Toda a Verdade!
2012 está à porta.
Como é normal, os profetas da desgraça, que a cada 10 anos aparecem com uma nova data de fim do mundo (e que se enganam sempre!), já estão a esfregar as mãos de contentes com o dinheiro que vão fazer com novas datas alarmistas.
Sim! Porque há sempre quem, movidos pela fé e contra todas as evidências (científicas e não só), continue a acreditar no Pai Natal.
Livros não faltam! Livros cheios de mentiras e especulações sem sentido, que são postos à venda só para os “vendedores de banha de cobra” fazerem dinheiro com os crentes pouco inteligentes que compram estes livros. Mesmo o Daniken, que já confirmou que é indiferente à verdade e que só escreve histórias fantasiosas para fazer dinheiro, já escreveu sobre este tema. E o Sitchin é o seu aprendiz.
Este livro é um desses exemplos.
Será que as pessoas têm a memória assim tão curta que nem se lembram do alarmadas que andavam com o ano 1997 e depois com o ano 1999 e depois com o ano 2000?
(e razões não faltavam: desde as pirâmides do Egipto, passando pelas profecias do Nostradamus, por um asteróide em rota de colisão, por um ciclo solar estranho, pelo vírus informático, e acabando nos profetas de quintal existentes em todo o lado)
E, apesar disso tudo, continuamos aqui…
Os Humanos têm a incrível mania de não aprenderem com os erros passados. Num período de 15 anos, ficam histéricos 7 vezes porque pensam que vai ser o fim do mundo!! Mas aprendem alguma coisa?
Não! Continuam a pensar que “o próximo é que é”. Enfim…
Vejam este excelente gráfico que contrasta as crenças dos crentes com as razões dos cépticos.
E em português:
Leiam aqui 63 profecias disparatadas relacionadas com afirmações de término do mundo. São religiosas e científicas (algumas até astronómicas).
E aqui mais algumas.
Existe um fascínio especial pelos final dos tempos. As pessoas gostam de acreditar que o mundo vai acabar durante a vida delas, porque isso tornará a era em que vivem como a mais especial de sempre, tornará a sua vida relevante, e isso torna-as especiais, porque vão poder presenciar esse evento único.
Psicologicamente é apelativo pensarem estar no mais importante tempo de sempre: é um geocentrismo psicológico ligado ao tempo.
E na ciência isto por vezes também acontece!
Um exemplo é o livro “The End Of Science” do John Horgan, que de uma maneira quase científica (os mais incautos caem) explica detalhadamente o fim de quase todas as ciências; e para ele, esse fim está muito perto.
Faz-me lembrar a mítica (e falsa) frase do Charles Duell, chefe de um escritório de patentes, que em 1899 disse que tudo o que poderia ter sido inventado já tinha sido inventado e que por isso não havia necessidade para um escritório de patentes. Ou a frase de Simon Newcomb, astrónomo e matemático, que no século 19 disse que na altura se estava no limite do conhecimento astronómico – tudo o que havia para saber já se sabia. Ambos estavam redondamente enganados! Mas por aqui se vê o fascínio pelos limites, pela solução final das coisas.
Existe psicologicamente também uma aversão à mudança.
Quer-se manter o mundo como está e não haver mudanças.
Mas isto não faz sentido!
A mudança é a única constante que existe na vida. A mudança é normal, sempre existiu, e sempre existirá. A mudança é inerente à vida.
Não há nada para ter medo ou para prever. É algo normal, obrigatório, e que faz parte da vida.
Ter medo da mudança ou prever mudança é, mal comparando, como ter medo de morangos ou prever morangos. Eles existem, ponto final. Dar misticismos ou prever calamidades baseadas nos morangos é que é errado.
Mudanças/Transformações existem sempre! Mas isso pode-se dizer para qualquer ano.
Se os Maias tivessem previsto um cataclismo para 2003, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto o começo da guerra no Iraque.
Se os Maias tivessem previsto para 2001, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto a queda das torres em NY.
Se os Maias tivessem previsto para 1989, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto a queda do Muro de Berlim.
Se os Maias tivessem previsto para 1986, vinham os crentes dizer que eles tinham previsto o cometa Halley nos céus.
etc, etc, etc.
Este post é sobre esses alarmismos infundados ligados às previsões catastróficas de mudança. Este post não é contra a mudança! Essa existe! Este post é contra os alarmismos sem sentido, baseados em histerias ridículas, ignorância, misticismos inventados, e puras mentiras.
Sobre a Profecia Maia:
Leiam este artigo que escrevi sobre a Profecia Maia e 2012.
Oiçam a minha entrevista na TSF sobre este assunto.
A Wikipedia fala deste assunto, aqui.
A CNN também tem este artigo sobre este mesmo assunto.
O Ian O’Neill escreveu um artigo aqui sobre o mesmo assunto.
Leiam também este artigo.
Conclusão: não vão morrer em 2012 devido à Profecia Maia!
Os próprios Maias não davam qualquer mística especial a essa data.
É o mesmo que nós de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. Faz-se festas. Deita-se o ano velho para trás e faz-se projectos para um novo futuro.
Mas em termos concretos (físico, cósmico) nada muda.
É uma celebração de fim de ciclo de calendário. É só. Como nós fazemos todos os anos.
Aliás, os Maias têm inscrições sobre coisas que podem acontecer depois de 2012!
Como diz a Wikipedia: “A monument commemorating the ascension of the king Pakal the Great connects his coronation with events as much as 4000 years after, indicating that those scribes did not believe the world would end on 13.0.0.0.0”. Ou seja, no mínimo existem inscrições dos Maias até ao ano 6000 no nosso calendário!!
Isto deveria provar para quem acredita nos Maias, que o mundo não vai acabar em 2012!
Mas para os Maias isso era só um calendário. Nada mais. É certo que eles tinham mais mitos que nós, mas ninguém no século XXI acredita que os relâmpagos são feitos por deuses, pois não?
O calendário Maia era semelhante ao nosso calendário, no sentido que era um ciclo, e não me parece que a cada fim de ciclo (ano) o nosso mundo acabe!
Além disso, eles eram óptimos observadores mas nada percebiam de astronomia. Para eles, o Sol e Vénus eram deuses.
Ciclos existem em todas as civilizações. Na nossa civilização, o dia 31 de Dezembro é o culminar de um ciclo. E não é por isso que o mundo acaba todos os anos e começa um novo mundo no dia 1 de Janeiro! Da mesma forma que não acabou no ano 2000 (para grande desconsolo de muitos seguidores de “profecias terríveis”).
Da mesma forma, os Maias também tinham um ciclo, e, tal como no nosso, a seguir ao dia 21 de Dezembro (último dia para eles), virá o 22 de Dezembro (primeiro dia para eles).
É irracional fantasiar-se que um simples ciclo contém “conotações secretas”.
O calendário Maia é um calendário como o nosso. Há dias em que acaba e no dia seguinte recomeça um novo ciclo.
O nosso calendário acaba a 31 de Dezebro e recomeça a 1 de Janeiro. E também lhe damos um significado especial: que recomeça uma “nova vida”, fazem-se planos para mudar, etc.
Mas o calendário é só uma convenção humana!
Na prática, em termos cósmicos, nada há de especial.
Da Wikipedia:
“December 21 – The Mesoamerican Long Count calendar, notably used by the pre-Columbian Maya civilization among others, completes a “great cycle” of thirteen b’ak’tuns (periods of 144,000 days each) since the mythical Creation date of the calendar’s current era. On this day the Long Count date at creation – written 13.0.0.0.0 in modern notation, equivalent to August 11, 3114 BC in the proleptic Gregorian calendar – is repeated for the first time in a span of a little over 5,125 solar years. The completion of this cycle and the repetition of the previous Creation’s Long Count ending date have been central to various 2012 doomsday predictions since the 1960s. Academic researchers have not concluded that the ancient Maya themselves attached similar significance to this point in time.”
Era um simples calendário. Ler também aqui, aqui, e aqui.
Além de que vários historiadores dizem que o ciclo longo dos Maias não tinha 13, mas sim 20 bak’tuns: “At Palenque, evidence suggests that the priest timekeepers believed the cycle would end after 20 b’ak’tuns, rather than 13.”
Aliás, foi encontrado um calendário maia que mostra que os “13 ciclos” foram uma manipulação posterior, e não original dos Maias.
E uma inscrição Maia recentemente descoberta mostra que “data de fim-do-mundo” é uma inscrição política de propaganda. nada mais.
Até porque os Maias referiam-se ao calendário para transmitir uma ideia de continuidade, de estabilidade. Os Maias não previram qualquer apocalipse porque, ao contrário da civilização ocidental actual, os Maias procuravam uma garantia de que nada iria mudar. Eles tinham uma forma de pensar completamente diferente da nossa.
E o Planeta Nibiru?
Como podem ler aqui, podem dormir descansados.
E o Sol?
Com o seu ciclo solar meio estranho actualmente, o pico deverá ser em 2012, levando a um aumento da actividade solar, e com uma possível “solar flare” a levar a Terra a um “armageddon” de calor como prediz a Bíblia? Como podem ler aqui, também não há quaisquer evidências que isto possa acontecer, e muito menos em 2012!
E o aumento de fluxo solar? Isso são os normais ciclos solares que acontecem há milhares de milhões de anos – nada de especial também aqui. E segundo os últimos dados, o próximo pico nem será em 2012.
O próximo pico solar será em 2013 e será fraco!
E a passagem pelo equador/plano galáctico?
O Sol demora cerca de 240 milhões de anos a orbitar a Galáxia.
A órbita não é rectilínea (tal como a órbita da Terra ao redor do Sol também não é – nada é rectilíneo).
Por isso, por vezes vai mais acima e outras vezes mais abaixo.
O Sol, em cada órbita, “bate no topo”, oscila, cerca de 2.7 vezes.
Como o Sol leva os planetas, então a Terra tem as mesmas oscilações, e essas passagens pelo plano galáctico podem levar a extinções. Como já escrevi aqui, há estudos que apontam para extinções na Terra a cada 62 milhões de anos, e isso pode ter como causa a passagem pelo plano galáctico.
Mas será que isso vai acontecer em 2012? Não!
O Sol (e a Terra) está a cerca de 67 anos-luz a norte do plano galáctico, e está-se a mover cada vez para mais longe!
O nosso sistema solar (com Sol, Terra, etc) vai demorar alguns milhões de anos para voltar a “descer” em direcção ao plano galáctico.
Logo, não irá passar pelo plano galáctico em 2012!!!
Quem pensa nestas idiotices proféticas, são aqueles que continuam a sofrer de geocentrismo psicológico. Pensam que são tão importantes que as coisas têm que acontecer no tempo de vida deles.
A verdade é que o Universo tem milhares de milhões de anos, e daí que pensar que algo importante tem que acontecer precisamente nos 70 anos em que estamos vivos, é o cúmulo do egocentrismo.
É um geocentrismo psicológico – pensar que o nosso tempo de vida é especial, é o mais importante de sempre.
Na verdade, não é.
Os ciclos de milhões de anos do universo continuarão a proceder-se, e o nosso tempo é somente um insignificante pedaço de poeira nesse longo tempo universal.
E o alinhamento com o centro galáctico?
Estamos alinhados com o centro galáctico todos os anos! Não há nada de especial nisso.
Estamos a uma distância de cerca de 26 mil anos-luz.
E o alinhamento planetário?
Esse nem sequer existe! É mais uma mentira totalmente inventada!
E asteróides?
Asteróides são possíveis razões para extinções em massa (lembram-se dos dinossauros?), ou para fazer grandes estragos (leiam aqui sobre Tunguska), e daí que são bastante perigosos, como podem ler aqui e aqui. E sabemos que há asteróides potencialmente perigosos (leiam sobre o Apophis), mas o pior ainda são aqueles que não sabemos existir! (como já aconteceu no passado e só demos conta deles após eles falharem a Terra…)
Mas fiquem descansados que não se anda a esconder informações sobre cometas em rota de colisão connosco para 2012…
E é uma estupidez assumir que culturas que pensavam que o Sol era um deus, sabiam o que eram asteróides/cometas e o que eles fizeram aos dinossauros!
Além de ser uma burrice extrema pensar que culturas que nem sabiam o que era um eclipse solar (nem conseguiam prevê-los), conseguissem prever rotas de cometas para 2012!
Não acontecendo nada em 2012, aposto que os profetas da desgraça vão continuar a enganar e a fazer dinheiro com a credulidade das pessoas, acenando com a nova data de 2029, e depois, passando essa data, acenando com a nova data de 2036 (tudo devido ao Apophis).
Do que sabemos actualmente, nenhum asteróide tem 2012 escrito como sendo o ano do juízo final para nós.
Mas os asteróides mais perigosos são aqueles que nem nós nem ninguém sabe que existem…
E o Campo Magnético Terrestre?
Como tudo na vida, muda de vez em quando, mas são mudanças cíclicas, que se entendem dentro de um padrão, e sem qualquer significado místico.
Mesmo que reverta na direcção oposta, isso já aconteceu durante o “reinado” dos mamíferos… e estamos aqui. Não há qualquer misticismo.
Não há qualquer problema com ele para o ano 2012.
O pior que pode acontecer é termos vários satélites “fritos” e deixarmos de poder falar por telemóvel durante algum tempo. Mas depois tudo voltará ao normal.
Por outro lado, como até se tem dito aqui no blog várias vezes, o Sol tem estado bastante quieto o que levará o pico do próximo ciclo solar para lá de 2012. O ciclo de 11 anos do Sol (ou seja, tem acontecido todos os 11 anos e não morremos todos os 11 anos!) terá o próximo máximo depois de 2012.
De qualquer modo, mesmo que haja reversão dos pólos, o processo demora 5000 anos, e teremos na mesma a protecção do campo magnético. Logo, não vai haver qualquer problema para nós!
Outros sites dão-lhe um véu religioso para passarem a sua mensagem. Ao bom estilo das seitas de fins de milénio. Onde andam elas?
E previsões metafísicas também não faltam, como podem ler aqui e aqui.
Como podem ler aqui, existem imensos factores (uns mais fantásticos que outros) que podem arrasar a humanidade a qualquer momento (além dos anteriores, podem ler sobre explosões de raios gama, buracos negros, “big rip”, guerras nucleares, invasão extraterrestre, nanotecnologias que se revoltam contra os humanos, o Universo que se expande ao ponto de se rasgar, etc), mas nada aponta para o ano 2012!
Excelente também é este documentário. Com cenários como: explosões de raios-gama, buracos negros errantes, máquinas inteligentes, super-vulcões, asteróides, guerra nuclear, peste/epidemia, aquecimento global.
É certo que existem extinções em massa (aqui), e ciclos que não controlamos (aqui e aqui), mas nenhum desses ciclos aponta para 2012!
Nada disto é para 2012!!
E as previsões do web bot?
O web bot não acertou em quaisquer previsões; assim como os Maias não acertaram.
Previsões fazem-se antes das coisas acontecerem; acertar em previsões acontece todos os dias milhares de vezes em experiências científicas.
Já o web bot, as previsões Maias, de Nostradamus, da Bíblia, etc, são simples interpretações de textos posteriormente aos acontecimentos. Isso não é profecia – são simples estórias para apanhar murcões.
Com o número de desgraças existentes todos os anos na Terra (desde furacões, terramotos, maremotos, guerras, etc), dificil mesmo é fazer uma profecia de “vai haver uma desgraça” e errar! Isso é que é dificil!
E o I Ching?
O muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero“.
A Time Wave Zero foi concebida pelo psiconauta (seja lá o que isso fôr que ele se intitula!) e pseudocientista Terence McKenna (ele nunca disse que era cientista e foi honesto ao afirmar que as suas teorias podem muito bem ser uma total porcaria, daí que não as põe para avaliação por outras pessoas).
A teoria tem a ver com fractais e ondas, e como qualquer pseudociência, faz contas estúpidas sem qualquer relação entre uns números e outros, mas dá-lhes uma relação só porque sim.
Ora, ele foi ao I Ching, fez umas relações fantasiosas com as letras (interpretadas como números) e tirou uma série de conclusões da cartola a partir de eventos que já aconteceram! Como forma de prever futuros eventos. Tal como no livro O Código da Biblia (que tenho e li).
Assim, ele assumiu que 21 de Dezembro de 2012 é uma data relevante e foi “indo para trás” para ver ciclos até cair noutra data relevante. E interpretou o dia da bomba de Hiroxima como relevante (se tivesse posto como relevante o meu nascimento, o dia D, ou a queda de um avião, então já não dava – ou seja é puramente subjectivo e aleatório, perdendo qualquer relevância).
Mesmo assim não deu, porque o ciclo (imaginado por ele) que começava na data (assumida por ele) da bomba de Hiroxima acabava a meio de Novembro de 2012.
Então que fez ele?
Disse que apesar do ciclo imaginado por ele acabar em Novembro de 2012, essa data é tão próxima da Profecia Maia que ele iria imaginar (ajustar na sua cabeça) que a data correspondia a 21 de Dezembro de 2012.
E pronto, a teoria imaginada por ele sem qualquer base minimamente consistente deu uma profecia para 21 de Dezembro de 2012, porque essa foi a sua presunção inicial e também foi a sua conclusão imaginada.
Se os Maias tivessem imaginado uma profecia para 25 de Julho de 2012, então ele teria presumido essa data.
Ou seja, além de ser uma salgalhada de imbecilidades, esta teoria do I Ching está totalmente dependente daquilo que os Maias supostamente previram, e não existe como teoria totalmente independente.
E as Pirâmides no Egipto?
Pensa-se que um calendário nas Pirâmides no Egipto também aponta para a mesma data. O problema é que essa “contagem” foi feita à posteriori e com base na data Maia (tal como com o I Ching).
Aliás, há 10 anos atrás, essa “contagem” nas Pirâmides dava o ano 2000. Agora, supostamente dá 2012, porque é o que está actualmente na moda.
E OVNIs?
De tempos a tempos aparecem uns palhaços (com uns milhares de parvos que os seguem) a dizer que os ETs se vão mostrar a nós em “tal dia”.
Os mais recentes são os da Federação Galáctica da Luz, que disseram que um OVNI enorme carregado de ETs iria aparecer no dia 14 de Outubro de 2008, e iria provocar grande rebuliço na Terra.
Como nas outras milhares de previsões anteriores, nada aconteceu no dia em causa.
Vai daí, esses e outros (os “Salvadores da Humanidade”, os “Pleidianos”, os “Reptilianos”, etc) já mudaram a história. Agora a aparição do OVNI cheio de ETs vai ser no ano 2012!! Para coincidir com a chamada Profecia Maia.
E há idiotas que continuam a acreditar…
Concluindo, a Profecia Maia ainda é o epicentro da questão!
E outras profecias?
Outros cálculos dão essa data. E outros não dão!
Aposto que essas outras interpretações, que dão datas superiores, vão ter grande tempo de antena a partir de 22 de Dezembro de 2012.
É tudo uma questão de interpretação, incutir medo nas pessoas, e fazer dinheiro com isso!
É assim já há milhares de anos – já no tempo de Cristo havia os profetas dos finais dos tempos (que supostamente era nessa altura)! E assim continuará a ser! Porque nada vai acontecer e as pessoas continuarão a acreditar no “Pai Natal”.
Como aconteceu antes – profecias de Nostradamus, cometa Halley, ano 2000, e milhentos outros no passado – este novo medo irracional irá passar em 2013 e será substituído por outro.
Infelizmente as pessoas não aprendem, e preferem viver com medo, na ignorância, nas “trevas”, em vez de verem a luz do conhecimento.
Como diz o Ciência Hoje:
“Um astrólogo árabe dizia que o mundo acabaria em 1980, devido a uma determinada ligação entre os planetas Saturno e Júpiter. Nada aconteceu. No livro The Jupiter Effect, astrónomos previam um cataclismo para 10 de Março de 1982. Nada aconteceu, mas um dos autores reclama que um terramoto, dois anos antes, modificou o efeito de Júpiter. Com base em Nostradamus profetizou-se que o fim do mundo era a 11 de Agosto de 1999. Nada aconteceu. Tal como aconteceu no ano 1000, previu-se que o fim do mundo seria na passagem do ano 1999 para 2000. Nada aconteceu, a não ser gastos milionários para defender os computadores do chamado bug do milénio e, para manter o suspense, afirma-se que serão dois mil anos depois da morte de Jesus Cristo.”
Já agora, um cartoon do Bearman sobre estes medos cíclicos e irracionais:
Por outro lado, em 2012, é certo que vai haver terramotos, erupções vulcânicas, tempestades, inundações, acidentes, fome, guerras, etc.
Mas isso é todos os anos!
Não há nada de especial com o ano de 2012!
Mas percebe-se que este tipo de profecias vão haver sempre! E vão acertar! Porque todos os dias há pequenos terramotos num sítio qualquer do mundo e todos os anos se pode dizer que houve um terramoto maiorzito num sítio qualquer.
Esta é a estratégia dos vigaristas: dizem que vai haver um terramoto aqui ou acolá e depois vêm dizer que acertaram! Mas não há nada de especial em acertar nessas coisas – eles esquecem-se é de todas as outras coisas que previram e nunca aconteceram! E depois as pessoas em casa “comem” o que lhes é dito na TV sem perceberem que é um erro estatístico que leva a que sejam “comidas” na sua ignorância – a serem levados por lorpas.
Desde já profetizo que em 2012:
– vai haver terramotos!
– vai haver furacões nos EUA!
– muita gente será levada a acreditar que Marte estará tão grande no céu como a Lua!
– vai-se falar numa outra epidemia qualquer!
– uma das “famosas” vai aparecer sem cuecas numa foto!
– vai haver mais uns quantos divórcios entre gente de hollywood!
– o Benfica vai ganhar o campeonato nacional de futebol!
– vai haver alguns milhões de pessoas em Portugal tristes com a vida que levam!
– muita gente vai morrer!
– o calendário vai mudar a 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro!
Duvidam que pelo menos 8 destas 10 “profecias” vão acontecer??
Neste assunto de 2012 e a Profecia Maia é preciso é ver se há relações!
Os Maias falaram em mudanças de campo magnético, em tempestades solares, em terramotos, etc?? Não! Não falaram! Não tem nada a ver com os Maias! Mas são coisas que acontecem constantemente! Não há nada de especial no ano 2012!
Será que os Maias fizeram outras profecias que não se concretizaram?
Sim! Como muitas outras civilizações antigas fizeram! E que não se concretizaram!
A mudança de calendário dos Maias era uma mudança física? Não!
Era uma mudança cíclica como é o nosso calendário e o mundo não acaba todos os anos a 31 de Dezembro só porque acaba o nosso ciclo de 1 ano!
Os Maias como outros povos antigos tinham mitos e especificidades baseadas no simbolismo!
Querem saber de outros simbolismos similares?
Há civilizações antigas (como os Aztecas) que tiravam o coração a outros humanos para ofereceram aos deuses para terem mais “prendas dos deuses”, enquanto outras tribos até comiam os corações de outros humanos para ficarem com a força e a “alma” desses humanos.
Será que no século XXI se pensa que eles tinham razão? Será que no ano 2012 vai-se passar a fazer isso para ficarmos com força sobre-humana? Não! Porque não passava de um simbolismo que sabemos não ter relevância física! Ou seja, sabemos que não é verdade!
A mesma coisa para o calendário Maia! Os simbolismos existentes não passam disso – simbolismos! Sabe-se que não é verdade haver uma realidade física para isso.
(há uma relação física para o calendário – o nosso de 1 ano é devido à órbita da Terra ao redor do Sol! Mas não é uma justificação física para mudança de calendário na noite de 31 de Dezembro! Isso é uma convenção humana! Até podem dizer que é um “novo ciclo”, que no ano seguinte será uma “nova vida”, etc. Mas não passa de um simbolismo! Não há nada de especial que na realidade – fisicamente – acontece nessa altura! A mesma coisa nos Maias!)
Mas se calhar o que me deixa mais surpreso é as pessoas serem levadas pelas mentiras – ao contrário do que fazem diariamente nas coisas mais triviais!
Exemplo: se eu fôr a ligar o meu carro e ele não “pegar” – o que será que faço?
Será que vou inventar que é de eu ter deixado a luz da minha cozinha acesa? Será que vou inventar que é de ter vestido calças azuis? Será que vou inventar que é por não bater 2 vezes com a cabeça no carro antes de entrar nele?
Ou será que vou ver o motor? E a bateria? E talvez o motor de arranque?
Há um pensamento científico/lógico/racional que seguimos e daí que inventar que é de usar calças azuis (ou bater com a cabeça ou deixar a luz da cozinha acesa) não faz qualquer sentido!
Não quer dizer que eu não tenha deixado a luz da cozinha acesa e que até tenha vestido calças azuis! Isso até pode ser verdade! Mas não tem nada a ver com o arranque do carro!
A mesma coisa neste caso dos Maias!
Terramotos existem todos os anos, periodicamente estamos alinhados com o centro galáctico, a precessão (26.000 anos) é um movimento natural da Terra (como rodar sob o seu eixo ou orbitar o Sol), o Sol tem constantes tempestades solares, etc, etc, etc!
Tudo isso existe!
Em relação a estas coisas, não há nada de especial no ano 2012!!
E a relação com os Maias não existe! Em lado nenhum na Profecia Maia se fala dessas coisas! Mas se se falasse era igual! Porque essas coisas acontecem constantemente – não seria nada de especial (tal como as minhas profecias em cima!). Mas nem falam disso!
E não falam disso porque era simbólico!! Como é a noite de 31 de Dezembro no nosso calendário!
Infelizmente há muita gente que faz dinheiro a vender medos à custa de quem ignora o conhecimento e segue esses “vendedores de banha de cobra”.
Se há dúvidas que “o medo vende”… atentem na quantidade de coisas estúpidas e medo irracional que se disse e se acreditou com a chamada “gripe suína”…
Em 2001 lembram-se da histeria em Portugal que levou milhares a comprarem fatos HAZMAT e máscaras para se prevenirem contra ataques biológicos de terroristas? Sem qualquer razão inteligente houve milhares de portugueses que em pânico nem sequer pararam para pensar que Portugal não é os EUA, e máscaras e fatos não previnem contra o embate de aviões!
Em 1999 quem ia à Igreja acreditava que “ao ano 2000 não chegarás”!
E nem vale a pena falar na histeria do “vírus informático”!
Ou Nostradamus uns anos antes!
Ou desde 2003 que ainda há quem acredite que Marte vai ficar tão grande no céu como a Lua!
Ou o LHC produzir buracos negros!
Ou a Terra ir parar de rodar!
E as pessoas não aprendem e continuam a cair nos mesmos medos e histerias sem sentido! O medo vende!
Irrita-me as pessoas, em pleno século XXI, não terem sentido crítico e acreditarem em todas as histerias e mentiras que se lhes apresentam.
Programa Detective Virtual na TV Globo:
Já escrevemos aqui sobre o excelente filme 2012.
Devido a todo o burburinho que o filme 2012 tem causado, o Don Yeomans, da NASA, resolveu responder a vários mitos sobre este assunto:
E o Michio Kaku este no programa da FOX – Geraldo at Large -, onde disse inclusivé que já foram entrevistados milhares de Maias actuais! Sim, daqueles que ainda vivem no México e são descendentes directos da civilização Maia. Esses Maias dizem que a civilização ocidental está parva! Que os crentes em profecias são todos ignorantes! Que os verdadeiros Maias nunca profetizaram coisíssima nenhuma! Que é somente um calendário, que tem ciclos, e que acaba e recomeça, tal e qual o calendário ocidental. Mas que NUNCA foram profetizadas catástrofes, e muito menos que seria o fim do mundo!
Eles, os verdadeiros Maias, dizem que quem fala nos disparates do fim do mundo, são os idiotas da civilização ocidental.
Os profetas das desgraça só querem fazer dinheiro com estas irracionalidades.
Os crentes acéfalos vão atrás deles e ficam cheios de medo.
Já os Maias (!!! sim, os da “Profecia Maia”!! os que a conhecem há milhares de anos!) dizem que os ocidentais que acreditam nessas parvoíces/besteiras são ignorantes.
E agora? Quem será que tem razão? Os profetas da desgraça, os ignorantes, ou os próprios Maias?
Quanto aos comentários no final deste post:
Eu não vou para sites de medicina dizer que o sangue é amarelo e defender que amanhã todo o sangue por todo o mundo vai coagular.
Sabem porque não defendo isso?
Porque seria uma estupidez, uma falsidade, e baseado num conhecimento bastante parco de medicina.
Porque raio então é que as pessoas vêm para sites de astronomia defender falsidades e argumentação estúpida?
Porque raio então é que quem nitidamente não percebe de astronomia, manda bitaites na forma de comentários como se percebesse alguma coisa do assunto?
Conclusão sobre a Profecia Maia e o ano de 2012:
Faz parte da nossa existência como humanos imaginarmos cenários terríveis e termos medo deles.
É certo que um dia haveremos de acabar. Faz parte do ciclo da vida. É normal. Mas nada aponta para ser em 2012!! Aliás, vários factores apontam para daqui a milhares, milhões e até biliões de anos!!!
Pode ser amanhã? Pode! Pode ser só daqui por 50.000 anos? Pode!
Não acreditem é nas profecias apocalípticas para o ano 2012!!
458 comentários
47 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Uma última observação amigo carlos é sobre sua afirmação que este ciclo solar será o mais fraco dentro dos últimos 5 acontecidos, acho que está um pouco equivocado , pois todos os cientistas ao redor do mundo estão crendo que será um dos mais fortes como esta reportagem na BBC.
http://www.bbc.com/future/story/20120423-solar-storm-warning
Author
Mais uma vez você afirma DISPARATES!.
Como lhe disse em cima, já estou farto de si.
Tem todo o direito de acreditar nas mentiras todas que quiser. Mas NÃO TEM O DIREITO de entrar num local de conhecimento e afirmar DISPARATES só porque sim.
Se não sabe, pergunte! Isso seria um sinal de inteligência.
Mas entrar aqui e só dizer MENTIRAS porque tem crenças anti-conhecimento, então isso é de troll!
Como sempre dissemos sobre o Sol, este ciclo solar terá o máximo em 2013 (e não 2012, como dizem os vigaristas) e será o mais fraco dos últimos ciclos. Isto é um facto que já se tem visto ao longo dos últimos meses.
Claro que agora temos mais satélites, por isso poderá mesmo assim afectar mais electricidade e comunicações. Não porque seja mais forte, mas sim porque nós estamos mais dependentes de tecnologia! Isso SEMPRE dissemos.
Também como SEMPRE dissemos, isso não afectará a nossa vida como sendo o “fim-do-mundo”. Teremos é mais auroras belíssimas no céu.
De resto, você MAIS UMA VEZ, mente!
Você diz isto:
“pois todos os cientistas ao redor do mundo estão crendo que será um dos mais fortes como esta reportagem na BBC.”
Isso é TOTALMENTE mentira.
1º porque, ao contrário de você, NÓS somos cientistas! Por isso nós sabemos o que os cientistas dizem!
2º porque a própria reportagem da BBC diz isto: “so scientists have predicted that the solar maximum will not be as impressive as earlier ones.” Ou seja, a própria BBC diz que este máximo solar será FRACO.
Júlio, como lhe disse em cima, este é um LOCAL DE CONHECIMENTO.
Se não está interessado em conhecimento, mas só está interessado em mentir e fazer de troll, então este não é um local para si.
Calma, Carlos… calma…
😉
Author
Sorry Cavalcanti.
Acordar agora, ter um dia preenchido com coisas para fazer, de ciência, e para o bem, para o conhecimento da humanidade, e chegar aqui e ter pessoas a afirmar crenças contrárias aos factos… é desesperante!
Sorry :S
Carlos,
Não há paciência. Ainda assim aqui vão dois links esclarecedores (e de fácil compreensão) para o julio:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2009/29may_noaaprediction/
http://www.swpc.noaa.gov/SolarCycle/ (este tem gráficos das previsões actualizados com dados das observações até ao momento).
Author
Dizer as mesmas coisas centenas de vezes, porque as pessoas nem sequer se dão ao trabalho de fazer uma pesquisa aqui no blog e procurar por si próprios as respostas… faz-me perder a paciência… admito isso 😉
Acredita que ainda assim tens muito mais paciência que eu. 😉
Vim aqui para buscar mais conhecimento carlos, mas notei que vc é uma pessoa que somente aceita os fatos que conhece , de forma alguma vc aceita as novas informações que trazem para um maior conhecimento, vc já tem uma opinião formada , parabéns e siga com este conceito de ciência própria , nada que outras pessoas trouxerem e que seja contra o que vc acredita será de valor em seu blog.
Em momento algum de seus tópicos eu vi vc colhendo algo e sim sempre afirmando teorias ou como vc mesmo disse a ciência na qual vc acredita .
Meu caro amigo, fechando a mente como estares a fazer não o torna diferente destas pessoas que vc afirma de vigaristas e que se aproveitam do tema 2012.
Abra seus olhos para o conhecimento , pois nem deus tinha toda razão ou então não tinha criado o diabo.
Abraço !
Author
Júlio,
Eu aceito os factos que existem. E os factos são claros: 2 + 2 = 4.
Você chegou aqui a dizer que 2 + 2 = 33.
Este é um local de CONHECIMENTO.
Disse-lhe que isso que o Júlio dizia é mentira, e expliquei-lhe o porquê.
Você não quis saber, mas ficou preso às suas crenças fundamentalistas infundadas.
E, você, Júlio, passou a dizer que acreditava (pura crença) em algo contrário aos factos devido às suas maravilhosas pesquisas.
Pedi-lhe links.
Deu-me um que diz o CONTRÁRIO da crença do Júlio (da mesma forma que as descobertas de exoplanetas não leva a concluir que existem mais planetas agora, mas sim que agora temos melhor tecnologia).
Facilmente se percebe que você tem a mente fechada nas suas próprias crenças religiosas, acreditando em mentiras divulgadas por vigaristas religiosos New Age, e não quer saber para nada do que os cientistas (nós) investigam e lhe explicam.
Por último:
“a ciência na qual vc acredita .”
Esta sua frase mostra a sua hipocrisia (diz que a ciência é uma crença pessoal, ao mesmo tempo que usa ciência todos os dias) e a sua ignorância (a ciência não é uma crença. A Gravidade funciona da mesma forma para toda a gente, independentemente se o Júlio tem a crença que consegue voar ao atirar-se do topo de um prédio).
abraços
http://earthquake.usgs.gov/regional/neic/neic_bulletins.php
Para começar veja o século passado !
Acha que a USGS não tem créditos para estas informações ?
Author
A página mostra que eles foram tendo melhores métodos de detecção e assim foram publicando mais terramotos, porque os meios de detecção ficaram mais sofisticados.
Onde diz que os terramotos aumentaram? Em lado NENHUM.
Não me faça perder tempo.
Sinceramente já estou a ficar farto do seu fundamentalismo contra os factos.
Se me autorizar e prometer postar em seu blog, farei algumas pesquisas sobre o aumento destes eventos e postarei aqui, juntamente com os seus devidos links com fontes extremamente confiáveis. Não estou aqui para questionar final dos tempos e sim colher conhecimentos sobre estas catástrofes naturais que querendo nós ou não estão acontecendo com frequência sejam elas descritas por profecias ou ciência.
Author
Curioso que o Júlio não dá qualquer link… só fala “no ar”….
Continua sem dar qualquer link… só diz que sim porque sim. É uma crença sua, contrária ao link que lhe dei.
“farei algumas pesquisas sobre o aumento destes eventos e postarei aqui…”
Ou seja, para si, a sua pesquisa já tem uma conclusão sua à partida…
e curioso que agora diz que vai fazer pesquisas, e no seu 1º comentário disse que já tinha feito esses estudos (“estudos que fiz e pude constatar”).
“estas catástrofes naturais que querendo nós ou não estão acontecendo com frequência ”
Sim, com a mesma frequência *de sempre*.
abraços
O site da nasa bem como da apolo11 não são sites que falam sobre fim do mundo e afirmam o aumento sísmico e de erupções vulcânicas na terra , inclusive um dos cientistas da nasa, afirma o deslocamento de centímetros dos polos em após o terremoto da indonésia em uma matéria publicada no próprio site da nasa.
A respeito de populações aumentando em zona de risco concordo plenamente, mas não questiono o tamanho da mortalidade mundial e sim o aumento nos desastres naturais.
Author
Curioso que o Júlio não dá qualquer link… mas fala “no ar” sobre deslocamento do eixo de rotação, que também já falamos aqui no blog, mas que em NADA diz sobre um suposto e imaginário aumento dos terramotos.
Sempre que há terramotos há deslocamentos. Isso em NADA evidencia aumento ou diminuição do fenómeno. E a verdade é que existe como *sempre* existiu.
http://www.astropt.org/2011/03/15/terramoto-move-o-japao-e-leva-a-dias-mais-curtos/
abraços
Amigo carlos,o que vc tem a nos dizer sobre este aumento sismológico e erupções vulcânicas crescentes. Já perguntei a muitos sobre isto, porém a resposta que sempre tenho é que sempre existiram porém agora estamos com mais acesso à mídia , porém esta resposta não me convence devido aos estudos que fiz e pude constatar através gráficos de que realmente estão aumentando relativamente rápido e com mais intensidade. Obrigado !
Author
Caro Júlio,
É indiferente se o convence ou não.
A verdade é que os gráficos são claros: não existem mais sismos nem erupções vulcânicas. Pelo contrário, erupções até existem menos.
O que existe é mais informação sobre elas (logo existe um aumento de percepção e não real), e mais pessoas a viver em zonas de perigo (o que potencia mais notícias nos mídia).
Temos aqui no blog vários artigos sobre isso. Com gráficos.
Exemplo:
http://www.astropt.org/2010/03/11/ha-mais-terremotos-na-terra-nao-ha-mais-pessoas-morando-em-areas-de-alto-risco/
Essa mentira do aumento, foi uma publicidade enganosa feita o ano passado, para os vigaristas ligarem ao cometa Elenin. Como sempre dissemos, era tudo mentira. E a verdade é que tudo se passou como nós dissemos que se ia passar: nada.
abraços
ola Carlos!!
muito obrigada por suas colocações, me deixam mais tranquila..
tenho uma irmã que esta crente em que 2012 vai acontecer alguma catastrofe, ela esta deixando todo mundo meio doido!!! tanto que resolvi pesquisar sobre isso.
gostaria de ter fazer uma pergunta bem direta: o que realmente pode acontecer em 2012 e para que devemos nos preparar, ja escutei falar que certamente não teriamos mais energia eletrica, isso é verdade?
se puderes me responder e me ajudar a ter argumentos para fugir dessa loucura, agradeço!!!
abraço
Author
Olá
O que realmente vai acontecer em 2012?
Vai acontecer o mesmo que em 1997, 1999, 2000, 2003, 2011, etc, e todas as outras vezes em que os vigaristas mentiram às pessoas sobre o fim-do-mundo.
Ou seja, não vai acontecer nada 😉
Quanto à energia eléctrica, essa ideia tem a ver com as tempestade solares.
O pico do Sol será em 2013, e não 2012.
E o pico será mais fraco que em ciclos anteriores (de 11 anos).
Logo, se não aconteceu nada nos ciclos anteriores e eles até eram mais fortes, desta vez também não vai acontecer nada.
Continuaremos com energia eléctrica como até aqui.
abraços 😉
Acho que não me diz entender direito carlos, perguntei se tem conhecimento de alguma outra profecia mesmo que seja inventada ? pq se não houver nenhum , depois ficamos livres disto tudo a não ser é claro do profetas .
Author
ahhh sim, Já há várias ideias para pós-2012. Para 2013 e depois.
Algumas delas relacionadas com cometas… e até já vi websites a dizer que a profecia Maia é afinal noutra data, futura, 2015 se não me engano, de modo a poderem continuar a vender as mentiras.
Claro que o mais normal agora de ver nos websites é que o fim-do-mundo” é espiritual. Não é físico. Assim não se vai ver na realidade, só no espírito.
Isto é a estratégia normal para não dizerem que são uns mentirosos, e assim depois dizem que realmente aconteceu, mas ninguém viu porque é espiritual. Ou seja, dizem que nunca erram.
O Harold Camping fez o mesmo. Em 1997, milhares de profetas da desgraça fizeram o mesmo. Assim, podem sempre continuar a dizer que tiveram razão, e continuar a tirar o dinheiro às pessoas.
http://www.astropt.org/2011/05/24/deus-chegou-no-dia-21-de-maio-e-mundo-acabara-dia-21-de-outubro/
abraços
Não vale de muito lutar contra mitos, crenças e uma ou outra profecia. As pessoas precisam dessas coisas para viver, sobreviver e gostam de acreditar, fantasiar, etc, faz tudo parte do processo criativo … está entranhado no cérebro.
A única profecia decente que anda por aí é sobre o default português em 2013… a matemática diz-me que é impossível pagar a divida, com juro a 1,5% e crescimento de 3%.
Não há profecia alguma que fale deste juro ou deste crescimento.
Mas fantasias há muitas… e neste caso, tenho a certeza que há governantes convencidos de um milagre. (e até há uma ministra cheia de orações)
Está tão entranhado na mente humana, que se não for disto é daquilo…. e há dias em que é mais fácil viver assim.
Acabei de divulgar o seu blog no facebook na minha conta pessoal e vou repetir várias vezes ao ano para tentar lutar contra este mito vergonhoso. Tomei esta atitude por ter tido uma discussão inócua com uma convencida de tal facto dias atrás, não há paciência para aturar gente que vive num mundo totalmente esquizofrenico – não encontro melhor palavra para definir isto e não só.
Mesmo sabendo dos cometas , nostradamus etc. etc. gostaria de saber se tem o conhecimento de algo realmente publicado como foram estas profecias de 2012 ?
Obrigado !
Author
Estas profecias sobre os Maias em 2012… não existem. Nunca foram publicadas pelos Maias. É tudo inventado para fazer dinheiro.
Amigo carlos , devido a todas as matérias, profecias, teorias que venho lendo, todas elas tem como referência a destruição ou um novo clico para nosso planeta.
Pude perceber que todas as culturas como os maias, astecas, egípcios, índios hopi, etc. etc. todos datam um novo ciclo ou uma destruição sei lá de 2012 a 2013.
Minha pergunta é :
Você tem algum conhecimento sobre alguma outra cultura falando de profecias ou teorias após 2012 ?
Minha pergunta é pelo simples fato de que se passarmos de 2012 até mesmo meados de 2013 não haverá mas especulações sobre estas culturas , correto ? claro que salvo aqueles que acreditam nos profetas como nostradamus.
Ou seja , gostaria de saber se você tem o conhecimento de que se existe uma outra cultura que tenha outra profecia que não sejam estes profetas como citei nostradamus.
Obrigado !
Author
Sim, todas 😉
Note que mesmo a data dos Maias não é aceite por todos… depois de 2012, outras profecias baseadas nos Maias, Incas, Piramides Egipcias, etc… continuarão.
Lembra-se de 1997? Era Nostradamus, o cometa Hale-Bopp, as piramides egipcias, etc, etc, etc.
Lembra-se de 1999 para 2000? Era praticamente a mesma coisa…
O ano passado era o cometa Elenin.
Este ano é as mesmas coisas que já se disseram no passado.
Pode ter a certeza absoluta que depois de 2012, haverão exactamente as mesmas profecias, baseadas nas mesmas coisas, mas com anos diferentes.
Afinal, cometas existem todos os anos… e todas essas culturas podem ser interpretadas de forma diferente.
E dando dinheiro, e dá muito, sobretudo na venda de livros, então interpretações fantásticas certamente aparecerão… tal como existem para este ano 😉
abraços! 😉
Os mayas, incas e muitos povos indigenas sempre foram ocupados prevendo catastrofes e o proprio fim que nunca preveram que o povo ocidental mais evoluido iria atacalos por causa de territorio ( Nem religiao, nem demonios mandados pelo mal, simplesmente por causa de territorio…. )
Ai eu te pergunto, e possivel prever uma tsunami mas nao uma inundaçao????
No fim tudo vira piada mal contada, nao sei se voce percebeu, mas os extraterrestres ja estao saindo de moda ( Quando o homem começou a mecher com robotica o medo era de sermos dominados pelos robos…..) e com isso os “UFOS” tambem estao sendo menos avistados…
E no fim nossa destruiçao esta na nossa cara, nos mesmos…. estariamos inventado desculpas e historias bem feitas para fugir desse fato????
Tenho so 18 anos e consigo perceber isso, nao acredito que pessoas mais estudadas e mais velhas nao possam…….
Author
A verdade é que não percebi nada do que você disse…
Está dizendo que fins-do-mundo, extraterrestres, domínio de robots, etc… é tudo mito?
Quanto à nossa destruição sermos nós mesmos, é algo que já é dito há 6000 anos… e ainda continuamos aqui.
Isto é sinal que essa é mais uma frase que não passa de mito para enganar crentes…
abraços
John,
Eles não vieram por causa expansão de território, vieram em busca de OURO!
Os índios foram quase dizimados, restaram poucos que se esconderam nas florestas.
Eu sei que a senhora não ficou de todo convencida com as palavras que lhe disse,aliás hoje voltei a cruzar-me com ela.Continuava a abordar quem passava na rua,felizmente ninguém se mostrava disponível.Só o disse pois não sou capaz de ouvir tais palavras sem ficar realmente irritada,e se eles são livres de nos abordar e tentar persuadir,eu também sou livre de manifestar a minha opinião,ela bem tentou interromper mas teve de me ouvir até ao fim.Estas profecias estão a tornar-se repetitivas,chatas e enfadonhas,e alguém tem de ter o mínimo de lucidez neste mundo!!!!
Quanto ao que eu disse sobre as pessoas que não têm estudos e sem conhecimento de causa apenas penso que serão mais vulneráveis,falo de pessoas idosas que por norma acreditam nestas coisas e abrem as portas a estas “simpáticas” senhoras, apesar de eu também ter consciência que infelizmente pessoas com um nível de cultura,estudos e de acesso a pesquisas também acreditam muitas vezes nestas barbaridades.
Só acho e volto a repetir indecente que andem a assustar pessoas que acreditem em tais teorias,acho que se servem de todo este “circo” em torno do ano de 2012 e do fim do mundo para distrair as pessoas do que realmente interessa e das verdadeiras barabaridades que se passam todos os dias em todo o mundo.
Cumprimentos,
Telma Silva
Author
Excelente depoimento!
Deixo só um complemento:
“O fim do mundo está aqui,bem em frente dos nossos olhos,nestas pessoas que tentam lucrar com profecias absurdas.”
Harold Camping meteu o ano passado 80 milhões de dólares ao bolso com estas tretas!
http://www.astropt.org/tag/harold-camping/page/2/
abraços
Olá boa tarde.
Depois de uma desagradável abordagem que me fizeram na rua,decidi procurar pesquisar sobre o tema do fim do mundo em 2012, e finalmente encontrei um blog com pés e cabeça,se me permite a expressão.
Fui despejar o lixo,como faço habitualmente todos os dias e fui abordade por uma simpática senhora que me perguntou se eu conhecia o termo “Armageddon”,eu vendo aonde a conversa ia chegar,respondi sarcásticamente “É um filme”.E a senhora continuou a falar explicando-me que o fim do mundo estava próximo, e lendo passagens da bíblia.Eu ouvi atentamente tudo o que a senhora tinha para dizer e depois então,educadamente respondi:
“Sou licencidada em História e sei muito bem que se fala do apocalipse para o dia 21.12.2012,e sinceramente não acredito numa únca palavra do que acabou de ler.No ano 1000 também se falou no dia do juízo final e realmente muitos factos horrendo se sucederam: excessos por parte da população,suicidio pois o medo era enorme e pior do que isso as pessoas fizeram doações de fortunas para a igreja,isto si é horrendo pois a igreja lucrou com o medo da população.De resto nada mais aconteceu,caso contrário não estriamos aqui.Acho de muito mau gosto que estas pessoas andem na rua assustar quem acredite na sua palavra.
No ano 2000 foi o que foi, e mais uma vez nada aconteceu,e eu só queria manifestar o meu descontentamento para o facto de andarem nas ruas a proclamaro fim do mundo assustando pessoas inocentes,muitas delas sem estudos e sem conhecimento de causa.O fim do mundo está aqui,bem em frente dos nossos olhos,nestas pessoas que tentam lucrar com profecias absurdas.”
Deviam ter vergonha, pois há milhares de pessoas a sofrer com a crise que se faz sentir actualmente,há milhares de pessoas a passar fome, há milhares de pessoas a viver em condições miseráveis,não há emprego não há dinheiro,isto sim é o fim do mundo.
Desde já lhe agradeço sinceramente os esclarecimentos que presta em relação a 2012, pois todos os dias,todos os anos e a todas as horas estamos sob ameaça,a da mãe natureza.Tsunamis,terramotos,guerras,mortes isso acontece todos os anos.
Atentamente,
Telma Silva
Muito lúcido o seu depoimento e a sua ação!
Apesar de eu apostar que essa senhora não se influenciou em nada pelas verdades que você disse a ela, precisamos insistentemente, a cada oportunidade, colocar as crenças e as “viagens na maionese” dos outros nos seus devidos lugares, para o bem dos “sãos” e conscientes.
É assustador ver a dimensão em que as pessoas dão poder de verdade a castelos imaginários que criam nas mentes, seja na política/ideologia, nas religiões, em qualquer coisa, inclusive muitos bem formados e com alto quociente de inteligência sofrem desse mal. Ter capacidade de raciocínio, acesso à conhecimento, etc.. não deixa ninguém imune às crenças.
Um exemplo: um ex-professor de Biologia norte-americano criou um “museu de História Natural” na Flórida para provar (pela cabeça dele) que os dinossauros conviveram com o homo sapiens no sexto dia da Criação. Tem sentido? Não tem sentido pelas exuberantes evidências mais que comprovadas dessa impossibildade, mas como crença tem sentido, ele se baseou numa simples linha biblica dizendo que um personagem viu um grande animal (sem descrição alguma) para concluir, num átimo, que era um dinossauro. Nas crenças todo lixo cabe e se “ajeita” à mente de quem crê, e muitos entram nessa. Que mundo doido é esse?
eu tenho la as minhas duvidas em que o mundo possa acabar em 2012, ninguem tenha essa certeza toda copaz de prever o futuo.
Sò uma pessoa sabe se isso è verdade, ele è o criador do universo.
DEUS ele sim sabe tudo o que vai acontecer com nòs e nao me preocupo pois nele eu confio ele nao quer ver nòs sofrer-mos,quer ver nòs feliz..
SE ACHA QUE O MUNDO VAI ACABAR!!,PODE ESTA ENGANADO(A) O MUNDO NAO ACABA E SIM AS PESSOAS.SE ACREDITA NISSO,VOCE NAO CRER EM DEUS TANTO COMO DIZ ACREDITER..
assina:Dida!!
Author
O que vai acontecer em 2012, toda a gente com um mínimo de conhecimento sabe. Não é preciso crenças para nada… nem em Deus, nem no Diabo, nem no Pai Natal. As crenças não são para aqui chamadas.
E sim, a ciência prevê o futuro milhares de vezes por dia.
A própria Dida o faz, usando a racionalidade científica.
Por isso, sim! Há milhares de PROVAS todos os dias de como, com conhecimento científico, se pode prever o futuro.
Sugiro que leia este post:
http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/
Carlos,não entendi quando disse que os maias não eram indios,explique por favor.
Outra pergunta,tem alguma ferramenta no astropt para sabermos quando ha conmentários novos em post antigo.
Author
Note que a palavra não foi utilizada como “nativos do continente americano”.
A palavra “índios” pareceu-me ter sido usada com sentido pejorativo. Aliás, além de pejorativa, foi em género de contradição. Nesse sentido, a palavra “índios” não faz sentido.
Por isso, coloquei essa palavra entre aspas.
Em todos os posts tem a zona abaixo desta parte em que pode pedir “notificação de novos comentários por email”.
Lá em cima tem também o Feed de Comentários que lhe faz chegar todos os comentários novos que entrarem no astroPT.
abraços
Vejam bem Sr. carlos meu nome é marcio guilherme , não me escondo através de nada , simplesmente este visionário que uso é apenas um nick name , nada a mais.
Acho que o Sr. deveria falar mais educadamente com as pessoas pois em momento algum desrespeitei o Sr. ou muito menos o seu blog.
Já vi que o Sr. não gosta de ser questionado como por exemplo dos maias sobre os eclípces, não falei sobre a cultura deles como sacrifícios etc. falei apenas sobre meros índios que já usavam a ciência naquela época e não erraram.
Em momento algum eu disse que acredito nos maias, apenas eu fiz alguns questionamentos para que o Sr. me responde-se devidamente e não com ataques de surto científico.
Acho que deve se tratar com um bom psiquiatra , pois com sua imagem no avatar já o condena com este óculos e com este vibrador alienígena atrás de vc.
Author
Caro Márcio,
O seu e-mail é falso.
O Márcio desrespeita qualquer casa onde entre, de cara tapada e a mandar bitaites como se soubesse do que fala? É isso que faz ao vivo em qualquer casa que se lembre de entrar?
Se não faz isso ao vivo, então não deveria fazer o mesmo na net.
Por isso, sim, desrespeita este local.
Podem fazer as perguntas que quiserem sobre os Maias. Os Maias não eram uns “índios”, e várias culturas anteriores aos Maias usavam muita mais ciência que os Maias.
Os Maias limitavam-se a ser observadores. Viam coisas a passar e contavam. Era só.
“pois com sua imagem no avatar já o condena com este óculos e com este vibrador alienígena atrás de vc.”
Esta sua frase diz tudo sobre si.
Além de provar que dá mais valor à forma do que ao conteúdo (ou seja, prefere argumentos à pessoa, sobre os óculos de alguém, do que avaliar a informação que lhe é transmitida), e provou igualmente com essa frase que é mais um trollzito que não quer saber do conhecimento para nada, e por isso é que ignorou todas as informações e respostas que lhe dei.
Como foi escolhido por si, irá para SPAM.
E eu irei continuar a trabalhar, porque a minha vida não é aturar pirralhos.
Amigo carlos , respeitar hitler , nunca , pois as atitudes dele não fazem parte de uma profecia e muito menos de uma ciência e sim de um ato sociológico extremamente errado.
O Sr. abrange muito a questão de vigaristas , mas existem apenas as pessoas que creem e não usam disto para se beneficiar , estes não são vigaristas e é aí que vem a palavra que citei de respeito.
O Sr. trata deste assunto com palavras rudes , tentando impor sua opinião científica .
Não sou estudioso pelo assunto e sim curioso , gostaria que me respondesse algumas questões cientificamente se não for incômodo :
– como os índios maias conseguiram calcular todos os eclípces lunares ?
– porque o gráfico dos abalos sísmicos estão a cada ano mais se elevando drasticamente ?
Agora falando sobre ciência ou melhor física, o Sr. sabia que pela lei da física a viagem no tempo é possível ?
Agora vem a minha pergunta ao senhor , devemos acreditar na física ? pois até hoje não há erros na física.
Outra coisa que o Sr. esqueceu de me responder foi a a questão do tópico aberto.
porque só responde o que o Sr. quer ? porque o Sr. não deixa este assunto de 2012 em aberto e faz o questionamento para todos ? Pois como o Sr. é um cientista que não crê em 2012 podem haver cientistas que creem .. Como iremos saber a quem o Sr. está respondendo ? Como iremos saber se não existe alguém lhe questionando em cima da ciência ?
Desculpe Sr. carlos, não tenho nada contra o Sr. , apenas estou questionando .
Obrigado !
Author
O “Visionário” continua a não respeitar este local, escondendo-se atrás de identidades falsas.
Este local é de conhecimento e tem regras, como qualquer Museu, Centro de Ciência, ou a casa de qualquer pessoa.
Se o “visionário” quiser continuar a desrespeitar esta casa, irá para a lista de SPAM.
Sim, Hitler tinha profecias.
E se acha que ele cometeu um “ato sociológico extremamente errado”, então o que diz daqueles que vigarizam as pessoas com a profecia Maia e as levam à falência, ao suicídio e ao homicídio???
Isso já acha correcto?
Isso já respeita? Respeita uns e não respeita outros, quando em cima disse que se deveria respeitar toda a gente? Está-se a contradizer?
E então porque respeita os pedófilos e os cúmplices de homicídio por negligência?
Se as pessoas crêem em mentiras dos vigaristas, então deviam aprender e ter mais conhecimento.
Se gostam de passar pela vida a ser enganadas, o problema é delas. Mas não venham enganar outros nem se queixem da vida que levam.
Eu não imponho qualquer opinião científica.
Primeiro, eu não dou opiniões, e sim conhecimento. Se não sabe as diferenças, aprenda antes de comentar.
Segundo, a ciência não se impõe, testa-se. Se o “visionário” acha que eu imponho a “gravidade” por exemplo, então faça a experiência do Dawkins que lhe disse em cima. Aí já vê se a gravidade é uma “imposição” minha.
Enfim… é cada disparate que escreve…
Os Maias calculavam eclipses, assim como calculavam outras coisas. Outras civilizações ANTERIORES aos Maias faziam o mesmo.
E essas civilizações anteriores aos Maias não andavam a fazer sacrifícios humanos como os burros dos Maias que achavam que por matarem pessoas teriam mais Sol.
Mas se acredita nos Maias, então acredite mesmo neles: eles dizem que NÃO há qualquer profecia. Eles dizem que essa “profecia” é uma parvoíce de brancos acéfalos.
Vá pelo que dizem os Maias!
Isto já foi explicado aqui no blog dúzias de vezes. Leia o blog.
Existem os mesmos “abalos sísmicos” que no passado. Centenas todos os dias.
Existem sim melhores formas de detecção agora, e mais pessoas a viver em áreas de risco (logo, mais mortos).
Já falamos sobre isso no blog várias vezes. Leia o blog.
http://www.astropt.org/2010/03/11/ha-mais-terremotos-na-terra-nao-ha-mais-pessoas-morando-em-areas-de-alto-risco/
http://quakes.globalincidentmap.com/
Essa parvoíce dos terramotos foi dita milhares de vezes por vigaristas o ano passado sobre o cometa Elenin. Como se provou, nós dissemos sempre a verdade.
Sobre Tempo e viajar no tempo, temos uma categoria. Leia o blog.
http://www.astropt.org/?cat=206
Não, não deve acreditar na Física. Já lhe expliquei em cima que a ciência não se faz de acreditar. Faz-se de CONHECIMENTO, que é o oposto de acreditar. Ninguém acredita na Gravidade – a Gravidade compreende-se. Leia o que escrevi em vez de ignorar o conhecimento e continuar a cometer os mesmos erros.
Se não quer aprender, que faz aqui?
Como se PROVA por estes seus comentários, o “assunto 2012” está aberto. Mas NÃO. Não depende de crenças de ninguém. Existe uma verdade objectiva com base no conhecimento.
A ciência tem dentro de si o próprio questionamento. E são as pessoas da ciência que o fazem.
Não são vigaristas que mentem às pessoas que fazem esse questionamento. Esses só têm o objectivo de enganar os crentes.
Mas a ciência tem respostas correctas.
O “visionário” está aqui na internet devido às respostas da ciência. Se duvida do conhecimento científico, deixe de ser hipócrita – largue o computador e vá viver para uma caverna sem qualquer conforto moderno.
E acabo como comecei: se o “visionário” quiser respeitar este local, então siga as regras normais da boa educação social. Se quiser continuar a esconder-se atrás de identidades falsas porque obviamente tem a esconder que é um dos pseudos que tem entrado por aqui com outros clones, então será tratado como um troll:
http://www.astropt.org/2011/12/16/eu-defendo-a-censura-do-troll/
Depois queixe-se, só porque demonstra uma total falta de respeito por quem lhe dá conhecimento.
Author
Caro “visonário”,
Eu trabalho. E o meu trabalho é para o bem da Humanidade.
Logo, não tenho tempo para andar a perder a dizer as mesmas coisas de sempre.
Se quiser aprender, vá lendo os artigos aqui no blog.
Se quiser fazer perguntas, faça.
Mas este local não tem nada a ver com crenças, sejam minhas, suas, ou de quem quer que seja.
O Universo, a verdade, não quer saber das crenças de ninguém.
Aqui é-lhe dado conhecimento.
Se quiser aprender neste local, apresente-se, e faça as perguntas que quiser.
Se quiser continuar a dizer as mesmas mentiras de sempre, e quiser continuar a assumir erradamente que o conhecimento depende das crenças de alguém, então terá outros locais para dissertar sobre a sua ignorância do que é conhecimento.
Sr. carlos , boa tarde, não creio em nenhuma das partes , nem em suas teorias ou como queira dizer fatos científicos e muito menos creio nas teorias ou profecias como queira chamar de 2012.
Porém sou uma pessoa que respeita a tudo a todos, ou seja respeito seu trabalho científico e também respeito as profecias que existem, pois somos meros seres humanos passivos de erros e também com o mínimo de conhecimento , por mais que sejamos evoludos tecnologicamente hoje, não somos nada para o universo.
Somente gostaria de tecer um comentário.
Acho que o Sr deveria deixar o tópico aberto para os questionamentos e não escolher o que responderá , assim todos poderão expressar suas dúvidas e afirmações.
Foi um prazer em lhe conhecer.
Author
Caro “visionário”,
Se quer falar em respeito, devia primeiramente respeitar este local científico, apresentando-se convenientemente.
Em vez disso, falou em respeito, mas “escondeu-se” atrás de identidades falsas, desrespeitando as pessoas desde local.
Quanto ao tema, respeito deve-se ter pela verdade, e não pelos aldrabões que andam a vigarizar as pessoas.
E a verdade existe e é objectiva. Não é uma crença.
Não tem que crer em mim. Deve é procurar conhecimento.
Se acha que a verdade é uma questão de crer em alguém, faça a experiência do Dawkins: atire-se do topo de um edifício de 20 andares, e creia em quem lhe diz que vai conseguir voar. Aí já vê se o conhecimento científico depende das crenças mentirosas de alguns OU se, pelo contrário, vai-se estatelar cá em baixo como lhe prova a verdade do conhecimento da gravidade.
1 + 1 = 2.
1 + 1 não é igual a 35.
Eu não respeito os vigaristas que ENGANAM as pessoas dizendo que 1 + 1 = 35, contra TODOS OS FACTOS.
Da mesma forma não respeito todos aqueles que vigarizam as pessoas com a não-existente profecia Maia.
O falso respeito por vigaristas que, por definição, não merecem o respeito de ninguém, leva ao mundo estar como está. Olhe para as notícias e veja a quantidade de vigaristas que levam outras pessoas à falência e até à morte… como temos apontado aqui no blog. Entre muitos outros exemplos:
http://www.astropt.org/2010/07/21/problema-das-crencas-pseudo/
http://www.astropt.org/2011/10/16/2012-a-matar-pessoas/
http://www.astropt.org/2012/01/12/fim-do-mundo-em-2012-para-muita-gente/
Se respeita esses vigaristas que muitas vezes levam a suicídios e assassinatos, só tenho que ter pena de si.
Note que não estou contra si.
Estou sim contra a sua opinião errada de que a verdade é uma questão de crença em alguém. Não é. Isso denota iliteracia funcional da sua parte – nem sequer sabe distinguir o que é mentira do que é verdade.
E estou contra a sua opinião de respeitar quem tão mal trata a Humanidade.
Será que, por exemplo, também seria a favor de respeitar Hitler só porque, na sua opinião, se deve respeitar toda a gente?
E não critica pedófilos só porque respeita a crença deles?
http://www.astropt.org/2011/07/30/deus-escreve-ao-computador/
Enfim…
Deixo-lhe estas perguntas, para fazer uma auto-reflexão.
abraços
Ufa! Finalmente alguém fala sanamente a respeito, só gostaria de que esse conteúdo fosse largamente reproduzido, tem imagens que nunca vi, e são muito boas. ótimo trabalho, extenso e atualizado com as teorias (que tive o trabalho e a ingenuidade de ler à algum tempo) e de algumas nem sabia. Faço graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciências Matemáticas e Da Terra, fora também pesquisas e afins sobre esse tópico, e gostaria de poder reproduzir o conteúdo No meu blog, pois a riqueza em detalhes e abrangência certamente não podem ser desperdiçadas!
(Ainda não vi o blog, todo, mas Digo, vale a pena ver!)
Muito bom trabalho Carlos!
Para quem vêr esse post, por favor: Pesquise, como sua mãe dizia para se comportar, e ela estava certa, dê espaço para verificar os fatos!
Estude! Não fique no básico! Se gosta de discutir isso, Vá puxar cadeiras em uma universidade que tenha astronomia ou História meso-americana!
Se pergunte! O que é a verdade? o que a define? Ela é unica? (não vale perguntar ao pároco da esquina.)
Boa sorte!
Author
Oi Matheus,
Obrigado pelo feedback 😉
“(…) só gostaria de que esse conteúdo fosse largamente reproduzido (…)
Pois. Infelizmente, se este artigo fosse só a divulgar mentiras, provocando o medo nas pessoas, já haveriam milhares de partilhas do artigo.
Como é a dizer a verdade, e isso nunca provoca qualquer medo, então só algumas centenas de pessoas partilharam 🙁
Socialmente/Psicologicamente, as pessoas têm uma relação de fascínio, quase de obsessão, pelo fim do mundo. Não só passam a acreditar contra todas as evidências, mas divulgam tudo o que seja mentira fascinante de modo a que outros acreditem nessa mesma mentira fascinante. (já outros são mesmo vigaristas, e só divulgam essas mentiras com objectivo monetário – vendendo livros, vendendo publicidade, etc)
Quando a verdade lhes retira essas fantasias… então não querem saber da verdade 🙁
É triste mas é o ser humano…
Se quiser ler mais textos sobre o fim do mundo, tem esta categoria:
http://www.astropt.org/category/2012-fim-do-mundo/
E sobre o ano 2012 especificamente, tem esta categoria:
http://www.astropt.org/category/2012-fim-do-mundo/2012/
abraços
Author
Parece haver um problema em visualizar os comentários para trás, mas eles estão aqui:
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-1/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-2/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-3/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-4/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-5/
Author
Mais alguns comentários sobre este assunto dos Maias:
http://www.astropt.org/2011/06/28/nasa-esconde-um-segredo-sistema-solar-vai-entrar-numa-nuvem-de-energia-que-ira-acabar-com-a-vida-na-terra/#comment-52294
Sobre os Maias não serem idiotas e terem um excelente calendário:
“Sim, os Maias tinham muito de idiotas. Começando pelos sacrifícios humanos que eles achavam que conseguiam apaziguar os deuses (Sol, trovoada, etc). Nem a roda tinham para transporte de carga.
Quanto ao calendário, qualquer um pode fazer, bastando para isso registar o movimento do Sol, da Lua, e de Vénus no céu 😉
Várias civilizações anteriores aos Maias faziam o mesmo.”
http://www.astropt.org/2011/06/28/nasa-esconde-um-segredo-sistema-solar-vai-entrar-numa-nuvem-de-energia-que-ira-acabar-com-a-vida-na-terra/#comment-52296
Quanto a ninguém poder prever a verdade:
“O calendário deles já não é usado há centenas de anos.
E a razão é simples: o nosso é muito melhor.
Claro que se pode prever a verdade.
Prevêem-se milhares de verdades todos os dias, e todas com base no conhecimento científico, como pode ler aqui:
http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/
Sabe que este ano há um eclipse no dia 13 de Novembro e que será visto na Austrália?
Esta é uma verdade que prevejo, e que já se prevê há muitos anos.
Sabe que em Junho haverá um trânsito de Vénus?
E sabe que o outro a seguir será só em 2117?
Esta é mais uma verdade que prevejo, e que já se prevê há muitos anos.
Posso estar aqui até amanhã a dar-lhe mais alguns milhares de exemplos de coisas que se prevêem para este ano e que de certeza acontecerão exactamente como profetizado pelos cientistas. Esta é que é a verdade.
Tal como é verdade que os Maias nada sabiam disto.
E nada do que eu lhe disse aqui é uma opinião minha. É conhecimento sobre a civilização Maia e sobre a nossa civilização.
abraços”
olá e boa noite!
Simplesmente…Parabéns!
..e muito obrigada 🙂
Author
Obrigado nós pelo feedback 🙂
Author
Parece-me que há um problema em visualizar os comentários para trás, mas eles estão aqui:
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-1/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-2/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-3/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-4/
http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/comment-page-5/
O k caro carlos.Ainda bem que aceito as criticas mesmo que possa ter razão. Penso que lhe falta humildade.A ciencia que eu tanto aprecio e você ainda mais tem varios niveis. Por exemplo o nivel cientifico existente aqui na Terra só agora dá os primeiros passos.Quando se descobre algo ou se cria ,essa descoberta está cem anos atrás de uma cidade paralela por exemplo a paris.Sim,porque não ha nada na terra que não tenha o seu duplo noutra dimensão.Você estudou e desenvolveu a sua área mas pouco ou nada sabe.Não leve a mal porque não estou aqui para o ofender.Apenas estamos para evoluir.A ciência nunca pode estar dissociada do criador,porque Ele é a ciencia.É tudo.Você nunca se deve esquecer disso.O homem nada cria sem o Seu concentimento,porque ele funciona através da nossa mente.Você ainda não teve acesso á verdadeira sabedoria á verdadeira literatura,porque anda mergulhado com a cabeça na sua ciencia.Observe tudo o que existe á luz dos seus olhos e veja sõ um pouco da ciencia de Deus que está bem,bem longe do nosso alcance.Só para lhe dar um exenplo, um engenheiro sideral projecta uma nave com a mente sob autorização divina.Sim essas naves que nos visitam e se dão a ver quando entendem.Aqui temos que produzir peça a peça numa instalação propria e leva o seu tempo.Os maias e não só recebiam muita informação desses seres avançados que os visitavam com os seus veiculos super avançados para nós.Por isso eles sabem o que estão a dizer.A sabedoria vem do alto e a ciência junto com ela, chove lá do alto para baixo onde nós estamos.Aquele que disse só sei que nada sei entendeu quem era e onde estava.Abraço e muita paz
Author
Parece-me que não sabe ler: “Não sei se reparou, mas este espaço é de ciência, de CONHECIMENTO.”
Por isso, escusa de fazer comentários totalmente aparvalhados com puras mentiras a dizer absurdos deste género: “Os maias e não só recebiam muita informação desses seres avançados que os visitavam com os seus veiculos super avançados para nós.”
Quanto à humildade, é a hipocrisia normal dos pseudos.
Você aceita tudo o que lhe dizem e crê sem provas em qualquer parvoíce. Isso para si é humildade. Imaginar que sabe tudo, mesmo sem saber nada, para si isso é humildade. Só porque é ignorante, já acha que é humilde. LOLLLLLLLLLL
Já quem sabe, não lhe pode dizer que sabe, que então é, para si, pouco humilde.
LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
enfim… José de Sousa, continue a vir para aqui fazer de hipócrita e de ignorante…
Enfim… tanta gente religiosa que é inteligente… e no entanto quem comenta aqui é um Jose de Sousa, ignorante, hipócrita, e com a arrogância suprema de entrar num local de conhecimento a assumir que tem mais conhecimento que os especialistas. Enfim…