Phobos

Recordando as fabulosas imagens feitas à pequena lua Fobos, de Marte, pela câmera HiRISE existente na sonda Mars Reconnaissance Orbiter, a 23 de Março de 2008.

As duas imagens foram depois combinadas e melhoradas digitalmente, para terem um aspeto soberbo.
Podem ler tudo sobre as imagens, no website oficial, aqui.

Créditos: Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) / HiRISE; LPL / University of Arizona; JPL-Caltech / NASA.

A característica mais relevante desta pequena lua, é a relativamente enorme cratera Stickney.
O nome da cratera é uma homenagem a Chloe Angeline Stickney Hall, esposa do astrônomo Asaph Hall que descobriu Fobos.

A cratera Stickney possui outra cratera dentro dela de 2 km de diâmetro, fruto de um impacto posterior”.

A cratera é visível em praticamente todas as fotos, incluindo nesta feita pela sonda Mars Global Surveyor.

Crédito: Mars Global Surveyor

A sonda Mars Express tinha tirado outras fotos, aqui.

Phobos é sinónimo de Medo.
Mas esta minúscula lua não nos mete medo a nós.

Na verdade, este asteróide capturado por Marte poderia era ter medo do seu próprio destino, já que está gradualmente a ser puxado por Marte, e dentro de 100 milhões de anos a força gravitacional marciana irá despedaçar esta lua, criando um anel de detritos que eventualmente também irá ser gradualmente destruído ao colidir com Marte.