SOHO observa um objecto brilhante junto ao Sol!

Photobucket
Animação composta por 23 imagens captadas a 05 de Abril de 2011 pelo coronógrafo LASCO do observatório solar SOHO, mostrando um objecto brilhante junto ao disco solar.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/animação de Sérgio Paulino.

O coronógrafo LASCO do SOHO registou anteontem imagens de um objecto brilhante a cruzar os céus junto do disco solar. O objecto não era uma nave estraterrestre, o planeta Nibiru ou qualquer outro produto da imaginação humana. Era antes o gigante gasoso Júpiter em conjunção com o Sol!
Curiosamente, as imagens captadas pelo LASCO mostram não só o maior planeta do Sistema Solar, como também, pelo menos, duas das suas luas. Observem com atenção a mesma animação ampliada e centrada em Júpiter.

Photobucket
Júpiter e as suas luas Ganimedes e Calisto vistas através do coronógrafo LASCO do observatório solar SOHO. A imagem de Júpiter aparece alongada devido à saturação provocada pelo seu intenso brilho. Os restantes pontos são estrelas e ruído de fundo produzido pelo impacto de partículas energéticas nos detectores do coronógrafo.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/animação de Sérgio Paulino.

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Êh verdade, ninguém pode se por a destruir a fantasia alheia. Eu por exemplo estava arrumando até a casa para receber os viajantes, provavelmente, coitados, a fugir de um mega buraco negro no centro de nossa galáxia. Conclusão: fiz bolo, café e agora quem os consumirá?

    1. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 😀

  2. Eu acho tudo isso muito sem graça. Quando a gente pensa: ah, finalmente uma coisa diferente de tudo o que já se viu e a gente pode inventar qualquer besteira para ela! Pronto, lá vem vocês provar, por a +b que tudo aquilo era Júpiter passeando em sua órbita batendo papo com suas luas.

    Chatice… 😉

  3. @Paulo

    Pelo contrário, é uma pergunta pertinente!
    😀
    Os dois são observatórios solares espaciais. A diferença está na tecnologia. O SOHO está em actividade desde 1996, enquanto que o SDO tem apenas 2 anos de funcionamento, o que quer dizer que existe um fosso tecnológico entre os dois observatórios de cerca de uma década. Por outro lado, o SDO tem uma variedade de filtros e equipamentos que não existe no SOHO, pelo que fornece uma imagem mais completa (e mais pormenorizada) dos fenómenos que ocorrem no Sol.

  4. Em caso de dúvida, aconselho a confirmação da posição dos planetas (e das luas) no Stellarium ou em outro software semelhante. Refiro-me em primeiro lugar ao Stellarium porque é gratuito (http://www.stellarium.org/pt/).
    😉

  5. Perdoem-me a (possivelmente) pergunta estúpida, mas quais são as diferenças entre o SOHO (http://sohowww.nascom.nasa.gov/) e o SDO (http://sdo.gsfc.nasa.gov/) ?

  6. Eu por acaso pensei que fosse Mercúrio, porque está na altura de ele ir de um lado para o outro do Sol por estes dias…. Mas, mais uma vez por acaso, até não poderia ser Mercúrio porque ele está a passar pelo Sol do “lado de cá”! Há-de estar por estes dias a passar em conjunção inferior, e não superior, e portanto não se vê a face iluminada a partir de cá.
    Outra razão para não ser Mercúrio é a velocidade a que ele se desloca em relação ao Sol. Júpiter tem uma “velocidade” mais parecida com as estrelas do que Mercúrio 🙂 Mas pronto, tenho que admitir que demorei algum tempo a encontrar estrelas na imagem, só consegui detectar uma, o resto é ruído 😛
    Mercúrio está muito afastado do Sol, também, visto de cá… Não podia mesmo ser Mercúrio 🙁

    • Ana Guerreiro Pereira on 07/04/2011 at 02:57
    • Responder

    Entendi (até certo ponto, lol -quero sempre conhecer os fundamentos técnico-científicos por trás das observações, mas para isso precisava de um curso e mais tempo :D)! Obrigada, Sérgio 😀

    Preparem-se é para a avalanche de “nibiruuuuu!” e “naves espaciaaais!” que podem vir daqui… 😀

  7. Quanto à possibilidade de ser um cometa:
    Geralmente, os cometas surgem nas imagens do LASCO com outro aspecto e com outra trajectória. Vê, por exemplo:
    http://www.astropt.org/2010/10/22/momentos-derradeiros-da-vida-de-um-cometa/

  8. Ana,

    Já se sabia que Júpiter iria estar em conjunção com o Sol esta semana (aliás nas últimas semanas praticamente desapareceu do céu vespertino), pelo que seria de esperar a sua aparição nas imagens captadas pelo coronógrafo do observatório solar SOHO (que se encontra entre o Sol e a Terra, no ponto Lagrange L1). Por outro lado, estas são as imagens típicas dos planetas quando observados pelo coronógrafo LASCO. O seu brilho intenso satura os pixels em seu redor, gerando um traço horizontal sobre si, um artefacto que leva muita gente a acreditar estar a observar um disco voador junto do Sol.
    😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 07/04/2011 at 02:21
    • Responder

    Confesso que, não tendo quaisquer bases para poder olhar para o objecto brilhante nunca diria que é Júpiter e algumas das suas luas! 😀 ( Eu pensei, olha, um cometa! 😀 )

    Até estou com medo das reacções leigas-pseudo-conspirativas…

    Como é que se consegue saber que é Júpiter e não outra coisa qq?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights