Gatos gostam de satélites

Crédito: Aaron Taylor

Como sabem, a empresa SpaceX, de Elon Musk, anda a colocar no espaço milhares de satélites do programa Starlink.
Estes satélites de comunicação são colocados em órbita baixa (a somente 550 quilómetros de altitude) e visam proporcionar uma rede global de internet bastante rápida.

Ora, um residente de Kenaston, na província de Saskatchewan, no Canadá, percebeu que as antenas de satélite servem para outras coisas…

Aaron Taylor é um cliente da Starlink.
Como ele explicou, em Dezembro ele começou a perceber que a qualidade do sinal estava a decair: a interferência chegava ao ponto da internet ficar bastante lenta (por exemplo, ele não conseguia ver filmes das plataformas de streaming).

Quando foi lá fora tentar entender o porquê da antena não estar a ser tão eficiente, percebeu que os gatos tinham se apoderado da antena.

O dispositivo de receção do sinal está equipado com um sistema de aquecimento para se proteger de temperaturas muito baixas (derretendo a neve e o gelo). O objetivo é que o dispositivo continue a funcionar, mesmo com clima muito adverso.
Mas Elon Musk não conseguiu pensar num efeito secundário: em dias muito frios, os gatos perceberam que o baixo sistema de aquecimento da antena lhes proporcionava (aos gatos) também algum aquecimento.

Aaron Taylor afirmou que os seus gatos podem ir para a sua casa, onde têm aquecimento, comida e água.
No entanto, durante o dia, eles preferiam deitar-se ao Sol (apesar do clima muito frio) e com um pequeno aquecimento por baixo deles.
Aaron Taylor deixou uma crítica no site da Starlink, chamando a isto a vulnerabilidade “CAT5” (5 gatos) nas antenas de satélite.

Curiosamente, outros utilizadores têm fotografado outros animais nas antenas da Starlink.
Por exemplo, o utilizador Nico Thirion tirou fotografias a pássaros na sua antena.

Fontes: Smithsonian Magazine, The Guardian, Gizmodo, New York Post, Tesmanian, Kiro7, Time, Futurism.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights