Google+

«

»

Jan 28

Asteróide irá acabar com a vida na Terra em 2019 ?

Lembram-se das notícias sobre o asteróide de ouro que iria bater na Terra em 2021? Leiam aqui.
Afinal, todas as informações dadas nessa “notícia” eram mentira.

Mas é óbvio que os pseudos, profetas da desgraça, têm muitas mais mentiras para inventar.
Afinal, têm que olhar pela vida depois de 2012. Têm que continuar a vender livros cheios de mentiras a crentes acéfalos que vão acreditar nas mentiras deles.

Daí que decidem inventar mais histórias mentirosas.

Esta história está a ser divulgada em diferentes fóruns e websites. Até já existe um website oficial!

A mentira:
– o asteróide não foi descoberto por um “abservatório”, mas sim pelos telescópios conhecidos como Ground-based Electro-Optical Deep Space Surveillance (GEODSS).
– não foi descoberto a partir da Cidade do México, no México, mas sim a partir da cidade de Socorro, no Novo México, EUA.
– o Don Yeomans não disse nada disso.
– o asteróide não irá bater na Terra em 2019.
– daí que os governos não começaram a unir forças, porque não existe essa ameaça deste asteróide.
– se toda a vida vegetal se extinguisse em 4 semanas, não faz qualquer sentido que 5 mil milhões de pessoas sobrevivessem! Existem vários outros erros do mesmo género no texto.
– a citação final, religiosa, é bem metida, porque realmente só acredita nestas parvoíces quem é demasiado crente para procurar as informações correctas.

yeomans

A verdade:
– Don Yeomans (na imagem) é um cientista da NASA que está atento a todas as órbitas de asteróides, incluindo aqueles que possam ser potencialmente perigosos para a vida na Terra, como podem ler aqui.
– existe um asteróide chamado 2002 NT7.
– foi descoberto a 9 de Julho de 2002.
– foi descoberto por cientistas. Refiro isto para se perceber que quem faz as descobertas, quem nos transmite os dados correctos, quem nos faz evoluir no conhecimento são os cientistas. Já os pseudos nunca fizeram nada de positivo pela humanidade.
– o asteróide tem 2,6 kms de diâmetro.
– o asteróide irá passar perto da Terra a 1 de Fevereiro de 2019.
– no início, quando se descobriu, ficou com 1 na escala de Torino: ou seja, em princípio não irá bater na Terra, mas são necessárias mais observações para o provar.
– as observações foram feitas e passou a ser 0 na escala de Torino: ou seja, não há qualquer hipótese dele bater na Terra em 2019. A Terra irá estar bastante distante nessa altura. Já se sabe isto desde 2002!
– note-se que qualquer asteróide pode passar perto ou mesmo sobre a órbita da Terra, mas nessa altura em que o asteróide está a passar sobre a órbita da Terra, a Terra pode estar numa zona completamente diferente da sua órbita.
– o mesmo asteróide irá passar por aqui a 1 de Fevereiro de 2060. Neste momento, ainda não se pode dar absoluta certeza que ele não irá bater. É muito pouco provável que bata, mas ainda não se pode colocar completamente de lado essa hipótese. São precisas mais observações da sua órbita. E sobretudo, é preciso esperar por 2019, e perceber as mudanças na sua órbita que irá sofrer nessa altura. Só em 2019 se poderá colocar de parte a hipótese de bater em 2060.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

233 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. erika

    mds. se esse asteroide cair n vou conseguir completar nem 17 anos, quero muito ser astronoma qnd crescer e a possibilidade de nao cair me deixa beeeem aliviada! :)

    1. RafaMatos

      ” – as observações foram feitas e passou a ser 0 na escala de Torino: ou seja, não há qualquer hipótese dele bater na Terra em 2019. A Terra irá estar bastante distante nessa altura. Já se sabe isto desde 2002! “

    2. luiz fernando

      oba

  2. igor

    aaaaaaaaaaaaaaaa n
    eu n quero morer!!!!!!!!!!!! ;(

  3. caio

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao quero morre

  4. amaral

    não ira mas cair na terra o Asteróide foi desviado de acordo com o espaço . e isso que acontece com espaço as coisas acontece do nada

    1. Carlos Oliveira

      Não se percebe o seu comentário…

      No espaço, as coisas não acontecem do nada.

    2. vitoria mariana cientista so no futuro

      ainda quero ser veterinaria cuidar dos animais e nao deixar nada de ruim acontecer trabalhar de3 tecnologia para saber tudo do oceano e etc nao quero morrer mas todos irao morrer um dia entso nao sabemos as horas o dia e ande talves amanha depois de amanha ou mesmo hoje ninguem sabe mas nao viveremos ate os nossos 2003 aninhos de idade acho que nao em mas quem sabe penssando do lado positivo este asteroide pode passar de raspao e depois pode bater em varias pedras se dividir em varias e tudo fica melhor num e mesmo jente

      1. hudson

        Jente com “j”, e ainda quer ser cientista…….. sem comentários.

  5. nahor

    podia cair no Rio de Janeiro, Espirito Santo ou São Paulo, porque assim, finalmente teremos praia em Minas Gerais

    1. Julia Ferrari

      Benhê,é no planeta todo,não no Brasil…só acho!

    2. luiz fernando

      kkkkk

    3. Ryan

      como vc é burro cara , se cair em algum desses lugares o Brasil será o primeiro a se fuder

  6. augusto comunien

    Que venha esta tal de asteroide! Vamos recebe-lo e braços abertos.!

  7. italo oliveira

    Quando esse asteroide vinher eu quero tar andando de aviãaooooooooooooo , salve se quem pudeerrrrrrrrr

    1. qwewqre

      que ignorancia.. mesmo de aviao serias varrido do ar.

      1. eu

        é obvio que se vc tivesse voando ia voar e parar aonde, cabava a gasolina, e caia, ou então os destroços atingiriam o avião.´e bm ser pessimista.

  8. ricardo goncalo da costa neto

    buaaaaaaaaaaaaaaa

  9. agner

    gracas a chessuss essa porra nao vai cair aki chessus disse ke isso e pecado chessus disse kk mais sem zuera ele nao vai bate na terra pq a terra vai esta distante e se chocar com a lua seria um sonho para os observadores de estrelas!!!!!!

  10. Gabrielly

    meu Deus,não posso morrer aos 19 anos hahahaha

  11. luis felipe

    será que vai cair to morrrendo de medo eu vi o video na internet pra quem não viu anida escre no google”meteoro se aproxima e pode acabar com a terra em 2019″ é isso só Deus sabe uma pergunta como vs sabem o que vai acontecer no futuro?

    1. Carlos Oliveira

      Se você ler o artigo também sabe a resposta, porque o vídeo que você fala está cheio de mentiras. Mas para saber isso, precisa de ler o artigo antes de comentar.

  12. Cauã Arantes

    to com medo gente!

  13. Cauã Arantes

    caramba todo santo poderoso eu to ate com dor no estomago de tanto medo ah e mentira para lembrar eu so tenho 7 anos e sei disso aqui o quando o asteroide chegar o universo a bola que mantei o universo com os planetas flutuando iram puchar o asteiroide e o asteiroide podera sair do universo ou iria bater em outro planeta pois existe 0,13% de chance do asteroide destroir o planeta pois se for o asteiroide grande podera dividir a explosão com outro planeta nuss que medo pessoas dizem que quando acontece isso significa a volta de cristo pois quando jesus cristo nasceu o lugar onde ele nasceu brilhou! um amigo da minha mae disse que iria cair um avião e eu fiquei com medo e depois mais tarde eu ouvi um avião caindo e uma explosão brutal assim KBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E Meu coração disparou fiquei com medo do avião cair na minha casa sai de casa e o avião ja tinha caido
    existe tbm 000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000,2.1 de chance do asteroide crescer sendo juntado com as partes dos outros pedaços (si e que existe)porque tbm eu vi uma coisa estranha um dia la tava uma coisa meio sinza la no céu igualzinho a o do google que o luiz felipe falou ah n n foi um sonho meu’-‘ to triste pq nenhuma parte da minha vida foi espetacular mais serio eu vi um raio passando em mim um dia e eu me senti forte um objeto tava vindo na minha direção em camera lenta e dps de 1 segundo eu tava correndo em 50% da velocidade da luz! sera que eu tomei ldc? n n foi meu amigo ala viu (pelo menos eu ja realizei dois desejos meus) :D ^^

    1. Carlos Oliveira

      Antes de comentar, leia o texto…

      Se lesse, percebia que NÃO vai bater.

  14. Yuri Antunes Franco

    eu nem tenho medo ele pode sofrer milhares de mutação até 2060.. ele pode almentar ? ou desfragmentar…

  15. ANA CRISTINA

    eu não entendo nada sobre as teróide, porem deixo minha opinião ! como pode achar q não vai chegar até a terra ? pesquisas humanas falham , quem pode contra a natureza? o homem pode se previnir , porem quantos tufões, quantao tisunami veio do nada sem que o homem detectasse ? e acham que por uma pesquisa se pode afirmar que não vai acontecer? sem experiencia na área pq não estudei isso , mas diga uma coisa o homem falha a natureza não! e citando a biblia (… comentário editado…)

    1. Carlos Oliveira

      Este local é de ciência, de conhecimento.
      Não é de opiniões ou achismos.

      Se estudar física percebe como facilmente se sabe as órbitas dos asteróides e porque se tem a certeza que não bate.

      Também precisa saber matemática. Precisa saber que 2 + 2 = 4.

      Quanto às suas divagações sobre Deus e a Bíblia, são as suas crenças. Não são ciência nem são conhecimento.

      Como você está na internet, então vou assumir que tem telemoveis/celulares, computadores e eletricidade.
      Tudo isso é feito com base na ciência (que se define como conhecimento acumulado).
      O mesmo conhecimento científico e matemático que lhe permite entrar na internet, também lhe permite ter a certeza que o asteroide não bate.

      Sugiro que estude matemática e astrofísica.

  16. ANA CRISTINA

    BOM PELOS COMENTARIOS ACIMA NÃO VEJO QUE SÃO TODOS PROFISSIONAIS PRA SE EXPRESSAR ! NÃO É QUESTÃO DE ACHISMO EU APENAS CONTESTEI O FATO DO HOMEM DOMINAR TANTAS COISAS COMO VC CITOU INTERNET, ELETRICIDADE E ETC, TUDO COM BASE NA CIENCIA, MAS QUE MUITAS DAS VESES NO DECORRER DOS SECULOS SE VIRAM E PRESENCIARAM FENOMENOS DA NATUREZA QUE O HOMEM COM TODA SUA INTELIGENCIA E SABEDORIA NÃO CONSEGUIU DETECTAR ANTES PRA QUE VIDAS FOSSEM SALVAS ! E O QUE EU QUIS DIZER QUE POR MAIS QUE O HOMEM COM TODA A SUA SABEDORIA E INTELIGENCIA PODE FALHAR EM MEIO SUAS PESQUISAS, CONHECIMENTOS E CONVICÇÕES, BASIADOS NA CIENCIA E MATEMÁTICA ! O FATO DE CITAR A BIBLIA NÃO SE REFERE A RELIGIÃO ! APENAS PORQUE TUDO QUE SE ESTA NELA TEM SE CUMPRIDO ! E AGRADEÇO A SUGESTÃO DE ESTUDAR MATEMÁTICA E ASTROFÍSICA SERIA INTERESSANTE, CONTUDO ACHO E TENHO CERTEZA QUE COM TODO O ESTUDO E CONHEÇIMENTO O HOMEM FALHA. E TOMARA QUE REALMENTE ISSO NÃO ACONTEÇA ! E A CRENÇA VEM APARTI DAQUILO QUE SE É DITO E ACONTEÇE ! E OPINIÕES É PRA SE DÁ, AO CONTRÁRIO NÃO TERIA O COMENTÁRIO !

    1. Carlos Oliveira

      Cara Ana Cristina,

      Em primeiro lugar, sugiro que retire o Caps Lock. A etiqueta na utilização da internet, diz-nos que não devemos utilizar “letra grande” porque isso é entendido como a pessoa estar aos gritos. E, como deverá saber, não é por gritar mais alto que passa a ter razão.

      A ciência é conhecimento acumulado. Ou seja, vai acumulando. Sendo assim, por definição, num dado momento da história, a ciência obviamente não pode saber tudo.
      Essa é uma das milhões de vantagens da ciência… e nunca uma limitação.
      É essa curiosidade que faz o mundo progredir.

      Já a religião, pelo contrário, dá as supostas respostas antes de procurar as explicações para os assuntos. Sendo assim, o conhecimento e a racionalidade são castradas.
      Se dependesse da religião, ainda hoje continuavamos a pensar que a Terra está imóvel no centro do Universo, que o Universo tem somente 6 planetas, e que a chuva são lágrimas de deuses que vivem nas nuvens.

      Nada que vem na Bíblia se cumpre porque não existem previsões. Previsões fazem-se na ciência. Todos os dias você faz milhões de previsões baseadas na ciência, e todos os dias essas suas previsões científicas cumprem-se em 100%.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Alguns “testamentos” foram escritos 300 anos após Cristo ter morrido, por pessoas que não o conheceram. Desses “testamentos”, a Igreja decidiu escolher alguns, uma minoria deles, aqueles que poderiam ser melhor moldados e que continham menos erros de conhecimento. Mesmo assim, se ler a Bíblia, e se tiver conhecimento dos assuntos, percebe que existem lá vários erros de facto. O que se compreende, porque a Bíblia não é um livro de ciência, de conhecimento, mas sim um livro sobre aspetos sociais e morais sobre o que se pensava na época.

      Opiniões só se deveriam dar se for para avançar alguma coisa, se tiver alguma vantagem associada. Se for só para opinar desinformadamente sobre os assuntos, até por uma questão de decoro pessoal, mais vale calar e aprender. Como diz um ditado popular: em boca fechada não entra mosca.

      abraços

  17. ANA CRISTINA

    que irônico ! a biblia é um dos livros mais vendidos do mundo todo, inclusive é um livro sim de conheçimentos e de ciencia e de previsões sim , pois a biblia relata de varias doenças que iria surgi como EBOLA, HIV e outras mais (… comentário editado…)

    1. Carlos Oliveira

      Ana Cristina,

      Como lhe expliquei em cima, este é um local de ciência e de conhecimento.
      Não é um local para as suas opiniões desinformadas e para as suas crenças.
      Muito menos é um local para você difundir imbecilidades sobre supostas profecias da Bíblia sobre doenças atuais. Isso só mostra que você anda a ser vigarizada. E não é pelo Papa, já que o Papa diria o mesmo que eu. Este Papa (tal como João Paulo II), felizmente é racional e contra essas vigarices que vendem à Ana Cristina sobre a Bíbllia.

      De qualquer modo, você deveria saber que eu não vou para as igrejas explicar a ciência que existe no microfone que o padre usa. Porquê? Porque esse não é o local para isso. Na Igreja deve falar-se de crenças pessoais e não de ciência. É uma questão de respeito.
      Da mesma forma, a internet é feita de ciência. O AstroPT é um local criado por cientistas. Aqui fala-se de ciência e de conhecimento, não das suas crenças pessoais. Se você tivesse respeito pelas pessoas, saberia respeitar isso.

      Por último, é sempre surpreendente quando algumas pessoas religiosas são tão extremistas que não notam na hipocrisia que caem ao entrarem em locais científicos para falarem das suas crenças pessoais (o oposto do local onde estão). E no entanto, existem centenas de artigos sobre isso aqui no blog, que você se podia informar antes, para aprender, e para não se mostrar ignorante sobre esses assuntos.

      abraços

  18. FABIO

    nossa espero que não caia mesmo ! os grandes cientistas da área estão ai pra ajudar a orientar ! e deixar o mundo informado apesar que se esconde muita coisa ! não se pode descartar a opinião acima dessa ANA CRISTINA . (… comentário editado…)

    1. Carlos Oliveira

      Caro Fábio,

      Você sabe que conseguimos ver de onde você está a escrever, certo?
      E você sabe que o seu IP é o mesmo da Ana Cristina.

      Ou seja, você é a mesma pessoa (ou são família na mesma casa), que está a tentar enganar os outros, utilizando nomes diferentes (como se fossem pessoas desconhecidas).

      E assim se vê que você, Ana Cristina, fala muito da Bíblia, tentando mostrar-se muito religiosa, mas na prática gosta é de tentar vigarizar os outros.

      Obrigado por estas suas atitudes que mostram claramente o que vocês são.

  19. faer

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta ! ALBERT EINSTEIN . (…comentário editado…)

    1. Carlos Oliveira

      Esta é a 3ª personalidade da Ana Cristina, que fala muito da Bíblia, mas é só da boca para fora, porque depois estas suas atitudes de criar perfis só nos mostra claramente que estamos na presença de alguém falso, vigarista, que tem por único objetivo enganar as outras pessoas com diferentes perfis.

      Obrigado Ana Cristina por nos mostrar que quem mais fala de Deus e da Bíblia, é quem mais humilha Deus e quem mais cospe na Bíblia com estas atitudes.

  20. Ryan

    seu trabalho é ”perfect” ,vendo isso até da vontade de estudar astronomia ,mas vc foi bem formado infelismente não tenho condições financeiras pra tal ingenuidade mas estou aliviado de ver essa pág ,estava tentando achar alguma comprovação que era mentira, o fato de que a terra pode mesmo acabar em 2019 me deixa espantado pois só tenho 12 anos e minha vida não é la aquelas coisas ,mas acho que vou estudar o que esta ao meu alcance no momento.obrigado pelo post

    1. Carlos Oliveira

      Ryan, eu também nunca tive condições económicas… por isso candidatei-me a bolsas de estudo ;)

      abraços e boa sorte para os seus estudos! ;)

  21. luis

    estava 0 na escala de Torino agora está 0,6 na escala de Torino…já não é 0 a chance de ele se chocar contra a terra. não sou pregador de nenhuma seita, mas apenas gosto de todos os pingos nos “is”…..abraço.
    PS: este comentário tem 0,6 chance de ser lido por alguém…..kkkk.

  22. anne

    Os estes vai salvar nois kkkk

  23. bia

    Os Etes , vai vim busca nois kk

  1. TOP 100

    […] + 10 + 11 + infografia. Ig Nobel. 1910. 2008. 2010. 2010. 2011. 2012. 2013. 2014. 2014. 2016. 2017. 2019. 2020. 2021. 2023. 2027. 2032. 2036. 2040. 2060. 2061. 2110. 2182. 2880. […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>