície de Mercúrio atualmente, são expostas quando um impacto atinge a superfície do planeta.

Essa pesquisa só mostra o quão pouco conhecemos do menor planeta do nosso Sistema Solar e quanto mistério ainda existe na nossa vizinhança cósmica.

Fonte: Artigo Científico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights