O Hexágono de Saturno

imagem

Reparei que um misterioso evento em Saturno já foi referido em alguns sites, blogs e vídeos.

Em 1979, a sonda Voyager 1 fotografou a misteriosa forma de hexágono no pólo norte do planeta. As suas arestas têm o mesmo comprimento, 13800 km (um pouco maior que o diâmetro da Terra). O seu comprimento maior é de cerca de 25000 km, cerca de quatro Terras. Está em rotação e completa uma volta em 10 horas.

Em 2007 e 2008 a sonda Cassini-Huygens fotografa com mais detalhe o evento. Richard Hendricks investigou o assunto e escreveu um artigo sobre como pode ser formada a estrutura (podem ler aqui). Hendricks afirma que “Em um fluxo movido por um fundo rotatório de um cilindro estacionário parcialmente cheio, a forma da superfície livre pode espontaneamente quebrar a simetria axial e assumir a forma de um polígono em rotação rígida com uma velocidade diferente do fundo. Com água, observamos polígonos de até seis vértices”

Obviamente, perante um cenário destes, em vez de procurar uma resposta racional, algumas pessoas, com toda a previsibilidade, inventam teorias da conspiração e fazem simples cálculos numéricos de forma a haver comparações coincidentes com o que quiserem. Por exemplo a minha colher do café é 5,37 vezes mais pequena que a minha impressora. Curiosamente, multiplicando por 100 temos 537, que é o número de pessoas que trabalha na empresa do café que estou a beber. Isto é conspiração! Perceberam o exemplo estapafúrdio? Não existe este tipo de ideias? Então vejam aqui.

Neste blog lê-se: “Interessante lembrar que ‘Saturday’ o dia de Saturno , Sábado é considerado sagrado em algumas religiões e o símbolo hexagonal pode ser encontrado por exemplo na “estrela de seis pontas” , que também é um símbolo do planeta Saturno o sexto planeta a partir do Sol , 6 é também o primeiro número perfeito 1 + 2 + 3 = 6”. Ainda por cima estes blogs recebem uma mensagem a transformam-na ao ponto de haver outro hexágono no pólo sul entre outras barbaridades.

Só falta usar isto para a conspiração do Nibiru, o planeta que vai bater em nós em 2012…

Podem ver informação credível aqui no blog Eternos Aprendizes

Podem ver alguns vídeos interessantes:

1 ping

  1. […] ostenta uma das características geométricas mais desconcertantes do Sistema Solar: um hexágono gigante ao redor de seu pólo norte. Embora este misterioso hexágono não seja tão famoso quanto a Grande […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.