Asteróide irá acabar com a vida na Terra em 2019 ?

Lembram-se das notícias sobre o asteróide de ouro que iria bater na Terra em 2021? Leiam aqui.
Afinal, todas as informações dadas nessa “notícia” eram mentira.

Mas é óbvio que os pseudos, profetas da desgraça, têm muitas mais mentiras para inventar.
Afinal, têm que olhar pela vida depois de 2012. Têm que continuar a vender livros cheios de mentiras a crentes acéfalos que vão acreditar nas mentiras deles.

Daí que decidem inventar mais histórias mentirosas.

Esta história está a ser divulgada em diferentes fóruns e websites. Até já existe um website oficial!

A mentira:
– o asteróide não foi descoberto por um “abservatório”, mas sim pelos telescópios conhecidos como Ground-based Electro-Optical Deep Space Surveillance (GEODSS).
– não foi descoberto a partir da Cidade do México, no México, mas sim a partir da cidade de Socorro, no Novo México, EUA.
– o Don Yeomans não disse nada disso.
– o asteróide não irá bater na Terra em 2019.
– daí que os governos não começaram a unir forças, porque não existe essa ameaça deste asteróide.
– se toda a vida vegetal se extinguisse em 4 semanas, não faz qualquer sentido que 5 mil milhões de pessoas sobrevivessem! Existem vários outros erros do mesmo género no texto.
– a citação final, religiosa, é bem metida, porque realmente só acredita nestas parvoíces quem é demasiado crente para procurar as informações correctas.

yeomans

A verdade:
– Don Yeomans (na imagem) é um cientista da NASA que está atento a todas as órbitas de asteróides, incluindo aqueles que possam ser potencialmente perigosos para a vida na Terra, como podem ler aqui.
– existe um asteróide chamado 2002 NT7.
– foi descoberto a 9 de Julho de 2002.
– foi descoberto por cientistas. Refiro isto para se perceber que quem faz as descobertas, quem nos transmite os dados correctos, quem nos faz evoluir no conhecimento são os cientistas. Já os pseudos nunca fizeram nada de positivo pela humanidade.
– o asteróide tem 2,6 kms de diâmetro.
– cálculos iniciais, preliminares, permitiram perceber que o asteróide irá passar próximo da Terra perto da data de 1 de Fevereiro de 2019.
– no início, quando se descobriu, ficou com 1 na escala de Torino: ou seja, em princípio não irá bater na Terra, mas são sempre necessárias mais observações para o provar.
– as observações foram feitas e passou a ser 0 na escala de Torino: ou seja, não há qualquer hipótese dele bater na Terra em 2019. A Terra irá estar bastante distante nessa altura. Já se sabe isto desde 2002!
– note-se que qualquer asteróide pode passar perto ou mesmo sobre a órbita da Terra, mas nessa altura em que o asteróide está a passar sobre a órbita da Terra, a Terra pode estar numa zona completamente diferente da sua órbita.
– o mesmo asteróide irá passar por aqui a 1 de Fevereiro de 2060. Neste momento, ainda não se pode dar absoluta certeza que ele não irá bater. É muito pouco provável que bata, mas ainda não se pode colocar completamente de lado essa hipótese. São precisas mais observações da sua órbita. E sobretudo, é preciso esperar por 2019, e perceber as mudanças na sua órbita que irá sofrer nessa altura. Só em 2019 se poderá colocar de parte a hipótese de bater em 2060.

P.S.: entretanto, novos cálculos da sua órbita permitiram concluir que ele irá passar a mais de 50 milhões de quilómetros da Terra a 13 de Janeiro de 2019.

392 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Vi um video na internet q naum tem nada a ver com 2019
    É assim,eles diziam q o mundo pode acabar pelas explosões solares,só isso e naum disseram mais nada
    Como as explosões solares afetariam os polos magnéticos e a eletricidade da terra?

    1. As explosões solares não acabam com o mundo.

      Peço-lhe que leia a nossa categoria sobre o Sol.

      abraços

        • Lucas on 17/02/2013 at 04:40

        Valeu cara vou reclamar isso com os autores do video

  2. Lucas é as rotas que leva, o asteroide tem uma orbita a qual em 2019 irá passar perto da terra, em 2060 a orbita do asteroide se nao bater num ovni clandestino, passará pela gente de novo, espectaculo.. lol

  3. Carlos,se o asteróide ira passar perto da terra no dia 1 de fevereiro de 2019 como ele conseguira passar na mesma data em 2060?

  4. obrigado pelas respostas Carlos Oliveira e Rui Costa. Fico impressionado com a evolução da inteligência humana, Se os dinossauros tivessem raciocínio e inteligência não teria acontecido sua extinção. Eu sei que daqui a 5 bilhões de anos o sol vai morrer e no filme “o dia que a terra parou” eles falam na evolução do sol formas de aumentar o tempo de sua estrela.

  5. e se realmente um asteróide estiver em rota de colisão, os mísseis e bombas atômicas em grande quantidades conseguirá destruir um asteroide de 2,6 kms de diâmetro?

    1. Há estratégias bem simples.
      Essa seria a pior estratégia 😉
      http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/

      abraços

    2. Jardson,
      Apesar de parecer uma boa ideia, destruir um asteroide com mísseis e bombas atómicas pode não ser uma ideia assim tão boa, como refere o Carlos Oliveira.

      Para compreender o porquê, convém lembrar que um asteroide dessa dimensão tem muita massa e desloca-se a uma velocidade vertiginosa. Se esse asteroide viesse em rota de colisão com a Terra e nós fizéssemos explodir algumas bombas para o destruir, não o estaríamos a destruir. Estaríamos apenas a fragmentá-lo e a dispersar os fragmentos.
      O resultado é que em vez de termos um objeto único que irá colidir com uma determinada área da Terra, teríamos milhões de fragmentos a cair indiscriminadamente sobre a Terra. E se é verdade que os menores, da ordem dos centímetros seriam vaporizados na atmosfera, também é verdade que restariam muitos milhares de outros com dezenas ou até centenas de metros que bombardeariam praticamente todos os países da Terra.

      E se acha que um “calhau” com algumas dezenas de metros não fará assim tantos estragos, pesquise informações sobre um evento ocorrido em 1908, numa região da Sibéria chamada Tunguska. Depois imagine esse evento a decorrer mais ou menos simultaneamente em muitos outros locais do planeta…

    3. porque ficar preucupado se for mentira bom se for verdade vai morrer nos todos mesmo.

      1. Por acaso leu os artigos?

        Pelo seu comentário, não parece…

  6. Ah tenho uma duvida ,como você disse o mundo vai acabar da que uns milhoes de anos , mais se alguem sobra vamos ter que rancar uma costela pra fazer a mulher? =zoa ,temos que começar tudo de novo ? Se novas especies sei lá nascer mais inteligente do que o homem , ai ele encontra nossos ossos nois vamos pro Museu? kkk
    Eu sei que essas perguntas sao idiotas mais queria saber respostas se puder é nós mano

    1. Não cheguei a perceber as perguntas…

      Mas espécies que venham a seguir de nós, não terão inteligência e muito menos museus 😉

      abraços

        • Antônio on 17/12/2012 at 20:59

        Como pode ter certeza disso Carlos ?

      1. História da Evolução. 😉

        Tal como a História da Gravidade me diz que amanhã a Gravidade não vai funcionar ao contrário.

        Essas são as “certezas” a partir do conhecimento que temos das coisas 😉

        abraços

  7. Gostei muito do assunto e da verdade,talvez o que falarei vai parecer muita idiote-se ,mais eu sempre imagino como deve ser?.Eu sei que ja existem muitos filmes demostrando como deve ser,mais na realidade deve ser bem legal e ao mesmo tempo assustador,mais no que eu acredito mesmo é que no Juizo final os vivos e mortos serão julgados por Deus e quem for pro céu irá viver ao lado de Deus pai ,e quem não for com Deus oirá morrer definitivamente .
    Mais de qualquer modo parabéns aew Carlos esse é um assunto magnifico e gostei muito de ler.

  8. Se este asteriode bater mesmo na terra, por quê estão todos tranquilos, por quê é que as guerras continuam, se já iremos morrer em 2019 mesmo. Provavelmente milhares de pessoas já estariam desempregadas e saqueando lojas por aí, se vamos morrer em 2019 por quê as pessoas ainda tentam ganhar dinheiro se nada disso vai adiantar. Se a NASA já disse que o 2002 NT7 vai acabar com a terra em 2019, por quê eles estão desenvolvendo equipamentos para a viagem do homem à marte em 2030, se o mundo já vai acabar mesmo. Isso aí é tudo conversa do governo. O mundo vai acabar, quando tiver que acabar, pode ser tanto amanhã quanto no ano de 2105 ou mais.

    1. Gabriel, leu o artigo? Parece que comentou sem sequer ler o artigo, o que é inqualificável.

      O artigo é sobre uma MENTIRA que anda a ser divulgada.
      O artigo é claro ao dizer que o asteróide NAO vai bater em 2019.
      O artigo é claro a dizer que a NASA já disse que o asteróide NAO vai bater em 2019.

      abraços

    2. SR. Carlos, acho que o senhor não entendeu o que eu quis dizer, eu estava sendo sarcástico sobre a NASA. Eu sei que não da pra perceber muito quando uma pessoa está sendo sarcástica na Internet HEHEHE.

      Desculpe o transtorno.

    3. ahhh ok.

      Peço desculpa.

      Erro meu!

      abraços

  9. o mundo ira acabar em 2012?

    • nao indentificado on 21/10/2012 at 21:46
    • Responder

    Eu ví em vários lugares que ia se chocar com a terra,mais tá isso pode ser mentira mais oque garante isso ser verdade? bem é uma fonte confiável?
    Obrigada

    1. No post está explicado qual é a verdade e qual é a mentira.

      Se quiser confiar em algo, confie em si. Pesquise por si próprio a informação que lhe é dita no post. É simples.

      De resto, se precisar fazer uma operação ao cérebro, espero que confie que o médico-cirurgião seja mais conhecedor do assunto que um adolescente qualquer que se lembre de levantar de manhã a dizer que lhe faz a operação de olhos vendados.
      É a mesma coisa aqui e em tudo na vida: existem os especialistas e existem os vigaristas.

  10. o mundo irá acabar em 2012? ja vi tantas coisas que ja não sei se eu acredito se vai acabar ou não pois existe tantas teorias como a do alinhamento do sol com o centro da via lactea,niburu,inversão do campo magnético,tempestades solares…esclarece minha mente por favor.

    1. Tem centenas de posts aqui sobre todos esses assuntos.
      Basta procurar.

      Sobre o suposto fim do mundo em 2012, por exemplo, está aqui:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

    • josé pedro rodrigues on 08/05/2012 at 11:31
    • Responder

    JÁ SOMOS BOMBARDEADOS DIARIAMENTE POR IMPOSTOS,IOF,IPVA,IPTU,CPMF,E POR AI VAI, ESSES SIM, SÃO OS QUE MATAM NOSSO BOLSO, HEHEHEHE, E A ÓRBITA DELES?? VEM SEMPRE DA MESMA DIREÇÃO, “BRASILIA , A CAPITAL DOS IMPOSTOS ASTEROIDES”

    • mayara oliveira on 22/04/2012 at 20:00
    • Responder

    eu acho que um fim tragico para a vida na terrra esta breve a acontecer..mais nao podemos definir a data,a hora e nem o dia..se houver meios de nos protegermos e sermos avisados do fim mundo é claro que todo mundo ira se preparar..mais fora disso é o fim para todos nois..

    1. Sempre disseram isso e sempre foi mentira.

      A vida na Terra só acabará daqui por alguns milhares de milhões de anos, devido à evolução do Sol.
      O resto é crença tola de quem se deixa levar por mentiras.

  11. ola!!! quero saber a verdade de quando o mundo vai acabar a hora o minuto eo segundo vc pode me dizer bjs…

    1. Não se sabe. Ninguém sabe.
      Quem lhe disser que sabe, está a mentir.

      abraços

      • Carlos Zilochi on 24/04/2013 at 20:16
      • Responder

      Esse mundo acaba para quem faz a grande viagem para o além…rsss eu quero ver até quando esse nosso planeta vai aguentar o ser humano, uma hora vai chacoalhar tudo, e vai ser terremoto para todo lado… ele expulsar os parasitas de cima dele….ha se vai.

    2. Desde que o “mundo é mundo” ele vai acabando para cada ser na hora da sua morte. Essas datas, ao dia/hora são impossíveis de determinar. Mesmo durante as extinções em massa o mundo acabou para todos os seres. Nem isso aconteceu em simultâneo para os que desapareceram. Quanto a nós humanos no planeta Terra, tudo nos leva a crer sermos os primeiros (Neanthertal, Dinisova, sapiens e outros?) com características muito particulares. Mas seremos os últimos? 2 Mil Milhões (2 bilhões) são demasiados milhões, é demasiado tempo!

  12. nós estamos pensando em construir uma nave e subir rumo a venus hihihihihi ( dessa todos vão rí )mas falando cerio jente quando esta noticia foi divulgada teve uma repercução grande a ponto de pessoas se matarem por conta disto, veja bem eu penso, que quem sabe se não foi os governos que pedirão pra os cientistas falar mentiras ( e que de fato cairá sim este meteorito ) rezo pra ser verdade de que ele esteja. em orbíta diferente da que a terra age. mas e mentira mesmo.

    1. Olá,

      Esta notícia não foi divulgada por cientistas, mas sim por sites pseudo.
      A notícia está cheia de erros e mentiras.
      Já se sabe com absoluta certeza desde 2002 que ele não vai bater em 2019.

      abraços

        • Arthur on 03/03/2013 at 10:27

        lembrando que “absoluta certeza” ou certeza absoluta são pleonasmos! 😛

      1. Não sei… 😉
        Em ciência não sei se é bem assim… 😉

        Eu tenho a certeza que amanhã a gravidade vai funcionar da mesma forma que hoje (puxando-nos para o centro da Terra), tal como sempre funcionou nos milhares de milhões de anos passados.

        A minha certeza, como em tudo em ciência, é de 99.999999999% 😀

        Absoluta certeza é 100% ;). Certo? 😉

        Mas sim, compreendo o que quer dizer 😉

    • michelle fagundes on 20/07/2011 at 22:13
    • Responder

    Oi vcs sabem quando vai acabar o mundo realmente
    porque tem gente que esta sempre acabando com
    o mundo obrigada.

    1. Sim. Daqui por 5 mil milhões de anos. Se bem que daqui por 2 mil milhões de anos já não poderá haver vida à superfície.

        • Miguel on 01/11/2018 at 01:16

        Por isso querem colonizar Exoplanetas 😉

  13. Eu acho que deveria existir humor em tudo assim morremos felizes!!! hehehe….com asteróide nos arrebentando ou não…porque com eles ou sem eles esses políticos já estão nos matando faz tempo!!!!

  14. Não fiquem com medo meus amigos seres humanos, eu os defenderei com o raio “ELECTROMAGNÉTICO” hihihhihi…(DESTA ATÉ EU RI)…que acabará com este asteróide em questão de segundos… mas como em tudo nesta vida exista uma possibilidade que meu raio possa não acertar o asteróide, essa possibilidade ficou 9 na escala de Torino, mas não se preocupem, até 2019 eu já estou mais fera, e mais adaptado aos super poderes de meu cinturão de mil e uma utilidades que comprei no Walmart em 2060, sim humanos eu voltei do futuro e sei se o asteróide vai bater ou não na Terra em 2060, e a resposta vocês irão saber quando me ver pessoalmente e enxergar as amputações ocorridas em meu com o choque…uhauhauha…consequentemente não ocorrerá choque em 2019 e sim em 2060 cujo o meu raio eu tb errei… abraço a todos e PARA O ALTO e AVANTEEE!!!!

  15. É bom, importante, imperioso até, divulgar estas coisas, paa acaba com as crendices idiotas de quem acredita no primeiro título que lê.

  16. Exacto Nuno, o objectivo deles é somente “produzir medo”, mesmo baseando-se em mentiras.

    Exacto Mirian… em tudo!

  17. Realmente estas pessoas não sabem o que dizem… Só tenho pena daquelas pessoas que não entendem ou não querem entender que isto são barbaridades totais e absurdas.
    Para além dos erros que você indicou, destaco outro gravíssimo que mostra a iliteracia dos produtores destes filmes. Ao minuto 4 segundo 15, dizem que “A sua força será duas vezes superior àquela provocada pelo meteoro há milhões de anos que varreu da superfície terrestre os dinossauros”. Ora, isto mostra que nem se deram ao trabalho de pesquisar e perceber que não se tratava de nenhum meteoro mas sim de um meteorito ou asteróide, mas enfim…

    Um abraço e continue o excelente trabalho de divulgação de ciência e de em astronomia em particular. 🙂

    • Jorge Almeida on 28/01/2011 at 15:35
    • Responder

    Já bateram todos os que havia a bater aqui. Agora é só asteróides rascas que já não são o que eram. Já não atiram bem ao alvo como dantes faziam. Faziam as delícias de grande fogo-de-artifício aos ET. Fartaram-se e foram-se embora. Viram que o Homem dava cabo disto sem a intervenção deles.

    As órbitas são constantemente refinadas quando se têm mais dados sobre as posições e poderem, desta forma, aprimorar sobre a real representatividade do perigo. Praticamente a esmagadora maioria de notícias ligadas a asteróides são sensacionalistas sem qualquer fundamento, apenas com o fim de alimentar vendas…

  18. Ou seja, a ignorância é mais assustadora que o conhecimento. 🙂

  19. Como tem acontecido sempre, vai-se chegar a 2019, calcular melhor a órbita do asteróide, e vai-se perceber que em 2060 não irá haver qualquer hipótese de ele bater
    🙂
    O problema da ameaça asteróide não é aqueles que temos conhecimento e conseguimos prever a órbita… o problema é dos milhares que não temos conhecimento e que só damos conta deles após eles baterem na Terra
    😉

  20. 2060… 2060… É um número bonitinho para uma catástrofe, não é? 😉

    1. e verdade apesar que newton previu que o fim do mundo era exatamente em 2060

      1. Não.
        Newton já estava farto desses profetas de fim-do-mundo que ele achava que era uma vigarice, e por isso disse que até 2060 o mundo não acabava (ou seja, deu uma data à-sorte no futuro para mostrar que o mundo não ia acabar).

        abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.