Planetas em Alfa Centauri B ?

Um dos trabalhos apresentados na conferência Extreme Solar Systems II, em que o português Nuno Santos é um dos co-autores, descreve o estado actual da procura de planetas em torno de Alfa Centauri B pelo HARPS. Os autores estão a realizar observações da estrela com uma frequência elevada e a estudar as variações na velocidade radial que podem ser atribuídas à sua actividade magnética. Desta forma, este ruído pode ser extraído das observações revelando as pequenas oscilações na velocidade radial devidas a planetas pouco maciços. O trabalho, apresentado sob a forma de um poster é:

“A HARPS Search for Low Mass Planets Around Alpha Cen B: First Results. Xavier Dumusque, C. Lovis, N. C. Santos, S. Udry, M. Mayor, F. Pepe, 2011”

Jean Schneider comentou no blog Centauri Dreams, de Paul Gilster, que os dados permitem já excluir a existência de planetas com massa superior a 4 vezes a da Terra em órbitas com períodos inferiores a 300 dias. Note-se que, mesmo que nenhum planeta seja detectado pela técnica da velocidade radial, tal não prova que não existem planetas em torno de Alfa Centauri B. De facto, se a inclinação das órbitas dos planeta for perpendicular ou quase à nossa linha de visão, o efeito observável na velocidade radial da estrela seria nulo ou demasiado pequeno para ser detectado.

2 comentários

1 ping

  1. como um sistema triplo de três estrelas, sendo uma delas com um diâmetro um pouco maior que o sol, mas catalogada como estrela semelhante ao sol ou seja amarela, faz com no mesmo sistema tenha outra estrela um pouco menor em diâmetro que o sol tenha planetas em órbita da mesma e uma estrela tipo anã vermelha bem menor de pouca massa que esta há uma distância bem relevante das duas estrelas centrais do sistema de três estrelas, mesmo assim consegue se interagir com as duas estrelas maiores que ela no sistema, mantendo uma interação gravitacional, que mantêm o sistema solar ali situado em ordem. também não haveria possibilidade de haver planetas orbitando a Estrela Próxima Centauri, isto devido a enorme distância entre ela e duas estrelas do sistema. Pois no meu entender o motivo de tanta especulação em torno além da orbita de plutão, algo esta mexendo com a trajetória de cometas, não seria porque mais além não poderia existir uma estrela anã castanha de pouca energia, mas com planetas em sua orbita, e que um planeta com massa de duas a quatro vezes a do planeta jupiter , e com uma órbita bastante inclinada chegaria a meio caminho do planeta anão plutão causando alarme entre os astrõnomos americanos, franceses e agências européias. Não teriamos que focar um telescópio também na estrela Próxima centauri pois na minha opinião teriamos surpresas. Pois como sabemos já foi constatado cientificamente que a estrela anã branca que órbita a estrela Siris A tem um planeta do tamanho de jupiter em sua órbita. Porque não se as estrelas anãs vermelhas são em grandes quantidades em nossa galáxia, não é eu que digo isto são os avanços tecnológicos, atráves dos telescópios que com sua tecnologia veêm com suas lentes distâncias enormes do Cosmos. Estas são minhas conclusões Centauri respeito do sistema solar Triplo de Alpha Centauri, apesar de que foco principal da matéria seja em torno da estrela Alpha Centauri B de cor alaranjada no qual descobriu um planeta um pouco maior que a terra em sua órbita, porém bem proximo da estrela, não havendo possibildade de vida sendo um clima semelhante ao planeta Vênus, lembrando que a Estrela Alpha Centauri B é menor que o sol, e que o planeta está a dez milhoes de quilômetros da órbita da estrela.hecido Espero ter ajudado, pois a pesquisa para mim é um conhecimentos adquirido com poucas pessoas enteressados em astronomia ou ramo do saber. Até mais….B

    1. Entendi muito pouco do seu comentário…

      Mas confundiu planetas no sistema estelar mais próximo do nosso com Plutão.
      Não, essa situação com Plutão não faz parte da realidade.

      abraços

  1. […] 581g (notícia), Gliese 667 cC, GJ 1214b (atmosfera de água), Kepler-186f, KOI-961, KOI-172.02, Alfa Centauri, Quinteto, Mais 10 + 18 + 50. HD 132563. HD 85512b, HD 10180, HD 40307g, Kepler-10b, Kepler-11, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.