Alerta: Japão com Terramoto e Tsunami

japao

De vez em quando, temos estas notícias que nos mostram o quão pouca importância o Homem tem na Terra, tendo em conta o poder da natureza.

Estava a trabalhar, com a CNN ligada, quando de repente começa a dar em directo que o Japão tinha sido atingido por um enorme terramoto, de 8.9 na escala de Richter. É o 5º maior terramoto de sempre.
Tem havido cópias sucessivas e menores, sendo que há poucos minutos atrás deu-se um com epicentro em Tóquio, com 6.8 na escala de Richter.

O principal, de 8.9, deu-se perto da costa, e perto da superfície, o que provoca enormes tsunamis.

O primeiro deles atingiu a cidade de Sendai, muito pouco tempo após o terramoto, o que levou a que não houvesse avisos a tempo para as pessoas escaparem.
A cidade tem mais de 1 milhão de pessoas (muitas delas já faleceram, como a CNN já reportou em Tweets que familiares dessas pessoas têm enviado).

A cidade foi arrasada por uma onda com 10 metros.
Foi a primeira vez que se viu em directo um tsunami a arrasar uma cidade.

2 lições a tirar disto:
– nós vivemos num pequeno pedaço de pó no Universo, que é bastante frágil e sujeita às leis da natureza. O Homem tem pouco poder contra estas forças.
– ao contrário do que já li em sites pseudo (sim! eles já começaram!), isto não é nenhum aviso para 2012. Isto nem sequer é fora do normal, como podem ler aqui. Simplesmente, actualmente temos meios tecnológicos que nos permitem ver em directo desastres em qualquer parte do mundo, o que há 20 anos atrás não era possível. Assim, temos muitas mais notícias de desgraças, e muitas mais provas disso. Não porque estes desastres aconteçam mais, mas simplesmente porque há mais informação actualmente.

9 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/03/2011 at 21:38
    • Responder

    Não fosse a preparação q toda a população da zona tem, as perdas de vida seriam ainda maiores… 🙁

    Mas daqui a saltar à teoria de gaia vai uma grande distancia.

    • José Ligeiro on 12/03/2011 at 19:23
    • Responder

    O ser humano é um animal que tem a capacidade de resolver problemas de deversos niveis de dificuldade, mas só age quando os males já afectaram alguem ou algo.
    Sabendo nós que esta area, zona do oceano pacifico, é bem afectada por tremores de terra, apenas à uma vintena de anos se começou a preparar o territorio para estas eventualidades com muito mais eficacia. É sempre triste a perca de seres humanos, pois todos temos uma missão e um serviço para fazer na comunidade.
    À semelhança desta situação, esperemos que não aconteca o mesmo que se passou em 1755 em Lisboa e arredores, pois nós não estamos de modo algum preparados como os nossos amigos orientais.

  1. E para além disso existem hoje mais pessoas a viver no mundo, e mais pessoas a viver em zonas de risco de desastres como sismos e tornados. Quando estes acontecem, acabam inevitavelmente por fazer mais vítimas.
    O que não impede os crentes do fim do mundo de declararem que as catástrofes estão a aumentar em número e gravidade só porque lhes convém.

  2. 2012… Que idiotas essa gente! Toda a gente sabe que são os americanos a testar as novas armas secretas… alias, o lançamento do vaivem há uns dias atrás – http://www.astropt.org/2011/03/06/vaivem-secreto-em-orbita/ – não é mera coincidência!

    E agora a serio: se não fosse no Japão, mas noutro ponto qualquer do globo com densidade populacional semelhantes, acho que podiam multiplicar o número de mortos por 100.

  3. De alguma maneira faz me sentir melhor ver os desastres naturais como os leucócitos do planeta. Será que é moralmente incorrecto??

  4. No words, too… :((((((

    Gaia é que manda…

    • ana patriarca on 11/03/2011 at 13:07
    • Responder

    Uma tragédia que nos remete à nossa pequenez.
    Os meus pensamentos estão com todos aqueles que neste momento estão a passar tempo difíceis naquela parte do mundo.

  5. Sem palavras… 🙁 🙁

  6. Deu agora na CNN que já há montanhas de mortos, incluindo em Tóquio, após o colapso de edifícios
    🙁

  1. […] 9 + premiada). Desastres: Eyjafjallajökull e vídeos. Maré Negra. Trovoada (aqui, aqui, e aqui). Terramoto no Japão (dias mais […]

  2. […] terramoto teria magnitude 15. O maior terramoto de que se tem conhecimento teve magnitude 9,5. O terramoto no Japão em 2011 teve magnitude 9. Um terramoto com magnitude 15 seria um milhão de vezes mais poderoso que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.