Mosca da fruta “nada no ar”

As moscas-da-fruta não voam, mas nadam no ar.
Esta forma de locomoção, diferente dos outros modos de voar, faz com que se comece a pensar que se pode utilizar este conhecimento em carros voadores…

“Um estudo sobre o voo da mosca da fruta, publicado na “Physical Review Letters” , revelou que a forma de voar destes insectos não tem “praticamente nada a ver” com “modo padrão” deste movimento, em que as asas são flexionadas na vertical, de baixo para cima e vice-versa.
Os investigadores constataram que as suas asas movem-se na horizontal, num movimento que se assemelha muito mais ao nado de animais aquáticos, sendo esta a primeira demonstração de voadores que usam o arrasto para gerar propulsão.
Esta descoberta, para além de ser uma nova inspiração para projectos de veículos voadores, pode também ter impacto sobre a teoria da evolução. Alguns biólogos já tinham levantado a possibilidade de que alguns animais aquáticos poderiam ter evoluído para animais voadores directamente, sem precisar passar pela etapa terrestre. (…)”

Podem ler o artigo completo, aqui, aqui, e aqui.