Sete Estrelo ou M45 – Pleiades

Na mitologia grega, as sete irmãs Pleiades (1, 3, 4, 5, 6, 8 e 9), eram filhas de Atlas e de Pleione (2 e 7). Cansadas da perseguição e do assédio movidos pelo lidador Orion, suplicaram a Zeus que as transformasse em constelação e as relegasse para longe. Como, entretanto, Zeus se tinha transformado em Touro e em Constelação, optou por só aceder parcialmente ao pedido, afastando-as um pouco, para assim protegê-las, e … investir se, eventualmente, aparecesse o toureiro. De facto o enxame ainda continua a fazer parte da constelação de Touro.

(autor: Francisco Gomes)

pleiades
As Pleiades, também conhecidas por Sete Irmãs, ou M45, são um Enxame de Estrelas Aberto, contendo estrelas jovens, quentes, e azuis, na constelação do Touro, a cerca de 400 anos-luz de distância.
O grupo contém mais de 1000 estrelas, e não somente as 7 que lhe deram o nome popular.
As estrelas formaram-se há cerca de 100 milhões de anos, e o grupo de estrelas irá sobreviver mais 250 milhões de anos, até se dispersar devido às interacções gravitacionais com os seus vizinhos na Galáxia.
Este grupo de estrelas é perfeitamente visível a olho nú, e foi interpretado de forma diferente por várias culturas humanas.
A imagem acima é da APOD, e corresponde a uma área de 20 anos-luz.
Pleiades wikipedia

13 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Daniel Alcides on 27/04/2017 at 16:37
    • Responder

    Linda imagens estou profundamente impressionado.

  1. O Elomar figueira Mello,na sua linda opera,Auto da Catingueira,cita o campo dos sete estrelo.

  2. Sete-Estrelo está no singular porque trata-se de um conjunto de estrelas de primeira grandeza. Se Jó é um indouto no assunto, logo não é foi e, se já foi, neste caso águas passadas não movem moinho. De Jó só temos mesmo que nos apegar aos seus três exemplos deixados : a paciência, a fidelidade e o amor de Jó para com DEUS.

    Hoje, no Brasil Sete-Estrelo é um selo de excelência no espaço virtual. (www.sete-estrelo.net)
    .

    1. Eu fico triste com tamanha ignprancia,nao vale apenas discutir basta ler para entender.as coisas de Deus nao se explicam aqui aos que nao sao religiosos respeitem os demais;estudem e aprendam boa sorte.

  3. «O Sete-Estrelo pelo S. Martinho vai de bordo a bordinho e à meia-noite está a pino.»

  4. jó falou das sete estrelas á 400 anos luz do nosso sistema solar

    1. Se Jó falou nestas Pleiades no sistema solar, então enganou-se redondamente, porque não estão no nosso sistema solar.

      Se Jó falou nestas estrelas, então somente copiou escritos antigos, porque estas estrelas já são conhecidas há milhares de anos. Ou seja, Jó é um copião.

      Se Jó falou em 7 estrelas, isso então prova somente que tinha olhos e copiava coisas que os antigos já viam. Mas Jó era demasiado ignorante para saber que afinal não eram 7 mas sim mais de 1000. Ou seja, Jó só provou que nada entendia do Universo, e caso estivesse em contacto com Deus, OU Deus sabe menos do Universo que os astrónomos OU então esse contacto não existia 😉

      abraços!

        • Aldrin on 29/03/2015 at 05:22

        Algumas considerações:
        1. Afirmar que Jó foi ignorante só pode partir da premissa de que o mesmo estava interessado em estudar o universo. Mas isso não é verdade. Esse engano, comum entre os incautos que apenas especulam os escritos sagrados sem efetivamente conhecê-los, é que o livro de Jó não foi escrito para desvendar os mistérios de um macrocosmo em constante mudança. O objeto de estudo do autor sagrado não era outro senão o Criador do Universo.
        2. Imaginemos, por um instante, que o interesse de Jó era estudar os astros. Fica, portanto, evidente que estulto é aquele que despreza um passado cultural distante onde não havia sequer o uso de equipamentos avançados para identificar todo conjunto deste belo complexo estelar.
        3. Jó era um homem de seu tempo, portanto, um copião sim. Dileto autor, não foi graças aos centros acadêmicos por vós frequentados que elaboraste tal artigo? Sendo assim, tu te tornas um “copião” também. Isso é extraordinário pois oportuniza a multiplicação do conhecimento.
        Parabéns pelo artigo.

      1. É favor aprender português, e posteriormente ler o meu comentário.

        Quando isso acontecer, perceberá que nada do seu comentário tem a ver com o meu, e sendo assim só demonstrou a sua ignorância…

        Eu sei que alguns extremistas religiosos ficam irracionais quando se fala de escritos religiosos… mas enfim… temos pena.

        • Gabriela on 29/03/2015 at 21:11

        Quem raios é esse Jó, é por acaso mais um santo ou o que?
        Não sou religiosa e pouco me importo com a religião, que a única coisa que fez em nosso passado foi semear a ignorância e o que eu chamo de “gado humano”, pois tirava toda e quaisquer chances nossas de aprender, porque a única coisa dita naqueles tempos era “Deus fez chover” ou “Deus fez você pegar caxumba porque maltratou tal pessoa”, mas nunca a verdade, e digo “gado humano” porque as pessoas não tinham acesso ao conhecimento, só a informação, e por isso eram pessoas ignorantes que obedeciam cegamente a religião e a reis tiranos, mas por causa de Gutenberg isso acabou, foi dada a leitura para o povo, que dela utilizou para um feito maior ainda, o pensamento, as pessoas deixaram de ser gados que não pensam e que correm se verem outros correndo, deixaram de fazer o que os mandão fazer sem contestar e melhorar, e disso veio a revolução da imprensa, com a derrota da religião veio a revolução, essa frase lhes digo e dela quero que aprendam, tenho treze anos e já a raciocinei, mas não aceitem ela, critiquem, corrijam, contestem e até concordem, mas pensem antes, daí digo, pense duas vezes.

    • Manel Rosa Martins on 13/10/2012 at 00:58
    • Responder

    O Sete Estrelo, a minha bisavó usava este nome, só o AstroPt para saber disto :))

    • Ânderson Miranda on 09/01/2012 at 14:44
    • Responder

    Ficou muito legal, parabéns!

  1. […] – Estrelas: Nascimento. Zircónio. Canis Majoris. V838 Monocerotis. Pleiades. Enxames. 96 novos. Omega Centauri. Gigantes. Anãs Vermelhas. Anãs Brancas. Pulsares. Quasares. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.