Carne tão saudável como vegetariano?

Crédito: Ilya Mashkov, Unsplash.

Um estudo publicado na revista científica Nutrition mostrou que os hambúrgueres vegetarianos que se comem nas empresas de fast food não são mais saudáveis que os hambúrgueres de carne que se comem nos mesmos locais. Na verdade, não são mais saudáveis que os cachorros-quentes, com as tradicionais salsichas.
Os hambúrgueres com substitutos de carne baseados em plantas também não são mais saudáveis que a própria carne.

Os Vegan Burgers têm ligeiramente menos calorias. Mas têm a mesma gordura, incluindo gorduras saturadas. Curiosamente, têm mais carboidratos (hidratos de carbono) que burgers de perú, mais açúcar, mais sal até que burgers de vaca, e obviamente menos proteína.
Além disso, os substitutos de carne potenciavam mais reações alérgicas, devido ao sésamo, sementes, nozes, etc.

Os mesmos cientistas compararam sandes/sandwiches das mesmas empresas, e concluíram que não existiam vantagens nutricionais (de saúde) nas escolhas vegetarianas.

O estudo focou-se em 10 cadeias de fast food, que vendem ao público na Austrália, Canadá, Polónia, Inglaterra e EUA.

Os cientistas concluíram que mudarmos a nossa dieta para junk food baseada em plantas (alternativa à carne) não é mais saudável para a saúde, já que não diminui o risco de diabetes ou de obesidade.
Quando vamos a restaurantes de fast food e pedimos substitutos de carne baseados em plantas, estamos simplesmente a substituir calorias derivadas da proteína por calorias de hidratos de carbono (“choosing plant-based substitutes for favourite dishes from fast food restaurants essentially involves trading protein-derived calories for those derived from carbohydrates“).

Como diz o autor principal do estudo, Mikołaj Kamiński, as alternativas vegetarianas não são automaticamente mais saudáveis só por serem baseadas em plantas (e não em carne): “It exposes the illusion that plant-based alternatives of popular fast food dishes are automatically a healthier choice.”

Fontes: artigo científico, The Times, The Post.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights