Astrônomos do Southwest Research Institute Encontram Pela Primeira Vez Moléculas de Água na Superfície dos Asteróides

Cientistas do Southwest Research Institute descobriram, pela primeira vez, utilizando dados do SOFIA¹, moléculas de água na superfície de asteróides. Foram analisados, quatro destes, ricos em silicatos, utilizando um instrumento denominado FORCAST – para isolar as assinaturas espectrais no infravermelho médio, indicando moléculas de água em dois dos quatro asteróides estudados.

Um paper foi publicado no The Planetary Science Journal e pode ser lido aqui.

O sr. Sancevero, geofísico e divulgador científico, proprietário do SpaceToday TV, publicou um vídeo explicando, de modo mais detalhado, os dados e resultados:

[…]

“Asteróides de silicato anidros ou secos se formam perto do Sol, enquanto materiais gelados se aglutinam mais longe. Compreender a localização dos asteróides e as suas composições diz-nos como os materiais da nebulosa solar foram distribuídos e evoluíram desde a sua formação. A distribuição de água no nosso sistema solar fornecerá informações sobre a distribuição de água noutros sistemas solares e, como a água é necessária para toda a vida na Terra, indicará onde procurar vida potencial, tanto no nosso sistema solar como fora dele.”

“Detectamos uma característica que é inequivocamente atribuída à água molecular nos asteróides Iris e Massalia”, disse Arredondo. “Baseamos nossa pesquisa no sucesso da equipe que encontrou água molecular na superfície da Lua iluminada pelo sol. Pensámos que poderíamos usar o SOFIA para encontrar esta assinatura espectral noutros corpos.”

“O SOFIA detectou moléculas de água numa das maiores crateras do hemisfério sul da Lua. Observações anteriores da Lua e dos asteróides detectaram alguma forma de hidrogénio, mas não conseguiram distinguir entre a água e o seu parente químico próximo, o hidroxilo. Os cientistas detectaram aproximadamente o equivalente a uma garrafa de água de 12 onças presa em um metro cúbico de solo espalhado pela superfície lunar, quimicamente ligada a minerais.”

[…]

“Os dados de dois asteróides mais fracos, Partenope e Melpomene, eram demasiado barulhentos para se chegar a uma conclusão definitiva. O instrumento FORCAST aparentemente não é sensível o suficiente para detectar a característica espectral da água, se presente. No entanto, com estas descobertas, a equipa está a recrutar o Telescópio Espacial James Webb da NASA, o principal telescópio espacial infravermelho, para usar a sua óptica precisa e a sua relação sinal-ruído superior para investigar mais alvos.”

Fonte: SpaceToday

——————

Nota:

¹Telescópio áereo da NASA em consórcio com o DLR – Centro Aeroespacial Alemão. Atividades encerradas em 2022.