ESO anuncia apoio ao AstroCamp 2017

Estudantes do AstroCamp. Edição de 2016.
Créditos: ESO / Carlos Martins

O ESO orgulha-se a anunciar uma nova colaboração com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) destinada a apoiar o AstroCamp 2017, uma escola de verão de astronomia destinada a alunos do ensino secundário. O AstroCamp 2017 realizar-se-á de 6 a 20 de agosto no norte de Portugal, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), na Paisagem Protegida do Corno de Bico, Paredes de Coura. A 25 de fevereiro, os organizadores do evento farão um webcast com o intuito de fornecer mais informações a possíveis candidatos e suas famílias.

O campo pretende estimular a curiosidade dos alunos assim como o seu pensamento critico, em particular na área da astrofísica, para além de juntar estudantes de diferentes meios e com experiências de vida. Os alunos seguirão dois cursos, com aulas diárias, alguns trabalhos práticos e um exame final.

Alguns destaques do programa deste ano incluem:

– Sessões de observação astronómica, tanto a olho nu como com telescópios — incluindo uma sessão que coincidirá com o pico da chuva de meteoritos Perseídes.
– Conversas skype com astrónomos e físicos em vários países.
– Um projeto computacional que permitirá aos alunos trabalhar com dados obtidos com os melhores telescópios do mundo.
– Atividades sociais tais como caminhada, desportos, atividades para a comunidade e sessões de filmes e documentários.

O webcast do dia 25 de fevereiro incluirá uma apresentação de uma antiga aluna do campo, que descreverá a sua experiência na edição de 2016, para além de informações sobre as atividades do campo e sobre o processo de candidaturas e selecção. Para mais informações, queira por favor consultar a página web do Dia da Astronomia. O prazo para inscrições para o webcast é o dia 23 de fevereiro.

O AstroCamp encontra-se aberto a estudantes de qualquer país da União Europeia, que estejam atualmente a frequentar um dos últimos três anos da educação pré-universitária (10º, 11º e 12º anos) e que tenham nascido em princípio em 1999, 2000 ou 2001). A língua de trabalho do campo será o inglês. O número de participantes é limitado, sendo os alunos seleccionados segundo o seu mérito e potencial académicos. Os potenciais candidatos devem consultar o website do AstroCamp de modo a terem toda a informação sobre o processo de candidatura, que inclui uma carta de motivação, uma carta de recomendação e os resultados académicos mais recentes. As candidaturas estarão abertas de 1 a 30 de abril para a edição deste ano. Os candidatos pré-seleccionados serão convidados a fazer uma entrevista por skype, a qual se realizará no fim de semana de 27 e 28 de maio.

Os estudantes portugueses seleccionados não terão que pagar nenhuns custos. Para estudantes de outros países, a taxa de inscrição de aproximadamente 400 € cobrirá todas as despesas em Portugal (estadia em pensão completa, supervisão por pessoal profissional, todas as atividades do campo e materiais necessários, transporte de e para o aeroporto do Porto e seguro). A inscrição não inclui os custos de transporte entre a casa do estudante e o aeroporto do Porto.

O candidato oriundo de um dos Estados Membros do ESO que apresente a melhor candidatura receberá uma bolsa do ESO, a qual cobrirá a taxa de inscrição no campo.

A selecção dos participantes terá lugar pouco depois das entrevistas e espera-se que o bolseiro ESO seja anunciado por volta do dia 5 de junho. Os participantes terão que confirmar a sua participação e completar toda a papelada burocrática até 14 de junho. O regulamento completo desta edição do AstroCamp está disponível para consulta no website do campo.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.