Fantasia planetária – Nibiru

Uma página muito interessante na Super-Interessante:

“A internet converteu Nibiru num fenómeno de massas: os milhões de seguidores deste planeta inexistente, nascido da fértil imaginação do escritor pseudo-científico Zecharia Sitchin e suposto lar da poderosa raça alienígena dos Anunnaki, estão convencidos de que ele chocará com a Terra em 2012.
O astrónomo David Morrison, do Instituto de Astrobiologia da NASA, estima que haja uns dois milhões de páginas da internet dedicadas quase exclusivamente a discutir este assunto. Todos os dias, ele próprio recebe mais de cinco mensagens de correio electrónico com perguntas diversas sobre o hipotético e apoteótico fim do mundo. Além de Sitchin, temos de agradecer a Nancy Lieder, uma mulher que diz estar em contacto com extraterrestres (os zetas), graças a implantes que aqueles lhe colocaram no cérebro, e que anunciou a terrível notícia em 2004.
Na realidade, a ideia nem sequer é muito original. Há umas décadas, o colombiano Joa­quín Amortegui Valbuena, mais conhecido como V.M. Rabolú, já sustentava que o enorme planeta Hercólubus (tão fictício como Nibiru) se aproximaria catastroficamente do nosso, com o objectivo de depurar a aura terrestre, seja lá isso o que for.”

Neste post sobre o cometa Elenin, eu já tinha falado do Nibiru. Estas foram as minhas palavras:

O chamado planeta Nibiru foi imaginado por Zecharia Sitchin, que nada percebendo de ciência (incluindo astronomia), decidiu dizer que há um planeta gigante que passa por aqui periodicamente e que traz uma raça de extraterrestres chamada Anunnaki.
Podia dizer que era o Pai Natal, mas decidiu simplesmente mudar o nome e chamou-lhe planeta Nibiru. A crença é a mesma, o disparate é o mesmo, só muda o rótulo.
Qualquer pessoa minimamente inteligente perceberia que esta pessoa, das duas uma: acredita naquilo que imagina e por isso deveria ser internado (como qualquer outra pessoa com problemas mentais e que imagina ser o Napoleão, etc), ou não acredita mas decide vigarizar as pessoas de modo a fazer montes de dinheiro. Tendo em conta a quantidade de livros que ele vendeu, então penso que se percebe que ele simplesmente gosta de vigarizar os crentes que de forma acéfala aceitam qualquer conspiração disparatada que lhes seja apresentada.

Note-se que para Sitchin, esse enorme planeta viria perto da Terra (sem afectar os outros planetas), mas não colidiria com o nosso. Daí que os supostos extraterrestres saltavam do planeta deles para o nosso.
No entanto, em 1995, Nancy Lieder – mais uma pessoa com problemas psiquiátricos que só não está internada porque há outros muito piores que ela que acreditam nela – disse que recebe comunicações telepáticas de extraterrestres de Zeta Reticuli, e estes disseram-lhe que o Nibiru vai colidir com a Terra.
Em 1997, ela ficou famosa por dizer que os extraterrestres tinham-lhe dito que o cometa Hale-Bopp era afinal o planeta Nibiru que iria colidir com a Terra nesse ano. Muitos crentes acéfalos acreditaram nela e seguiam-na como se ela fosse uma profeta. No entanto, claro que ela só dizia disparates, e como se viu, o cometa Hale-Bopp era realmente um cometa, que veio e passou, e nada aconteceu – como sempre disseram os cientistas que iria acontecer.
Como entretanto perdeu aderentes, em 2003 tornou a divulgar a mesma mentira. Os extraterrestres disseram-lhe que o Nibiru iria bater na Terra nesse ano e destruir a Humanidade. Mais uma vez, houve acéfalos que tornaram a cair na mesma mentira e acreditaram nela. Como nada aconteceu, mais uma vez ela foi temporariamente votada ao esquecimento.
Mas as mentiras dão dinheiro. Daí que estes vigaristas não desistem, porque à conta disto, ficam ricos à custa dos crentes em conspirações.
Por isso, cá anda ela novamente. Resolveu disseminar a ideia – que, segundo ela, lhe foi comunicada telepaticamente pelos extraterrestres – que o Nibiru vai bater na Terra em Dezembro de 2012, e que o Elenin é na verdade o Nibiru disfarçado. O facto de que o cometa Elenin desintegrou-se em 2011 e não em 2012 não interessa para ela. O que interessa é dizer sempre os mesmos disparates de modo a vigarizar os crentes em conspirações.

Sendo que estes disparates são periodicamente transmitidos por este tipo de pessoas – são sempre as mesmas vigarices, repetidas em anos diferentes -, então qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que tudo isto é pura treta para enganar papalvos.
Infelizmente, os crentes em conspirações não têm esse filtro, e por isso não conseguem separar factos de mentiras imaginadas por vigaristas.

P.S.
(escrito a 14 de Dezembro de 2012): a 7 dias do suposto “dia fatídico”, se o Nibiru existisse estaria neste momento maior que o Sol no nosso céu, cobrindo grande parte do céu. Obviamente que basta ir lá fora e olhar para o céu, para perceber que mais uma vez toda a história do Nibiru é mentira. Mesmo assim, ainda há acéfalos a acreditar e a divulgarem vídeos e textos de vigaristas a dizer que ele vem aí. Enfim… não quererem sequer olhar para o céu, preferindo fechar os olhos e acreditarem em disparates, é a definição de burrice.

94 comentários

23 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Pois é, Carlos, a coisa não para, isso vai acabar virando uma seita, se é que já não o é, veja só o nível de um conspiracionista que achou que estava a se meter com um leigo:

    http://oi64.tinypic.com/2im9rpu.jpg

    • Paulo Sérgio on 14/12/2015 at 23:01
    • Responder

    Que engraçado, os cientistas conseguem encontrar vários astros distantes mas não conseguem encontrar Nibiru… por quê será? 😂😂😛

    1. Oi Dr.Carlos venho aqui novamente esclarecer minhas duvidas ,um tal numerólogo David ,disse que o niburo ira colidir com a terra dia 15 de outubro isso e verdade? E sobre o asteróide 2014 TCA ele correra perigo de colidir com a terra?

        • Cleilson on 28/09/2017 at 16:59

        Corrigindo ” 2012 TCA

      1. Nibiru não existe, como eu já expliquei dezenas de vezes.

        Numerólogo quer dizer: vigarista.

        Quanto ao asteroide, já escrevi há 2 anos sobre ele:
        http://www.astropt.org/2015/04/13/o-asteroide-2012-tc4-vai-colidir-com-a-terra-em-2017/

        abraços

  2. Então, para desespero da companhia do apocalipse, o grandioso fim do mundo de dezembro de 2015 faliu. Agora a nova data é em Abril de 2016, provavelmente dia primeiro de abril, pra combinar com o dia da mentira.

  3. E aquelas fotos que as pessoas tiram de outro astro ao lado do sol? O que é?

    1. Depende do que estiver a falar…

      No tag Nibiru, tem explicações diferentes para diferentes fenómenos:
      http://www.astropt.org/tag/nibiru/

      Por exemplo, por vezes os ignorantes-vigaristas dizem que é Nibiru quando é o planeta Mercúrio ou o planeta Vénus (que, vistos da Terra, estão sempre próximos do Sol).
      Note que já se conhecem as órbitas de Mercúrio e Vénus desde a antiguidade. Mas os “especialistas de net” desconhecem aquilo que a Humanidade já conhece há milhares de anos.

      Outras vezes são simples erupções solares, que os “especialistas de net” também desconhecem.

      Por fim, note que as pessoas não tiram quaisquer fotos. Nada daquilo são fotos tiradas pelas pessoas.
      Eles vão aos websites das sondas SoHO ou SDO (sondas feitas pelos cientistas e os websites têm o conhecimento que os cientistas disponibilizam para toda a gente) e ignoram as explicações que lá constam (basta ler) para dizerem parvoíces.

      abraços

        • João on 09/12/2015 at 22:15

        Ahh sim! Pensava que tinham a cara de pau de ir no photoshop adicionar o nibiru 😛

  4. O nível de loucura deve ser muito grande pra achar que se pode esconder um planeta. Ainda mais esconder um que nem existe

  5. Que artigo maravilhoso! Vou enviar para todos meus amigos lunáticos que acreditam nessa porcaria. É difícil abrir os olhos de quem não quer, mas quem sabe agora consigo 😛

  6. Olá,
    Esse tópico é bem antigo e não sei se ainda está ativo.
    Pelo o que me lembro o nome NIBIRU não saui da cabeça dele. NI.BRU era o nome do planeta em sumério, era assim que os sumérios o chamavam e a tradução significava o planeta de travessia.

    1. Curiosamente, não havia nada disso para os sumérios… isso é simples fantasia dos ocidentais atuais…

  1. […] – A personagem é somente um crente religioso na fantasia do Nibiru, que tenta ser famoso à custa de cenários […]

  2. […] 4 anos (em 2012), visualizei vídeos no YouTube com supostos avistamentos do imaginado planeta que não eram mais do que montagens muito mal feitas. Hoje, podemos vez exactamente as mesmas […]

  3. […] que NADA disto tem a ver com o Nibiru, que é somente uma fantasia (leiam aqui) de quem nunca observou o céu. A fantasia chamada Nibiru conta que esse suposto planeta gigante […]

  4. […] explicado dezenas de vezes, como por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, que Nibiru não existe e, no mínimo, se tratando de um […]

  5. […] CERN e Buraco Negro. Paródia. Instruções. Sondagem. Música. Nibiru: Goebbels, Hitler, fantasia, Elenin, saga, Hercólubus, Astrónomo. Alinhamentos. Alinhamentos Planetários e Terramotos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights