Terra e Lua observadas pela JunoCam

A equipa da missão Juno tem estado desde a semana passada a proceder à verificação dos instrumentos científicos e de outros subsistemas da sua sonda. Na passada sexta-feira realizou um teste ao desempenho da JunoCam, uma câmara de grande angular especialmente concebida para a obtenção de imagens globais de Júpiter. Os alvos utilizados para esta primeira avaliação foram o nosso planeta e a sua companheira, a Lua.
Apreciem esta invulgar visão da nossa casa!

O sistema Terra-Lua visto pela sonda Juno no passado dia 26 de Agosto de 2011, a uma distância de 9,66 milhões de quilómetros.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Muito giro.

    Estranho o aparente alongamento da Terra … à distância que foi e com uma exposição tão curta (imagino pelo fundo sem estrelas) não seria de esperar. Isto é um “crop” de uma imagem muito maior, pelo menos assim parece pelos pixeis que são já claramente visíveis. Será que é um efeito de contraste provocado por uma das calotas polares ?

    1. Luís,

      Penso que o aparente alongamento da Terra se deve às condições de iluminação. Ou seja, estamos a ver a Terra e a Lua parcialmente iluminados (na altura o Sol estava posicionado à direita da Juno). Observa a posição da sonda dois dias antes: http://www.nasa.gov/images/content/582402main_MissionStatus_082411.jpg.

  2. É uma foto que Sagan iria adorar ver! 😉

    E parece-me que me consigo ver a acenar 😛

    1. Também me lembrei logo dele. Provavelmente ele diria algo como isto: http://www.youtube.com/watch?v=gCfemmxqaRg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights