Diminuição do ruído sísmico

Foi publicado um artigo muito interessante na revista científica Nature, que mostra que o vírus tem trazido alguns benefícios para os geólogos, nomeadamente para os sismólogos.
Devido às pessoas ficarem, maioritariamente, em casa, isso diminuiu a circulação de pessoas, automóveis, comboios, etc, o que por sua vez, fez com que as vibrações na crosta terrestre decrescessem.
Assim, o ruído sísmico diminuiu.
Devido a esta diminuição do ruído provocado pelos humanos, os cientistas conseguem agora detectar terramotos menores e outros eventos sísmicos muito fracos.
Curiosamente, os Governos podem utilizar os sismólogos como forma de comprovar se as regras de confinamento estão a ser cumpridas: se existir (como existe) esta diminuição de ruído humano na geologia, então é porque as pessoas estão mesmo a ficar em casa.

Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários