Descoberto um novo asteróide troiano de Neptuno

Os astrónomos americanos Scott Sheppard (Carnegie Institution; Washington, D. C.) e Chad Trujillo (Gemini Observatory, Hilo Hawaii) anunciaram na semana passada, na revista Science (ver artigo aqui), a descoberta de um novo asteróide troiano de Neptuno. Designado provisoriamente 2008 LC18, o novo objecto é o primeiro a ser identificado no ponto de Lagrange L5 do sistema Neptuno-Sol, uma região difícil de estudar a partir da Terra por se encontrar aproximadamente na direcção do centro da Galáxia (uma região do céu riquíssima em estrelas). Com esta nova descoberta passam a ser 7 os objectos troianos de Neptuno (conheciam-se já 6 objectos em L4).
2008 LC18 tem cerca de 100 Km de diâmetro. Os autores estimam a existência de cerca de 150 objectos troianos de Neptuno de tamanho similar ou superior em cada uma das regiões estáveis L4 e L5, uma população muito mais numerosa que a existente na Cintura de Asteróides.

Imagens da descoberta de 2008 LC18. As três imagens foram captadas a 7 de Junho de 2008, com intervalos de 1 hora, através do telescópio Subaru, em Mauna Kea, no Hawaii.
Crédito: Subaru Telescope (NAOJ).

1 comentário

  1. 100 kms????

    Espero que não venha para estes lados, senão tamos lixados!
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights