Método Científico I – A Guerra Científica

A ciência é uma estrutura que funciona. Prova disso são o nosso microondas, o secador de cabelo, o corta-unhas ou até as caricas das cervejas. Como é que esta estrutura é suportada? O método é o principal componente. Depois a Ética e depois a Moral. Ao contrário da moral, que diz “não faças isso”, que fala dos deveres, a Ética diz como se age melhor e como se vivem os valores.

Quanto aos valores, que foram descobertos numa cultura e numa determinada época, os mais altos são os absolutos e universais. De seguida os 4 passos do estabelecimento do conhecimento científico:

1 – Observação

Implica cuidado a analisar os factos de forma apartidária. Sem especulações, crenças ou preconceitos. Seguidamente propor hipóteses.

2 – Experiência

Aferir os factos de forma experimental, quando possível. O objectivo, além de aferir os factos, é também conferir precisão e exactião (aqui podemos ver a diferença entre precisão e exactidão) e demonstrar relações entre observações e factos.

É imperativo que essas experiências sejam repetidas por outras pessoas e em diferentes situações.

3 – Explicação

A explicação exige discussão de observações prévias e contraditórias, caso haja. Demonstrar as relações entre as observações. E, assim, explicar a causa de determinado efeito.

4 – Generalização e Previsão

Neste ponto generalizam-se as observações e aceita-se que os factos descrevem a realidade. Por fim, estabelecem-se teorias válidas, predições e relações.

“Mesmo que a ciência busque a verdade, os resultados científicos não são verdades definitivas nem nada parecido com mandamentos divinos.” E “a publicação de resultados é sempre um convite para que outros pesquisadores verifiquem a sua precisão”.

Guerra ciêntífica

No final do século passado um grupo de filósofos e sociólogos travou uma guerra com cientistas. Estes filósofos  descreviam  a ciência como uma ferramenta de repressão e de capitalismo. Voltaram a questionar como as afirmações científicas foram feitas. Além disso a ciência, para eles, não descreve a verdadeira realidade. É uma religião. Prometeram desmistificar as práticas científicas.