A Tenda

A constelação do Corvo possui uma estrela de nome “Alchiba”, de origem árabe, que significa “tenda”. Pode ser estranho, à primeira vista, tentar relacionar uma tenda à constelação que representa uma ave. Mas, prestando atenção no alinhamento principal da constelação (formado pelas estrelas, beta, gama, delta e epsilon), dá para fazer uma tenda vista de cima, com a estrela alfa servindo de estaca para prendê-la.

Como boa parte dos nomes das estrelas que chegaram até nós se deve aos árabes, nada mais natural do que eles avistarem um objeto bastante comum em sua região.

Essa constelação já era chamada de Corvo por civilizações bem anteriores (sumérios, hebreus, etc) por motivos mitológicos ou religiosos, mas o asterismo da tenda era quase evidente para os povos que viviam ?no deserto ou próximos dele, da mesma forma que nós hoje conseguimos fazer facilmente as figuras do Cruzeiro do Sul ou do Escorpião.

Alchiba tem um nome alternativo: ????Al Minliar al Ghurab, que significa “o focinho” (ou bico) do Corvo. Podemos encontrar estrelas cujos nomes começam com “Al Minliar” em constelações próximas, como a Hidra (Al Minliar Al Shuja) e Leão (Al Minliar al Asad).

Quem tiver dificuldades em fazer a figura do corvo quando identificar a constelação, basta tomar como referência a estrela Alchiba. Sabendo que o bico fica em Alchiba dá para formar o resto da figura sem problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights