Eu queria ser astronauta…

Quantos de nós não gostaríamos de ser astronautas (como diz a música do Tim).

Crédito: Satyam Malhotra

 
 
“Um astronauta (em Inglêsastronaut) ou cosmonauta (em Russo?????????, pron.: [k?sm??naft]) são pessoas treinadas para umaviagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.

Tecnicamente considera-se astronauta todo aquele que empreenda vôo sub-orbital (vôo balístico, sem entrar em órbita) ou orbital de no mínimo 100 km de altitude (considerado o limite externo da atmosfera).”
in Wikipedia

O primeiro homem a atingir o espaço foi o russo Iuri Gagarin, lançado no dia 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I.
Alan Shepard foi o primeiro americano e a segunda pessoa a viajar no espaço, em 5 de maio de1961.
A primeira mulher americana no espaço foi Sally Ride, no dia 18 de Junho de1983, a bordo da Challenger.
A primeira missão para a órbita da lua foi a Apollo 8, que incluiu William Anders, o primeiro astronauta asiático, em 1968. Em15 de Outubro de 2003, o primeiro astronauta chinês foi Yang Liwei.

O checoslovaco Vladimir Remek tornou-se o primeiro europeu no domínio espacial soviético em 1978, pelo foguete russo Soyuz. Em 1980, o cubano Arnaldo Tamayo Méndez tornou-se a primeira pessoa descendente de africanos a voar no espaço (o primeiro africano no espaço foi Patrick Baudry, em 1985). Abdul Ahad Mohmand tornou-se o primeiro afegão a partir fora da terra, retornando nove dias depois a bordo da estação espacial Mir, em 1988. Todos eles, através do Programa Intercosmos, da União Soviética.
O primeiro lusófono a partir para uma tripulação espacial foi o brasileiro Marcos Pontes, a bordo da “Missão Centenário”, em 30 de março de 2006, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Uma explicação para a designação de astronauta em chinês…

    A palavra ‘yuhangyuan’ é uma tradução directa de uma das três palavras que em chinês são usadas para referir “astronauta”. A publicação chinesa Aerospace China começou a utilizar a palavra “taikonauta” no seu número de Janeiro de 2003, sendo a primeira vez que uma publicação oficial chinesa utiliza uma palavra para designar especialmente os astronautas chineses.

    De facto, as palavras chinesas para “astronauta” constituem uma história linguística um pouco complicada. Vamos começar pelo princípio… o termo “Yu Hang Yuan” (separados todos os caracteres chineses por forma a mostrar as suas formas originais) tem sido utilizado desde o voo da Vostok-1. Assim, “Yu” significa “Yu Zhou” (“cosmos” ou “espaço”), “Hang” significa “Hang Xing” (“viagem”) e “Yuan” significa o termo “ante” (“viajante” ). Ao mesmo tempo, Taiwan, Hong Kong e as populações chinesas fora da pátria começaram a utilizar a palavra “Tai Kong Ren”. Aqui “Tai Kong” também significa “espaço” ou “cosmos”, enquanto “Ren” significa “pessoa”. Esta palavra foi introduzida na China continental nos anos 80 e é agora de uso muito popular. Por outro lado, em finais dos anos 70, foi introduzida uma nova palavra, “Hang Tian Yuan”. “Hang Tian” é um novo termo oficial para viagem espacial. “Hang” é o primeiro carater de “Hang Xing”, ou “viagem”, e “Tian” significa “céu” – qualquer coisa acima do chão incluindo a atmosfera e o espaço. Muitas organizações chinesas receberam novas designações com o termo “Hang Tian” e agora quase todos os organismos espaciais chineses possuem este termo na sua designação.

    Assim, na China estas três palavras são utilizadas em comum:

    a) O termo mais comum é “Yu Hang Yuan”. É muito utilizado pelos meios de comunicação social.
    b) O segundo termo mais comum é “Tai Kong Ren”. É utilizado pelos meios de comunicação social e é a única palavra utilizada fora da China continental.
    c) O terceiro termo “Hang Tian Yuan” é o termo oficial e é utilizado pelas organizações e organismos espaciais chineses, e algumas vezes pelos órgãos de comunicação social.

    Em português, as palavras “astronauta” e “cosmonauta” são utilizadas para referir respectivamente os viajantes espaciais dos Estados Unidos e da Rússia (anteriormente da União Soviética), e não existe nenhuma palavra para designar os viajantes espaciais chineses .

    Como referi, a publicação Aerospace China foi a primeira a utilizar a designação “taikonauta”. Não sei se a utilização das palavras “yuhangyuan” ou “hangtianyuan” será alguma vez considerada por serem palavras muitos «estranhas». Esta é a mesma razão pela qual se utiliza a palavra “taikonauta” – as duas palavras anteriores são muito compridas. Em chinês, são palavras muito bonitas, mas em português são terrivelmente feias… porém, este é o meu ponto de vista pessoal!!!

  2. Sim, Jaculina, tem razão 🙂

    Os astronautas da China são os Taikonautas. 🙂

    E, meio a brincar, acho que os portugueses também deviam ter um nome próprio para os seus futuros astronautas (como os Russos e os Chineses).
    No caso dos portugueses, proponho: tugonautas
    😀

  3. Acho que os chineses são taikonautas.

  4. Obrigado Rui pelas correcções 😉

  5. Alguns comentários…

    Astronauta é, por definição, é um viajante dos astros que era o principal objectivo do programa espacial norte-americano nos anos 60 com as viagens à Lua. Por seu lado, a URSS decidiu denominar os seus viajantes espaciais ‘cosmonauta’, isto é viajante do cosmos. Nota interessante, a França denomina os seus viajantes espaciais como ‘espaçonautas’.

    Alan Shepard foi o primeiro norte-americano no espaço, mas não em órbita. Este título cabe a John Glenn.

    Dizer que William Anders foi o primeiro astronauta asiático não é correcto. Willam Anders nasceu em Hong Kong, mas era cidadão norte-americano. Não me recordo do local de nascimento dos primeiros cosmonautas, mas é provável que algum deles tenha nascido na parte asiática da URSS.

    “Abdul Ahad Mohmand tornou-se o primeiro afegão a partir fora da terra, retornando nove dias depois a bordo da estação espacial Mir, em 1988.” Errado! Abdul Mohmand foi lançado a bordo da Soyuz TM-6 e regressou à Terra a bordo da Soyuz TM-5 após um regresso bem atribulado!

    • Ana Guerreiro Pereira on 25/02/2011 at 19:18
    • Responder

    Acho q ontem, ao ver a Discovey descolar e a Terra quase em directo, lá de cima, acordou em muitos de nós o desejo e antigo sonho de ser astronauta. 🙂 Isto, numa altura em que todos nos dizem para parar de sonhar e passar às coisas práticas, é precioso. 🙂

  6. Obrigado Nuno pela informação adicional 🙂
    Cumprimentos

  7. Post cheio de informação e com qualidade. No entanto, gostaria de acrescentar que Valentina Vladimirovna Tereshkova foi a primeira cosmonauta da história e a primeira mulher a ir ao espaço, em 16 de Junho de 1963 a bordo da Vostok 6.
    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights