Uma Imagem, Seis Planetas

Calma, ainda não é sobre a conferência de imprensa do ESO… mas é quase tão espectacular, imagino. Vejam esta imagem incrível.


(Crédito: Nature)

A parte de cima mostra as observações, feitas pelo telescópio Kepler, do brilho da estrela Kepler-11. Os dados estão “em bruto”. Depois de algum processamento, obtém-se a figura em baixo. A linha horizontal onde se acumulam a maioria dos pontos corresponde ao brilho normal da Kepler-11. De vez em quando vemos uma série de pontos que “caem” dessa barra como se de uma cascata se tratasse. Cada sequência destes pontos corresponde a um trânsito de um dos 6 planetas que a orbitam ! Nem todos os pontos atingem a mesma profundidade porque correspondem a trânsitos de planetas com diâmetros diferentes e que por isso tapam áreas diferentes do disco da estrela. Os instantes dos trânsitos dos 6 planetas estão assinalados com bolas de cores distintas no eixo das abcissas. É incrível pensar que num gráfico tão pequeno, e aparentemente desinteressante, estamos na realidade a observar um sistema planetário em movimento !

1 comentário

    • Manel Rosa Martins on 12/09/2011 at 15:33
    • Responder

    Descomunal de significado, é..empolgante. :))

    Obrigado a Descartes pelos eixos das coordenadas. Dizem que cometeu erros, não entenderam que o processo não tem erros, tem constantes melhoramentos. Agora perante a desconcertante simplicidade, e as complexas implicações, deste gráfico, é inteiramente justo mencionar a sua obra.
    O facto de ainda não terem entendido não é grave, é agudo, pois é também o processo do conhecimento a evoluir. O livro “o erro de Descartes” é desafiante na sua especialidade.
    E Newton venceu o debate com Descartes, pois venceu, ainda bem. Teve um oponente de debate à altura e foi obrigado a dar o melhor de si próprio. Os dois (com outros) foram dignos pais do Iluminismo. Hoje desfrutamos da luz que eles nos deram. 6 exoplanetas (planetas exteriores – exo – ao nosso sistema solar) nesta incrível imagem.

    Abraço Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights