Arco-íris sobre a casa

Este arco-íris apareceu sobre a minha casa.
Ainda tentei procurar pelo pote de ouro, mas deve estar escondido nas fundações da casa…

Crédito: Carlos Oliveira

Da wikipedia:

“Um arco-íris é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar.

É um arco multicolorido com o vermelho em seu exterior e o violeta em seu interior. Por ser um espectro de dispersão da luz branca, o arco-íris contém uma quantidade infinita de cores sem qualquer delimitação entre elas.
Devido à necessidade humana de classificação dos fenómenos da natureza, a capacidade finita de distinção de cores pela visão humana e por questões didáticas, o arco-íris é mais conhecido por uma simplificação criada culturalmente que resume o espectro em sete cores na seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. Tal simplificação foi proposta primeiramente por Isaac Newton, que decidiu nomear apenas cinco cores e depois adicionou mais duas apenas para fazer analogia com as sete notas musicais, os sete dias da semana e os sete objetos do sistema solar conhecidos à época.

O efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas no ar e a luz do sol estiver brilhando acima do observador a uma baixa altitude ou ângulo. (…)
A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotículas de água.
A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva; dentro da gota, ela é refletida (reflexão interna total); e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de entre 40° e 42°, independente do tamanho da gota. Como a água das gotas de chuva é dispersiva, o grau com que a luz solar retorna depende principalmente do comprimento de onda e, portanto, de sua frequência. A luz azul retorna a um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido à reflexão interna total da luz na gota, a luz vermelha aparece mais alta no céu e forma a cor mais externa do arco-íris.

O arco-íris não existe realmente em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador.
Toda gotícula suspensa no ar refrata e reflete a luz do Sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até ao olho do observador. Essa refração é percebida como o arco-íris pelo observador.
A sua posição é sempre na direção oposta à do Sol em relação ao observador (…)”

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jonathan Malavolta on 03/10/2023 at 19:46
    • Responder

    Como diria o Woody Woodpecker: “Fui tapeado!”
    Como assim, o arco-íris é um círculo completo (ou seja, não tem fim)? Assista até o final quem quiser entender.
    https://www.youtube.com/watch?v=nvAEdMor6RY

    • Jonathan Malavolta on 16/09/2023 at 12:56
    • Responder

    “O pote de ouro encontra-se no fim do arco-íris.”

    Tá, ok, mas… Onde raios é o fim do arco-íris? Qual de suas pontas devo considerar como seu final?
    Pergunta feita apenas para desconcertar essa lenda acerca de um dos mais belos fenômenos da natureza. A verdadeira riqueza é o próprio arco-íris, a sua beleza, e não um suposto pote de ouro em seu final.

    1. Tem que ir aos dois lados procurar 😉 😀

  1. Para escaparmos um pouco da loucura do mundo, é bom sonharmos com o “pote-de-ouro”, Carlos.

    😉

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights