Cometa Elenin não é um Buraco Negro

Temos recebidos vários comentários com esta pergunta, por isso resolvi fazer um post sobre isto.

O cometa Elenin era um pequeníssimo cometa, que nada tinha de especial.
A prova que nada tinha de especial é que teve o mesmo destino que outros: sublimou ao passar perto do Sol, e assim desapareceuacabou.

Então porque continuam a fazer perguntas sobre o Elenin?

Porque um vigarista que nada tinha para fazer, resolveu criar um vídeo no Youtube a dizer que o cometa é um buraco negro.
Não vou colocar aqui o vídeo, porque seria dar publicidade a vigaristas. Sugiro que também nem vejam o vídeo nem o divulguem, porque seria dar publicidade a vigaristas.

A verdade é que quem diz que um pequeníssimo cometa, que já nem existe, é um objecto bastante massivo como um Buraco Negro, é porque nada percebe de astronomia.
Sinceramente, dizer que o Elenin é o Pai Natal seria uma parvoíce menor do que afirmar que é um buraco negro.
O vídeo é um completo desfolhar de idiotices, barbaridades, mentiras, e vigarices.

Se o minúsculo cometa Elenin fosse um massivo buraco negro, isto era o que se via no céu:

Ou seja, veria-se o buraco negro a roubar massa ao Sol.

Qualquer pessoa pode ir lá fora, olhar para o céu, e ver que o Sol está normal – não se vê nada a roubar massa ao Sol.
Como se comprova, a pessoa no vídeo é mais um vigarista, com uma mentira tão básica que qualquer pessoa pode provar que é mentira.

24 comentários

4 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reinaldo da Silva on 20/08/2016 at 06:26
    • Responder

    Comparar o cometa Elenin a um buraco negro, seria o mesmo que comparar um mosquito com o monte Evereste, não tem nada a ver uma coisa com a outra, não tem nada a ver, é um absurdo tentar ligar uma coisa a outra.

  1. Olá! Há alguma coisa para se falar do segundo sol? Uma teoria, uma critica, qualquer coisa

  2. Qué coisa gente!

    Este senhor não é engenheiro reconhecido pela Universidade do Chile e tenho um comunicado que a própria Universidade deu a um dos jornais mais importantes desse pais (La Nación) para parar com a farsa:

    “Hemos revisado las bases de datos de nuestros egresados y el señor Pedro Gaete Valenzuela no figura en los registros de la Escuela de Ingeniería y el Depto. de Ingeniería Eléctrica”

    Até no Twitter oficial da Universidade podia ser lido: “Para todos quienes han consultado sobre si Pedro Gaete es de la U. de Chile, les informamos que no hay registro de él en nuestra Facultad”.

    o artigo completo pode ser lido em:

    http://www.lanacion.cl/gaete-no-figura-en-registros-universitarios-y-lo-acusan-de-chanta/noticias/2012-03-28/231842.html

    Agora, uma coisa é certa: ele conseguiu alertar sobre um grande movimento telúrico no Chile (diz que seria de 9,2 e que quebraria o Chile em três partes entre o 23 e 27 de março de 2012) dias antes que um terremoto de 7,2 realmente acontecera no dia 25/03/2012 (só que nada foi dito na imprensa internacional pois para o Chile um movimento dessa magnitude é quase normal, não tiveram danos de nenhum tipo e foi considerado só como de “grande intensidade”) http://www.youtube.com/watch?v=aUuSNdf4wmM

    Como ele fez então? não sei…mas acertou.

    1. Como pode ver pelo post e pelos comentários, pode ver que aqui foi sempre dito que ele era um vigarista à luz do conhecimento, e foi dito desde o início que se duvidava que ele fosse engenheiro.
      Não sabia deste comunicado emitido este ano. Devia ter sido emitido logo de início.

      Quanto à sua pergunta final, é fácil de responder:
      Acertou, porque fez das pessoas parvas.
      Da mesma forma que eu acertei quando EU disse que ia haver um terramoto na Califórnia no dia seguinte, e houve 52 terramotos na Califórnia.
      É fácil acertar quando se sabe que todos os dias se acerta. É uma forma de apanhar os distraídos. A Nixa anda distraída.

      abraços

  3. Olá,

    Eu assisti ao vídeo do diretor de projetos científicos do Chile. Devo admitir que fiquei muito intrigado…

    Pois o homem mostrou fotos do suposto cometa/buraco negro, se alimentando do Sol…

    Seria possível??

    O que vc acha que seria a tal foto?

    att,

    Thales

    1. Não, não é possível.

      Qualquer pessoa pode fazer essa experiência, bastando ir lá fora, como expliquei no post.

      O vídeo não mostra quaisquer fotos de buracos negros.
      Mostra sim imagens artísticas, como aquela que existe neste post. Ele próprio diz que é uma “maquete digital”, ou seja, uma imagem feita totalmente em computador. Não é qualquer foto da realidade.

      O homem é engenheiro e nada percebe de astronomia.

      abraços

  4. Lembrei-me de outro factor:

    Um Buraco Negro que estivesse perto do Sol, além do que se vê na imagem do post, provocaria igualmente lente gravitacional de objectos por trás desse buraco negro. Por isso veriam-se várias “cópias” de objectos distantes.

    Exemplos:
    http://www.astropt.org/2011/09/17/desafio-44/
    http://www.astropt.org/2010/07/23/quasar-descoberto-por-microlente-gravitacional/
    http://www.astropt.org/2009/10/21/incrivel-anel-de-einstein/

    • Willians Nascimento on 21/10/2011 at 04:00
    • Responder

    Olá.
    Sou leigo em astronomia busco informações na internet. E o que observo é existe muita desinformação sobre o Elenin. Há um certo irritamento por parte de profissionais que deveriam esclarecem dúvidas de formas científicas mostrando fatos concretos para derrubar teorias ditas absurdas. Combater teorias com outra teoria não resolve. Necessitamos de informações que tenham uma base.
    Essa animação é muito bonita por sinal, parabéns pelo trabalho artístico, Mas não foi suficiente para me esclarecer sobre esse assunto.
    Humildemente deixo aqui algumas dúvidas para que se possível me esclarecer.

    Um buraco negro de aproximadamente 3 km a uma distância de 35 milhões de quilômetros. Seria visível a olho nu?

    Como explicar o aumento das atividades solares? Como explicar o aumento de ejeção de massa coronal do sol, sem nenhuma tempestade solar dessas atingir a Terra.

    Agradeço desde de já um esclarecimento de sua excelentíssima pessoa, Se possível!

    Atenciosamente
    Willians Nascimento – São Paulo -BR

    1. Olá,

      Os profissionais esclarecem sobre o assunto.
      Só nós temos 20 artigos a esclarecer sobre o Cometa Elenin:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/
      As pessoas têm é que ler os artigos. Não podem dizer que não existem.

      E tudo o que é científico, mostra-se factos concretos, que vêm de teorias científicas… e não de mentiras de conspiradores.
      O vigarista que diz que o Elenin é um buraco negro não tem qualquer teoria (as teorias são baseadas em observações e factos comprovados). Ele teve é uma ideia disparatada, e sabe que quanto maior o disparate, melhor, porque os crédulos gostam de ser vigarizados.
      Se eu puser um vídeo no YouTube a dizer que o Sol é um unicórnio… isso não é nenhuma teoria. É um puro disparate. No entanto, muita gente vai atrás, porque não pensam.

      Quanto às suas dúvidas:

      – qualquer buraco negro seria visível se estivesse a retirar massa da estrela ou de planetas… assim como qualquer buraco negro provocaria mudanças gravitacionais nos outros objectos… se um buraco negro estivesse perto do Sol seria facilmente reconhecido. A imagem do post é clara. Se chegar lá fora, olhar para o céu, e não vir nada disso, então não há qualquer buraco negro.

      – a actividade solar aumenta em ciclos de 11 anos. É normal. Várias tempestades solares têm atingido a Terra… daí se verem auroras.
      Aconselho as categorias sobre o Sol e Auroras, que nada têm a ver com o cometa Elenin ou com Buracos Negros:
      http://www.astropt.org/category/estrelas/sol/
      http://www.astropt.org/category/planetas-e-luas/terra/auroras/

      abraços

  5. Acéfalo é quem cria uma opinião baseada em apenas xingamentos. Apresente FATOS, EXPLIQUE porque é mentira antes de descredibilizar.

    1. Está explicado no post. Basta lê-lo, ver a imagem, ir lá fora e ver se vê alguma coisa igual.

      Está PERFEITAMENTE explicado no post.

      Mas já deu para perceber que o Pedro Zanotto além de acéfalo é ceguinho.

      Os seus professores podem ficar a saber deste seu comentário… e da forma como se dirige a professores universitários… e assim já percebem o tipo de aluno que têm em mãos.

    2. O Pedrito continuou a barafustar, insultando as pessoas, como se tivesse alguma razão, continuando a ser mal-educado para quem lhe dá conhecimento. Mas é para trolls que serve o sistema de SPAM.

      Os factos são simples:

      1 – tudo está perfeitamente explicado no post. Por isso, o Pedrito dizer que se deve apresentar factos e explicar, é de uma ignorância terrível. Bastava ler o post para perceber que tudo estava explicado.

      2 – existem cerca de 20 posts sobre o cometa Elenin. Em vez de procurar a informação, o Pedrito preferiu vir insultar quem lhe dá o conhecimento… só porque o Pedrito não quer ler as explicações que estão disponíveis para todos.

      3 – em lado nenhum no post aparece a palavra “acéfalo”. O Pedrito inventou porque não sabe ler e adora fazer de troll.

      4 – acéfalo aparece num comentário, como sinónimo de quem demonstra falta de literacia funcional. Isto já foi explicado aqui no blog por diversas vezes. Como o objectivo do Pedrito não é aprender mas simplesmente fazer de troll, então cai aqui de pára-quedas e lembra-se de acusar as pessoas sem perceber o contexto… e não percebe porque não quer – porque prefere perder o tempo a insultar, em vez de ir procurar as explicações para o que foi dito.

      5 – para que fique claro: o Pedrito entrou num local de conhecimento, um sítio de ciência (como um Museu, um Centro de Ciência, um Planetário, uma Universidade, etc, se fosse ao vivo), e resolveu logo “disparar”, assumindo que sabe tudo sobre o lugar, e insultando as pessoas que lhe dão conhecimento. Em vez de respeitar o local onde entrou pelo conhecimento que lhe dá, e tentar perceber o que lhe é dito, o Pedrito resolveu imediatamente começar a insultar quem lhe dá conhecimento. Se fosse um local ao vivo, era chamada a segurança para obviamente o convidar a sair, porque a sua atitude é puramente de troll. Como este é um local online de conhecimento, então é-lhe respondido na mesma moeda, e os seus comentários são imediatamente enviados para SPAM sem sequer serem lidos.

      6 – a imagem que o Pedro Zanotto deu é que a PUCRS não dá educação aos seus alunos, e por isso o Pedro Zanotto apareceu aqui a demonstrar uma total falta de literacia funcional. Os professores do Pedro Zanotto que venham aqui ver os seus comentários deviam ter isto em atenção: ele não quer saber de conhecimento, mas simplesmente gosta de ignorantemente insultar quem lhe dá conhecimento. Comparando com ao vivo, a atitude do Pedro Zanotto foi similar a entrar numa sala de aula onde nunca entrou, com professores que nunca conheceu, e imediatamente começar a dizer disparates só porque leu alguma coisa no “quadro” sem perceber que antes disso muita coisa foi dita. Será esta imagem de troll do Pedro Zanotto que os seus professores querem ver nos alunos? Não me parece. Logo, devem tomar medidas para ensinar o Pedro Zanotto a usar alguns dos seus neurónios e a perder a mania que é troll. Eu percebo que seja difícil dar educação e ensinar pensamento crítico a quem nitidamente quer ser troll. Mas se o caso é esse, então deve haver consequências, porque nenhuma Universidade deve querer que os seus alunos se portem desta forma.

  6. pior é acreditar que vamos ser visitados por seres de outros planetas e ainda achar que eles são do bem \o/

  7. Ahhh, afinal os Maias enganaram-se nas contas!
    Que tal umas ogivas de fusão ou fissão nuclear na “vasilha” do Apophis?
    Aquilo dá para derreter?

    1. O Apophis pode não ter qualquer perigo 😉
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/

  8. Nunca vi tanta parvoíce junta por causa desde pequeno Cometa…

    Mas a muita gente por ai que se aproveita da ingenuidade, dos menos atentos…

    LOL

  9. O astrofísico e diretor do Planetário Hayden no Museu Americano de História Natural em Manhattan’s Upper West Side, o americano Neil DeGrasse Tyson fala sobre o evento da queda do asteroide Apófis sobre a Terra em 2036.

    Esse sim poderá dar problemas, as chances são remotas mas existe. Guarde esse nome:

    APOPHIS.

    http://www.youtube.com/watch?v=JyF_GKukjFM&feature=related

    1. Eu conheço o Tyson, e visito regularmente o Rose Center (que tem o Hayden) 😉

      Já falei do Apophis aqui:
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/

      Data a marcar no calendário: 13 de Abril de 2036 😉

      abraços

  10. Bom dia gostaria seber um pouco a respeito do asteróide yu-55,há tantas especulações na net que causa um certo medo,o que você acha?É possivel uma colisão com a terra?É possivel que sua passagem possa mudar os pólos ou causar outro problemas com nosso planeta?
    Desde já agradeço as tua informações aqui postadas no teu blog.

    1. Olá,

      O YU55 não dará problemas. Passará em Novembro.

      Um dia destes colocarei um post sobre ele 😉

      abraços

  11. Pior é ver essa afirmação (Elenin é um buraco negro) vinda de um Engenheiro…

    1. Eu não sei se ele é engenheiro… ele diz que sim, mas a palavra dele não é de confiança… 😉

      Por outro lado, mesmo que o seja, pode não perceber nada de astronomia, como eu não percebo de engenharia 😉
      Claro que a grande diferença é que eu não faço vídeos no Youtube a afirmar besteiras sobre a engenharia 😉

      Quando vi o vídeo, a 1ª coisa que me veio à cabeça é que isto é um estudo feito por alguém.
      É que as afirmações são tão mentirosas e tão parvas, que pensei ser um vídeo a testar quem seria tão acéfalo para crer cegamente e divulgar tamanhas parvoíces.
      Ou seja, seria um vídeo para testar o nível de crendice fundamentalista, anti-conhecimento, das pessoas.

      Não sei se é ou não, mas as coisas que ele diz são tão facilmente verificadas como sendo perfeitas mentiras, que a ideia que me dá é que é um vídeo a gozar ou a testar os crentes e divulgadores acéfalos destas parvoíces.

    2. Tem acerteza que a pessoa em questão está inscrita na Ordem dos Engenheiros ou se realmente tem grau académico para tal?

  1. […] e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, NASA, anã castanha, reflexo, buraco negro, Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que passaram, desaparece, adeus, 16 de Outubro, […]

  2. […] dizer que o cometa era um buraco negro, quando bastava olhar para o céu para perceber que isso era uma total mentira. O obscurantismo, a vigarice, a mentira, chegaram a este ponto, de levar as pessoas a acreditar em […]

  3. […] que eram ditas sobre o cometa Elenin? Será que já se esqueceram do viral video a dizer que o cometa Elenin era um buraco negro, por exemplo? Será que as pessoas são assim tão ingénuas para considerarem vídeos no Youtube […]

  4. […] o mínimo de conhecimento sobre cometas, não se deixavam levar por completos disparates de que o cometa Elenin era um buraco negro). Juntando pensamento crítico, a um básico conhecimento multidisciplinar dos assuntos, a uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.