Zhurong encontra novas evidências de água em Marte

Uma selfie feita pela câmera remota do Tianwen-1, em que se vê a lander Tianwen-1 e o rover Zhurong.
Crédit: China News Service, via wikipedia.

Dados enviados pelo rover Zhurong, da China, parecem indicar que existia água líquida na superfície marciana num tempo relativamente recente.

Ao analisar a geoquímica de sedimentos e minerais existentes em Utopia Planitia – uma planície no hemisfério norte de Marte -, o rover parece ter encontrado evidências indiretas de água líquida durante a Era Amazónica – o mais recente período geológico em Marte.

Os minerais hidratados parecem mostrar que Marte teve um ciclo de água (com água no estado líquido na superfície) até uma altura mais recente do que pensava.

“A idade estimada das dunas (de 400 mil a 1,4 milhões de anos) e a relação entre as três fases da água sugerem que a transferência de vapor de água da camada de gelo polar em direção ao equador durante os grandes estágios de obliquidade do final do período amazónico de Marte levou a repetidos ambientes húmidos em latitudes baixas.”

“Pequenas bolsas de água do degelo ou da neve, misturados com sal, provavelmente resultaram em pequenas rachas, superfícies duras com crostas, grãos soltos e outras características nas dunas”.

Note-se, no entanto, que o rover não detectou qualquer água líquida ou gelo em Marte atualmente.
Nem sequer encontrou evidências diretas dessa água.
Simplesmente, a partir de observações e análises geológicas infere-se, pela experiência que temos, que esses dados são devidos a água líquida no passado recente.

A confirmar-se, então num período relativamente recente, nas baixas latitudes de Marte, as temperaturas eram propícias à existência de água líquida e, assim, adequadas para a vida tal como a conhecemos.
Esta missão também sugere que estratégias futuras de procura de vida em Marte devem dar prioridade a micróbios que prosperem em ambientes salinos: já que os dados mostram que a água era rica em sal.

Fontes: artigo científico, China Daily, Phys.org, SciTechDaily, Space.com, Inovação Tecnológica, Canal Tech.

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 05/05/2023 at 12:25
    • Responder

    Isso sugere um oceano ou pelo menos um pequeno mar? Ou estaria mais para um lago salgado?

    1. Talvez um lago salgado, temporário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights