Atalaia, 19 de Dezembro

Após tantos fins de semana de tempo nublado e de chuva, tivemos a benção de um sábado de céu limpo, e o que é mais, quase sem humidade.

Fez frio.

Não tanto como já fez noutras ocasiões, mas a temperatura veio para os 0ºC.

Estivemos por lá nada menos de 15. Entre outros de quem não registei o nome estiveeam: Alberto, José Ribeiro, Luís Evangelista, Ulisses, Rui Branco, Luís Campos, Paulo Mesquita, Francisco, etc.

O grande objecto da noite é a M42 e o Trapézio. No 15 polegadas tivemos as 6 estrelas do trapézio e uma espectacular nebulosa.

M1, NGC 1514 (nebulosa planetária em Touro), Esquimó, enxames abertos M41, M46, M93 e um TOUR pelos enxames de Cão Maior, com um limite a magnitude 12, ocuparam uma parte da noite.

Ainda que discretos conseguimos a nebulosa da Cabeça do Cavalo, a nebulosa do Cone, no topo do enxame aberto “Árvore de Natal” e a nebulosa Roseta.

Fizemos várias tentativas de separar SIRIUS. Mas Sirius B não se deixou ver.

Marte pouco deixou ver devido a alguma turbulência, mas foi claramente detectada a calote polar.

Fizemos também algumas experiências com um Star analyser, um espectroscópio de baixa resolução. Facilmente foram detectadas linhas de absorção em várias estrelas, nas bandas Halfa, Hbeta e Hgama. Na estrela Gama de Cassiopeia (NAVI)foi também facilmente detectada a linha de emissão em Halfa.

Foi uma noite bem interessante, mais uma à moda da Atalaia.

Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights