Primeiro planeta descoberto no sistema solar

A CNN tem um pequeno segmento entre programas onde faz perguntas de cultura geral: as perguntas são de História, Geografia, Ciência, etc.

Crédito: CNN

Nesta pergunta, a resposta era óbvia.

Estamos no planeta Terra.
Os planetas que sempre foram visíveis a olho nú nos céus a partir da Terra são: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno.

Estes eram os planetas que já eram conhecidos na antiguidade: os Humanos não sabiam que eram planetas, mas viam essas “estrelas errantes” a percorrer os céus de forma diferente das outras.

Assim, o primeiro planeta a ser descoberto (que não era visível a olho nú), devido à existência de telescópios, foi Úrano.
William Herschel observou Úrano a 13 de Março de 1781. Herschel reportou esta descoberta a 26 de Abril de 1781, mas curiosamente definiu-o como sendo um cometa.
Só após existirem confirmações independentes (de outros astrónomos que observaram o mesmo local do céu), é que se chegou ao consenso que era um planeta: tinha uma órbita circular, tinha uma velocidade apropriada a um planeta e não tinha cauda.

Curiosamente, Úrano também é visível a olho nú, mas a sua luz é tão fraca e o seu movimento é tão lento (visto a partir da Terra) que, apesar de ter sido visto algumas vezes desde a antiguidade, sempre se pensou que era uma estrela de brilho fraco.

Crédito: NASA / JPL-Caltech

Neptuno foi o planeta seguinte a ser descoberto, e foi primeiramente previsto matematicamente: John Couch Adams e Urbain Le Verrier estudaram a órbita de Úrano, e devido a algumas inconsistências na órbita, previram matematicamente a existência de um outro planeta com uma certa massa num determinado local do céu. Johann Gottfried Galle observou o planeta, com um potente telescópio, em 1846.