Bolsa / Prémio

Ao longo dos anos que passei no Texas, recebi alguns prémios.
Além do reconhecimento pelo prémio em si, o facto é que vários deles foram monetários, e por isso foram automaticamente incluídos na minha conta bancária, sem “anúncios”.
Os prémios que tenho recebido têm a ver com o valor educacional do que vou fazendo por aqui, nomeadamente o inovador curso de astrobiologia que criei e leccionei por cá.
Em 2007-2008 recebi uma prestigiada bolsa/prémio anual em educação científica chamada Addison E. Lee (o ano passado ganhou a Deanna Buckley). Precisamente devido ao curso de astrobiologia. O valor da bolsa é puramente simbólico (1000 dólares), mas o interesse está no reconhecimento (em cerca de 12 mil alunos de mestrado e doutoramento nesta Universidade, só alguns têm diferentes tipos de reconhecimento).
Esta bolsa não pode ser recebida duas vezes pelo mesmo aluno, por isso eu nunca mais poderia ter esta bolsa. No entanto, este ano, já tive uma “bolsa especial” (“Special Fellowship”), um prémio de mérito, devido ao trabalho que tenho realizado por aqui na Universidade nos últimos anos.

E conto-vos isto porquê?
Ontem entrei no meu departamento, olho para uma das paredes, e vejo o meu nome!
Num local dedicado a este prémio (Addison E. Lee fellowship), estão diferentes placas, cada uma com o nome do vencedor deste prémio.
Daí que existe agora numa das paredes do hall de entrada do meu departamento, uma placa com o meu nome!
Fiquei surpreso, mas gostei bastante da surpresa! 😀

Talvez seja uma maneira do “departamento” dizer: “como te vais embora dentro de alguns meses, esta placa com o teu nome ficará aqui, para nos irmos lembrando de ti e sentirmos saudades”.
🙂
Ou talvez seja uma maneira do “departamento” dizer: “já tens prémios e reconhecimento nesta Universidade. Está agora na hora de deixares esta Universidade e ires colocar o teu nome em placas noutras Universidades. Ou seja, esta é a “placa do adeus”.”
🙂
Ou então, o mais certo é que não sejam precisas interpretações complexas. Esta placa com o meu nome (assim como todas as outras placas com os nomes dos outros vencedores do prémio, de anos diferentes) são simples homenagens que o departamento decidiu fazer-nos.
😀

18 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Incluí agora no post a imagem da placa com o meu nome 😛

  2. Olá Paulo,

    Eu tenho alguns convites, mas vou colocá-los em “banho-maria”. Porque vou tirar 1 ano para fazer outras coisas
    😉

  3. Ola Carlos.

    Parabéns. O reconhecimento do mérito, é sempre merecido, principalmente a uma pessoa tão activa como tu. Parabéns e Obrigado pelo divulgação que tens feito das astronomia. Se não é indiscrição para que universidade vais agora leccionar?
    Grande abraço
    Paulo

  4. Novamente, o meu obrigado a todos 😀

  5. Concordo inteiramente com o Gonçalves.
    Tira uma foto e publica-a. Muitos parabéns.
    Continua com o bom trabalho.

  6. Muitos parabéns!!! Fico muito contente 🙂

  7. Muitos Parabéns Carlos.
    Além do óbvio reconhecimento que te fazem, é sobretudo uma forma forte de te dizerem:
    “Gostamos do que estás a fazer. E estás a fazê-lo bem. Continua, com todo o nosso apoio”

    Acho que devias tirar uma foto ao lado da placa e colocá-la no blog. Ou então pelo menos envia-me por mail. É que os teus amigos deste lado do Atlântico querem mostrar o reconhecimento que o teu trabalho tem tido e acima de tudo o resultado da tua dedicação.

    Aquele abraço!
    J Gonçalves

  8. Gostaria também de deixar os meus parabéns, Carlos.
    É para mim um orgulho ver o teu trabalho reconhecido tão longe de casa.

  9. o meu Obrigado a todos, pelas vossas palavras nos comentários!
    😀

    • Conceição Monteiro on 27/08/2010 at 15:47
    • Responder

    Ou foi uma das 2 primeiras razões que apontaste ou então há uma 3ª Hipótese: Durante o período de tempo que estiveste sem aparecer lá, a tinta descascou 😉 e foi preciso esconder a falha na parede. 😀 😀

    Parabéns!

  10. Fiquei super surpreendido, pois nunca me tinhas dito nada.
    Sabes que qualquer êxito por ti alcançado, para mim enche-me de um imenso orgulho. Parabéns.
    Teu Padrinho.

    • Susana Moreira on 27/08/2010 at 14:52
    • Responder

    Parabéns!!!! É merecido!!!!

  11. Parabéns Carlos ! O reconhecimento pelo trabalho que desenvolves é importante, por isso põe o Freud na gaveta e goza o momento 😉

  12. Quanto ao blog:
    Todos os colaboradores estão de parabéns… mas o Carlos Oliveira é o que merece, sem margem para dúvidas, o maior número de aplausos dada a impressionante dinâmica que imprime ao blog!

    • maria evangelina silva on 27/08/2010 at 00:13
    • Responder

    Parabéns !!!
    Acima de tudo essa placa mostra o excelente trabalho por si realizado, logo motivo de orgulho…imeeeensooo´:-)
    Aproveito para lhe agradecer o excelente trabalho de divulgação científica que tem feito neste blog – também merece um prémio, mas pelo menos tem o nosso reconhecimento…
    Obrigada pela sua generosidade e “pachorra” para responder a todas as questões que lhe pomos.
    Que continue sempre assim…

  13. É só baba a cair. 😀

    Congratulations! 😀

  14. Uaaaau!!! Eu nem interpretaria! Acho que o seu coração deve ficar tão cheio de alegria por saber que é, REALMENTE, reconhecido, que mal tem espaço para qualquer interpretação.
    Do lado de cá, parabéns!! 🙂

  15. Não compliques demasiadamente o significado da placa. Fica simplesmente orgulhoso, tal como todos devemos estar pelo teu empenho.

  1. […] Dias do Futuro, Antena 1, RCP. Imprensa. Grande Porto. Bitaites. Diário de Coimbra. Revista C. Prémio. Curso no Porto e Açores. Astrobiologia. Ensino. Pai Natal. Jantar. FNAC. Salesianos. Em Busca dos […]

  2. […] científica e outras de astrobiologia (uma delas com prémio de apresentação), tive alguns prémios pelo caminho, leccionei um mini-curso no Porto e outro nos Açores, dei algumas entrevistas para […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.