Incêndio em laboratório russo com vírus perigosos

Crédito: Scott A. Miller / Getty Images
Em Setembro passado, um laboratório russo chamado Centro Estatal Russo de Investigação em Virologia e Biotecnologia (Vector) sofreu parcialmente um incêndio, que levou a uma explosão de gás no local onde os vírus são guardados.
Note-se que este laboratório guarda amostras dos vírus mais perigosos do mundo, como o vírus do Ébola, esporos de Antraz, gripe aviária, hepatite, etc. O Vector possui também amostras do vírus da Varíola (só dois laboratórios no mundo o possuem).
Segundo foi dito pelas autoridades russas, a sala onde ocorreu a explosão não continha substâncias perigosas, por isso não há qualquer ameaça para a população local. A explosão ter-se-à dado devido a obras de reparação no edifício.
Infelizmente, as autoridades russas não são conhecidas pela transparência na informação, e já no passado existiram surtos de antraz (anthrax) e varíola (smallpox) que foram encobertos pelo governo russo.
Fontes: Visão, Revista Planeta, Guardian, CNN.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários