Telescópios e Personalidades

A 24 de Abril de 2009, o professor Guilherme de Almeida deu esta palestra no Observatório Astronómico de Lisboa (OAL):
Telescópios e Personalidades: Rostos, Engenho e Talento

Esta palestra pretende celebrar os 400 anos do telescópio e distingue-se de uma tradicional “história do telescópio”, pois a ênfase estará nas pessoas, sem obviamente esquecer as suas contribuições.
Nesta palestra descrevem-se e apresentam-se à audiência quase todas as personalidades que, pelos seus esforços, empenhamento, engenho e talento, contribuíram para a invenção e desenvolvimento dos telescópios [ópticos], até aos nossos dias (consideraram-se nada menos de 75 personalidades!!!). Trata-se, portanto, de um desfile desses geniais inovadores, apresentando-os um a um à audiência, mostrando os seu contributos, teóricos e práticos, vicissitudes e sucessos.
Raras são as pessoas que actualmente conhecem as caras de muitas destas personagens e o que fizeram concretamente. Algumas estão injustamente consideradas como “ilustres anónimos”, embora muito se lhes deva. É esse, precisamente, o objectivo desta palestra, que começa na descoberta do vidro pelos Fenícios (ca. 3000 a.C.) e termina nos tempos actuais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.