STS-126

sts126
Era quase 1 da manhã em Portugal quando o vaivém espacial Endeavour partiu do Kennedy Space Center rumo à Estação Espacial Internacional.
Os 7 astronautas são: comandante Chris Ferguson, piloto Eric Boe, especialistas Donald Pettit, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Steve Bowen, Shane Kimbrough, e Sandra Magnus.
Na volta, o vaivém vai trazer o Greg Chamitoff, e deixar na Estação Espacial Internacional a Sandra Magnus.
O vaivém leva novas acomodações para os astronautas descansarem, uma segunda retrete, uma máquina para exercício físico, um melhor sistema de tratamento de água, um enorme frigorífico, entre outras coisas.
Neste momento, a Estação Espacial Internacional (EEI) pode ter 3 astronautas simultaneamente por um período alargado de tempo. O objectivo desta missão de 15 dias é alargar a EEI de modo a poder ter 6 astronautas simultaneamente e mais confortáveis durante muito tempo.
Leiam mais sobre isto, aqui, aqui, e aqui.
Curiosamente, o vaivém também levou um jantar de acção de graças, com tudo o que é preciso, como perú, sobremesa, e vários pratos de comida.
Vejam esta fantástica imagem do lançamento à noite:
endeavour

Devido ao mau tempo existente na Flórida, a prevista aterragem do vaivém Endeavour teve que ser desviada para a Califórnia.
Aterrou com sucesso às 21:25 de Portugal, a 30 de Novembro de 2008.

shuttle piggy
Finalmente, o vaivém Endeavour chegou ao seu destino, Flórida, a 12 de Dezembro de 2008.
endeavour lands

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights