Hubble observa a desintegração de um cometa

Crédito: NASA, ESA, D. Jewitt (UCLA)
Nesta animação feita com observações do Telescópio Espacial Hubble durante 3 dias de Janeiro de 2016, veem-se 25 fragmentos de gelo e poeira do cometa 332P/Ikeya-Murakami enquanto se afastam entre si.
O cometa, que veio da Cintura de Kuiper, está a desintegrar-se e continuará a fazê-lo nos próximos 150 anos, sempre que se aproximar do Sol – a sua órbita tem 6 anos.
Os fragmentos que vemos partiram-se do núcleo (o objeto único mais brilhante na parte inferior esquerda) no final de 2015, quando o cometa se aproximava do Sol durante a sua órbita – em que estava para lá da órbita de Marte, a 107 milhões de quilómetros de distância da Terra.
O cometa não vem na direção da Terra – nem os seus fragmentos vêm, já que continuarão na órbita do cometa até se desintegrarem completamente.
Fonte: NASA, Space Telescope

Crédito: NASA, ESA, e D. Jewitt (UCLA)
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários