Klopp deu uma enorme lição de literacia funcional

Crédito: RTP

Jürgen Klopp é um excelente treinador de futebol.
Mas o que mais o distingue é, provavelmente, as suas conferências de imprensa antes ou após os jogos, onde por vezes diz coisas memoráveis (no bom sentido).

No passado dia 3 de Março, um jornalista perguntou-lhe qual era a opinião dele sobre o coronavírus.

Basicamente, ele disse que um assunto tão sério de ciência não é para leigos. Não era ele, como treinador de futebol, que devia andar a dar opiniões pessoais com base em achismos.
Como ele disse (parafraseando): A opinião de um treinador de futebol não importa. O que importa sim é o que os especialistas dizem. Perguntem aos especialistas.

“Aquilo de que eu não gosto na vida, é que numa questão tão séria como esta, a opinião de um treinador de futebol seja considerada importante. É algo que eu não entendo. Realmente, não percebo!
Eu podia perguntar-lhe a si (jornalista), que está na mesma posição do que eu.
Não é importante aquilo que gente famosa tem para dizer.
Nós temos de falar das coisas como deve ser.
Pessoas sem conhecimento profundo sobre o assunto, como eu, não devem falar sobre isso.
São as pessoas com conhecimento específico (especialistas) do assunto que devem falar, que devem dizer às outras pessoas: façam isto ou façam aquilo. E devem dizer que tudo se vai resolver ou que não se vai resolver (dependendo do que acontecer).
Não são os treinadores de futebol que devem falar sobre isso. Eu realmente não entendo isso.
Porque raio me perguntam sobre política, coronavirus ou coisas semelhantes? Porquê eu? Eu uso um boné de basebol e tenho a barba por fazer.
Eu estou preocupado tal como você (jornalista) está. Talvez menos ou talvez mais. Não sei o quão preocupado você está.
Mas a minha opinião não é realmente importante.
Eu vivo neste planeta, e quero que o planeta seja seguro e saudável. Eu desejo o melhor para todos. Mas a minha opinião sobre o coronavirus não é importante.”

Alexandre Carvalho, do Record, sumarizou o que aconteceu desta forma:
“A resposta que Jürgen Klopp deu quando questionado sobre os efeitos do coronavirus no futebol mundial deveria servir de exemplo para todas as pessoas que, de repente, tiraram um curso de medicina expresso através do site www.falarsemsaber.com”

3 comentários

  1. 👏

    • Armando Graça on 31/03/2020 at 16:29
    • Responder

    Carlos Oliveira
    Uma vez mais sinto o dever de lhe agradecer o que aqui vem publicando.
    Desta vez, mas sem desmerecer de todas as outras, penso que a intervenção do “humilde treinador” que nos acaba de oferecer é de uma tal actualidade, acutilância e verdade que merece os maiores elogios.
    Se “Óscares” houvesse para gente de bom-senso, este lhe devia ser entregue com todas as honras, passarelles vermelhas e demais diz-que-diz do triste e pobre jornalismo cor-de-rosa.
    E a propósito de jornalismo, também não posso deixar de realçar o que refere sobre Alexandre Carvalho: Com efeito, se todas as “bacoradas” que polulam e poluem a net, algumas TVs e alguns pasquins fossem transferidas para o site http://www.falarsemsaber.com, tínhamos um ambiente informativo muito mais saudável.
    Parabéns aos três!

    1. Armando,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Realmente, Klopp é extraordinário.

      Realço a palavra que o Armando utilizou: bom-senso!

      grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights