Reacções ao Artigo de Gilfanov e Bogdan

Este excelente artigo pelo Robert Naeye no site da Sky & Telescope resume de forma excelente o artigo de Gilfanov e Bogdan de que falamos anteriormente neste post no AstroPT. No artigo, os autores descrevem observações realizadas com o Observatório Chandra que parecem indicar que a maioria das supernovas de tipo Ia provêm de sistemas binários com duas anãs brancas e não, como era mais consensual, por sistemas binários em que uma anã branca captura material que escapa de uma estrela companheira normal.

Robert Naeye consultou vários especialistas em supernovas para conhecer a sua opinião sobre os resultados apresentados no dito artigo. As reacções foram bastante variadas e sempre extremamente cautelosas. Destacam-se três dificuldades principais.

Por um lado, como referimos já no post do AstroPT, os sistemas binários formados por duas anãs brancas são aparentemente tão raros que não podem estar na origem de todas as supernovas de tipo Ia observadas. Por outro lado, um dos pressupostos assumidos por Gilfanov e Bogdan pode estar errado: que os sistemas binários formados por anãs brancas e estrelas normais emitem raios-X de forma estável e uniforme ao longo do tempo (e que portanto seriam todos detectados quando as observações foram realizadas). Finalmente, um dos especialistas referiu que parece haver alguma evidência para a existência de dois tipos diferentes de supernovas de tipo Ia e que estes tipos podem ocorrer com frequências diversas em tipos diferentes de galáxias (o artigo em causa observou apenas galáxias elípticas e o núcleo da Galáxia de Andrómeda).

Parece que o mistério da origem das supernovas de tipo Ia está aí para durar.

1 comentário

  1. Achei muito oportuno você revisitar o tema.

    Espero que novos estudos esclareçam melhor este mistério pela importância das SN 1a como velas padrão representam para a Cosmologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights