Camelo azul

Crédito: Bill Saxton, NRAO / AUI / NSF

“Um transiente óptico azul rápido (Fast Blue Optical TransientFBOT) é um tipo de explosão de supernova, em que a sua luz visível brilha e diminui em dias, em vez das típicas semanas nas supernovas normais.”
É um FBOT, por ser bastante quente (azul) e evoluir de forma bastante rápida.

Nos últimos 5 anos, foram descobertos 3 fenómenos cósmicos com estas características:

Em 2016, foi descoberto o fenómeno CSS161010, numa galáxia a 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, que ejetou uma quantidade anormal de material no espaço, a metade da velocidade da luz!

Em 2018, foi descoberta a supernova AT2018cow, apelidada de Vaca, numa galáxia a 200 milhões de anos-luz da Terra. Ela atraiu muita atenção dos astrónomos, porque era bastante brilhante e “apagou-se” rapidamente (para os padrões normais).

Também em 2018, foi descoberta a supernova ZTF18abvkwla, apelidada de Koala, numa galáxia a mais de 3 mil milhões de anos-luz de distância da Terra. As emissões em rádio foram tão brilhantes como nas explosões de raios-gama.

Crédito: Bill Saxton, NRAO / AUI / NSF

Agora sabe-se que em 2020 foi detectada uma enorme e antiga explosão, que “estremeceu” uma galáxia a milhares de milhões de anos-luz de distância da Terra. Em poucos dias, a luminosidade atingiu o seu pico, e rapidamente desapareceu. Durante um mês, fomos testemunhas de um evento cósmico extremo.
Este FBOT foi denominado ZTF20acigmel e apelidado de Camelo.
Inicialmente, esta explosão brilhou sobretudo em comprimentos de onda de rádio. Depois vimos a luz visível. E posteriormente à luz visível, brilhou sobretudo em raios-X.

Ainda não se sabe exatamente o que causa os FBOTs.
Até podem mostrar o momento em que um buraco negro devora uma anã branca…
Mas o mais provável é que seja a formação de um buraco negro ou de uma estrela de neutrões, ou seja, quando o núcleo de uma estrela maciça colapsa.

Fontes: artigo científico, Space.com, NRAO, Science Alert, Universe Today, wikipedia.

Localização da SN 2018cow, a Vaca, um transiente óptico azul rápido.
Crédito: Sloan Digital Sky Survey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights