Não somos capazes de parar um asteróide

Crédito: Peter Carril / ESA

Já escrevi este artigo sobre as várias formas de desviarmos asteróides que estejam em colisão com a Terra.
São técnicas teóricas, já que até agora, não desviamos nenhum.

Em 2022, a NASA pretende colocar uma das técnicas em prática, tentando desviar o asteróide Didymos/Dimorphos.

Agora, uma nova simulação feita pela NASA, demonstrou que, atualmente, não seria possível salvar a Europa de uma colisão de um asteróide.

O cenário hipotético mostrava um asteróide que vinha em rota de colisão com a Terra.
Quando foi, supostamente, descoberto, o asteróide ainda se encontrava a 56 milhões de quilómetros da Terra. Assim, só iria colidir com a Terra passados 6 meses.
O asteróide fictício foi chamado de 2021 PDC.

Neste cenário hipotético, os cientistas trabalharam durante vários dias seguidos.
Com o passar dos dias, os cientistas foram determinando mais detalhes: o tamanho do asteróide (150 metros), a sua trajetória e em que ponto do planeta iria colidir (entre a Alemanha, Austria, e República Checa).
No final, perceberam que dada a tecnologia atual, não seria possível evitar a colisão do asteróide na Europa.

Assim, os cientistas concluíram que 6 meses não é tempo suficiente para nos preparamos para o impacto de um asteróide.

E no entanto, existem muitos asteróides que nem sabemos que existem e outros que só os detectamos tarde demais.
Por exemplo, em Julho de 2020, tivemos o cometa 2020 F3 (NEOWISE) a dar-nos um espetáculo nos nossos céus. Esse cometa só foi descoberto 4 meses antes.
Em 2019, um asteróide que dizimaria uma cidade, chamado 2019 OK, passou perto da Terra. Ele só foi detectado alguns dias antes.
Em 2017, o asteróide 2017 AG13 passou perto da Terra. Foi descoberto 2 dias antes.
Em 2013, o meteoro de Chelyabinsk fazia certamente parte de um asteróide muito maior. Mas não o detectamos. Só soubemos deste fragmento que colidiu com a Terra, quando ele colidiu com a Terra.

Para o final, deixo a primeira página de hoje do jornal/tablóide britânico Daily Star, sobre este assunto:

1. Boa noite! Sr. Carlos Oliveira o que tem a dizer sobre os destroços do foguetão chinês Long March 5B que está prestes a entrar na atmosfera terrestre? Acha que vai provocar danos onde cair? Será que se desintegrará ao entrar na atmosfera?
    Valha-me Deus! Esta China só nos dá problemas, primeiro foi o virus Covid-19, agora isto do foguetâo, qualquer dia provoca uma guerra mundial, sem querer,…enfim!
    Obrigado.

1. Ainda esta noite, irei colocar informação sobre isso. Estou a tentar perceber melhor onde vai cair para colocar a informação. Mas para já não se sabe 😉

Não é só a China. Já aconteceu com os EUA. Já aconteceu com a Rússia. Pelo menos, esses lembra-me 🙂
      Por vezes, acontece.

Grande parte vai-se desintegrar na atmosfera.
      O que chegar à superfície, em termos probabilísticos, tendo em conta que mais de 70% da superfície do planeta é água, provavelmente vai cair na água.
      Como a maior parte dessa água está no Oceano Pacífico, então poderá cair aí, como já aconteceu no passado com outros.
      Mas para já ainda não se sabe exatamente onde vai cair…

• Maddie on 08/05/2021 at 22:41

Ok, Sr. Carlos Oliveira, obrigado. Aguardaremos atualização.

1. As últimas atualizações:

2. “Parar asteroide”, diz o título. Logo a seguir “NASA quer desviar asteroide”. Pela lógica a “simulação” que a NASA fez teria a ver com isto. Então por que razão é só a Europa que não se salva? Os EUA salvam-se mas a Europa não? — surgiu-me a questão na leitura.. Bom, porque li outras notícias, onde se falava em “simulacro” para como a Europa se desenrascaria se apanhasse com um asteróide em cima, percebi que Isto não tem a ver com simulações de como defender “só a Europa” de asteroides que estejam no espaço em rota de colisão só com a Europa!
    O artigo ficou um bocadito baralhado. Tem cá os links todos para irmos ler e perceber o que se passa, mas gera confusão.. A capa do Daily Star está absurdamente pior… Espera lá, O Daily Star é Britânico, não é? Eles não estão na Europa, deviam safar-se do asteróide! 🙂

1. “Parar” no sentido de “parar/evitar a colisão”.
      Como já utilizei o verbo desviar nos outros artigos sobre a mesma temática, decidi alterar o verbo. 😉