Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O que ocorreria com uma pessoa, em queda livre, a partir da alta atmosfera de Júpiter. Quais são os efeitos da pressão e da fricção? O que é mais terrível? Supondo que o sujeito tenha oxigênio à sua disposição. Imagino que haja desintegração antes de haver o esmagamento. E se o sujeito for colocado em determinada posição, onde a pressão é muito grande? Próximo, por exemplo, desse possível núcleo rochoso.
É curioso.
Obrigado.
Author
Em Júpiter, a pressão vai aumentando gradualmente.
Por exemplo, enquanto nas nuvens altas poderá haver vapor de água, à medida que fossemos caindo, veríamos água gradualmente a tornar-se líquida, com uma gota de água por outra, essas gotas que veríamos iriam aumentando, até se tornarem lagos de água… e enquanto continuássemos a descer, a pressão continuaria a aumentar… e por isso a água tornar-se-ia rochosa (sólida)..
ou seja, é tudo muito gradual… porque a pressão vai aumentando gradualmente.
Uma pessoa em queda livre precisaria de um fato espacial… sempre.
Porque nem a pressão nem a composição atmosférica seriam a mesma que aqui.
abraços
Muito obrigado.
Vou fazer umas perguntas idiotas assumindo que não sei nada mesmo e por isso preciso de suas informações..há planetas gasosos e planetas rochosos…Júpiter é um planeta gasoso ou tem um núcleo rochoso? Se for totalmente gasoso sua gravidade é inferior a um planeta rochoso menor? Se não podemos popular os planetas do sistema (com exceção de Marte embora seja um planeta com muitas dificuldades para a vida na forma humana, não há nenhuma Lua (muito mais numerosas com ambientes mais favoráveis à sustentação da vida humana) que possa ser colonizada ? No caso de exploração espacial são medidos os riscos de contaminação dos astronautas por vírus ou micróbios desconhecidos? Obrigado e desculpe meu desconhecimento.
Author
Júpiter deverá ter, como todos os planetas, um núcleo rochoso. Mas no caso de Júpiter, ainda não foi confirmado.
No entanto, o núcleo é minúsculo comparado com o planeta. Júpiter é um planeta gasoso.
Não existe qualquer lua semelhante à Terra, com água a correr na superfície.
Os riscos existem sempre. Mas os astronautas levarão um fato espacial, que protege contra potenciais ameaças… conhecidas.
abraços