China atrasou a partilha do genoma do vírus

Créditos: CDC / EPA

“Baseada em documentos internos e dezenas de entrevistas”, a agência de notícias Associated Press reportou que as “autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a Organização Mundial de Saúde de informação essencial para combater a pandemia”.

“Em Janeiro, especialistas da agência das Nações Unidas para a saúde queixavam-se em privado da falta de informação partilhada por Pequim.
(…)
O controlo rígido exercido pelas autoridades chinesas sobre a informação e a concorrência no sistema de saúde público chinês foram os principais responsáveis pelo atraso.
(…)
As autoridades de saúde só divulgaram o genoma depois de três laboratórios estatais o terem descodificado e após um desses laboratórios o ter publicado num portal de virologia, a 11 de Janeiro.
(…)
A China demorou pelo menos mais duas semanas a fornecer à OMS os detalhes necessários, de acordo com gravações de várias reuniões internas, realizadas pela agência de saúde da ONU em Janeiro passado, numa altura em que o surto podia ter sido drasticamente reduzido.”

Fontes: Associated Press, Associated Press, Observador.

Já se sabia que a China tinha atrasado a divulgação da epidemia/pandemia inicialmente. Já se sabe isto desde Abril.
Agora, documentos internos comprovam essa informação.

Além disso, vários laboratórios chineses sequenciaram o mapa genético do novo coronavirus, mas não tinham autoridade para alertar o público.
O governo chinês, talvez por controlo da informação, por questões de copyright, ou por motivos económicos (fazer primeiro uma vacina), decidiu não divulgar essa informação.

O atraso dessa informação fez com que, desnecessariamente, o mundo estivesse “às escuras” quanto à epidemia (e à existência de um novo vírus) e não se tivesse prevenido.
Assim, devido à falta de transparência da China, quase meio milhão de pessoas morreu no mundo.

No entanto, realço novamente o que já foi escrito: nada disto quer dizer que o vírus tenha sido criado/manipulado em laboratório propositadamente.
E quanto à OMS, ela também foi inicialmente “enganada” pela China, que omitiu informações. A OMS baseia-se na cooperação dos estados-membros. Se um dos membros não coopera, a OMS nada pode fazer já que não tem poderes executivos. A verdade é que a China cumpriu tecnicamente as obrigações sob o direito internacional, dando as informações mínimas exigidas. Infelizmente, omitiu outras informações que eram essenciais para se combater a pandemia mais cedo.

2 comentários

  1. Criado não. Manipulado não sei.

    1. O genoma mostra que teve uma evolução natural (não manipulado).
      http://www.astropt.org/2020/04/14/origem-do-virus/

      abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights