Barulhos Estranhos por todo o mundo

Anda aí uma nova moda de sons estranhos supostamente ouvidos em diferentes partes do mundo.
E muita gente anda a perguntar se será verdade.

Eu recuso-me a colocar aqui os ditos vídeos, porque não vou dar publicidade a vigaristas.

De qualquer modo, já vi e ouvi alguns e não preciso ser técnico de som para perceber que é tudo uma grande treta.
Só preciso de pensamento crítico e de utilizar o “Baloney Detection Kit” do Carl Sagan (que podem ler aqui).

Não existem quaisquer barulhos ou sons estranhos vindos do espaço ou da Terra.
Existe sim a mesma estratégia manipuladora utilizada milhares de vezes pelos vendedores de banha de cobra para fomentarem o mistério onde ele não existe, de modo a fazerem dinheiro com isso (publicidade e hits).

Mas será que já se esqueceram de todas as porcarias que eram ditas sobre o cometa Elenin?
Será que já se esqueceram do viral video a dizer que o cometa Elenin era um buraco negro, por exemplo?
Será que as pessoas são assim tão ingénuas para considerarem vídeos no Youtube como fontes credíveis?

Até um site pseudo criado com o único objetivo de divulgar este não-mistério, diz que isto é treta falsa feita com programas simples de computadores e telemóveis perto, de modo a enganarem a população e fazerem $$$ com isso. O título desse post? Fake-tastic Fakefest.

E depois aparecem os adeptos New Age a dizerem absurdos destes, como nos mostraram no Facebook:
“I hear this internally often, the bellow is sometimes more than other times and during meditation when the chakras are open, I call it the ultra sound of the universe – it’s heart beat is playing our anthem, Peace – love and harmony”
Enfim…
Quando li isto, só me veio à cabeça dizer: Oh My Aliens… levem estas pessoas deste planeta…

Já o nosso colaborador Manel Rosa Martins disse isto:
“A análise da frequência do som feita por programas informáticos revela que esses vídeos são uma vigarice. Há sobreposições do mesmo som duns vídeos para os outros e a frequência de 500Mhz não existe em floresta aberta, é antes a frequência dum toque de telemóvel gravado por equipamento amador e de fraca qualidade (há amador bastante melhor).
Não nos deixemos enganar pela primeira vigarice que aparece no YouTube. O que estes vigaristas pretendem é serem reconhecidos pelo número de hits que conseguem.”

Todos os meses há uma porcaria nova que vira viral video no Youtube, devido à publicidade dada por ingénuos que continuam a acreditar em mistérios inexistentes.
E as pessoas continuam a cair… não aprendem.

23 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Em uma conversa de bar recente (como já estamos em dezembro, o assunto “fim do mundo” sempre surge numa brincadeira ou outra), eis que um amigo comentou sobre esse “fenômeno”. Como eu nunca tinha ouvido falar a respeito disso na época em que os boatos surgiram e achei logo estranho que algo tão incomum me passasse desapercebido. Ele pegou o celular e mostrou alguns vídeos no Youtube (primeiro aquele dos lenhadores no Canadá e depois alguns “eventos” que ocorreram aqui no Brasil) . Achei tudo muito estranho, mas fiquei suficientemente curiosa para pesquisar algum artigo a respeito no AstroPT (pois imaginei que vcs deveriam ter comentado algo sobre o “mistério” na época). Mas nem precisou de perder muito tempo procurando por explicações científicas para o fato. Basta ver que os tais vídeos são pura mentira. Todos seguem um mesmo padrão: geralmente os fenômenos ocorrem de madrugada, onde as ruas estão praticamente desertas ou em campos abertos sem ninguém por perto; geralmente há apenas uma testemunha empolgada ou assutada com os barulhos (que é exatamente quem está filmando); ou então está sendo filmado do alto, geralmente da janela de um apartamento onde não há ninguém (além do sujeito que está filmando) comentando o fenômeno (nem menos vizinhos são vistos olhando pelas janelas); dizem pessoas de cidades inteiras ouviram o barulho, mas nunca se encontram vídeos de pessoas nas ruas, olhando para o alto e comentando o fato, enfim.. Exceto para o vídeo dos lenhadores do Canadá (onde pelo menos aparecem uns dois ou três camaradas) TODOS os outros relatos filmados atendem ao mesmo padrão – algo difícil de ocorrer em cidades grandes (ou mesmos pequenas) para um fenômeno tão estranho e assustador, cujo som é “tão alto” que foi capaz de “disparar alarmes dos carros”… Qual é.. Não entendo como alguém pode dar credibilidade a esses vídeos!!! Vai ver a coisa toda começou com tais lenhadores do Canadá – me arrisco a dizer, que talvez eles queriam fazer uma brincadeira inspirado no filme “Fogo no Céu (Fire in Sky)”, onde os protagonistas também eram lenhadores.. ;o)

  2. Não quero entrar em polémicas. A primeira vez que tive conhecimento destes vídeos foi dia 17 de Março de 2012 depois de uma madrugada ter ouvido uns sons estranhos. Eram de tal forma estranhos que resolvi pesquisar se mais alguém os teria ouvido. Por parecer que os sons eram estranhos e que vinham do céu, este foi o termo que pesquisei. Foi quando vi que existem muitos vídeos sobre o assunto. Não defendo se são verdadeiros ou falsos. Há cerca de 2 semanas, ouvi novamente, embora com menos intensidade.
    Não acredito que sejamos visitados por ETs, não acredito no paranormal, não sou religiosa, mas tenho a certeza do que ouvi. E o áudio de alguns dos vídeos online assemelha-se muito ao que eu ouvi. Encontrei online uma possível “explicação” para estes sons que tinha a ver com fenómenos bem terrenos.
    Duvido que uma manobra publicitária se desse ao trabalho de ir incomodar habitantes de uma pacata aldeia de Portugal reproduzindo estes sons a meio da noite… mas tudo é possível…

    1. Olá, Luisa.

      Antes do mais: sou ateu, materialista e permanentemente cético.

      Apenas ontem tomei conhecimento desse (alegado?) fenômeno. Entre gente disposta a acreditar em tudo e gente disposta a não dar crédito algum a ninguém, está bem difícil me orientar sobre o assunto. Na Imprensa minimamente confiável, no Brasil ou fora dele, não encontro nada. Queria saber se você topa manter contato comigo – se é que ainda tem aparecido por aqui, passados esses três anos.

      Bem, é isso. Marquei a opção “Quero ser notificado de comentários adicionais por e-mail”, de modo que, se você comentar, saberei; e entrarei em contato.

      Abraço.

        • Josias Filho on 20/11/2015 at 21:07

        Ah, obrigado pelo espaço, Carlos Oliveira.

    • Nuno Miguel Luis Monteiro on 12/04/2012 at 10:29
    • Responder

    Então quer dizer que todas as pessoas combinaram e fizeram isto em várias partes do mundo ….

    O Carlos pode provar isso?….eu não posso posso provar que os sons existem por nem ouvi

    O Carlos pode provar que de facto foram cópias que no mundo inteiro uns tolinhos ou manipularores publicitários fizeram isto para criar medo?

    Ou é só a opnião do Carlos porque o Carlos também Não sabe?

    1. Ninguém lhe disse que as pessoas combinaram. Sabe o que são copycats?

      Sugiro que pense nas coisas antes de afirmar coisas que eu não disse…

      Eu não dou opiniões.
      E também não lhe disse que eram todos tolinhos.
      Baseio-me obviamente no senso comum, na literacia funcional, e em 100% de experiências passadas.

      Da mesma forma que a Gravidade funciona da mesma forma na Terra em todo o lado, seja em Portugal ou na China. Não é a minha opinião. Baseio-me obviamente no senso comum, na literacia funcional, e em 100% de experiências passadas.

    2. E já agora Nuno, escusa de entrar aqui no blog para insultar as pessoas fazendo uso de outro nome: Joaquim Gonçalves.
      Sabe que conseguimos ver o IP das pessoas…

      Devido a essa clonagem, com o intuito único de enviar comentários carregados de insultos só porque não quer aprender, a partir de agora os seus comentários irão direitinhos para SPAM sem ninguém os ler.

      Quer cair em tudo que é mentira, está no seu direito.
      Mas não tem o direito de entrar num local de conhecimento e armar-se em troll.

    • Nuno Miguel Luis Monteiro on 12/04/2012 at 00:06
    • Responder

    Eu não entendo como é que alguem se dá ao trabalho de ir a varias partes do mundo colocar videos de sons tão parecidos ,,,eu não acredito em nada inclusivie em pessoas que acham que sabem mais do que aquilo que desconhecem…

    1. Por o Nuno desconhecer ou não entender, não quer dizer que as outras pessoas não saibam.

      O Nuno poderá não saber explicar correctamente como funciona uma televisão, mas isso não quer dizer que não hajam pessoas que saibam.

      Só por o Nuno não entender ou desconhecer, isso nada diz sobre o fenómeno ou sobre o conhecimento das outras pessoas.

      Neste caso, não é preciso uma pessoa ir a várias partes do mundo. Enfim…
      Sabe o que são cópias feitas por outros?
      E sabe o que são manipulações digitais?

    • Plyttz Brownie on 21/02/2012 at 00:13
    • Responder

    Realmente gostei de seus comentários, somente tenho visto fake sobre tais assuntos, incluindo Nibiru, Aliens, Sons estranhos dentre outros. Sobre Elenin eu nem perdi meu tempo, apesar de uma idiotada acreditar. Tenho acompanhado com resalvas o site do Rodrigo Romo – http://www.shtareer.com.br – que coloca muitas coisas inexplicáveis a tona, porém como é dentro do campo espiritual nã podemos comprovar. Mistérios estão espalhados no mundo inteiro, como vc mesmo deve saber, mas provas concretas ainda não temos.

    Posso arriscar que a única coisa que vi ao vivo e a côres e por diversas vezes foi quando fui na Igreja Mundial do Poder de Deus e vi muitos Milagres reais acontecerem. Posso afirmar que Deus realmente existe pois o que vi e pelo nº de pessoas que lá frequentam em um culto (as vezes pode passar de 300,000 pessoas) e pelos testemunhos, que presenciei e até mesmo pela TV que são programas exibidos ao vivo para o mundo todo, não tem como ser Fake. O Apóstolo teria que comprar milhares de pessoas por culto, pois quando ele pergunda à multidão que frequenta, a maioria responde que já recebeu a presença de Jesus e por indução o Milagre. Se não fosse por isso eu nem acreditaria em Deus, pois o mundo está indo de ladeira abaixo. Para se receber o tal milagre a pessoa tem que se desligar do mundo, vivendo-o sem participar das palhaçadas do dia-a-dia – Tem que se eliminar o Ego – procurando o máximo possível sair da Ilusão. Como somos observados de segundo a segundo pelas altas Hierarquias, daí eles sabem quem é quem e o grau de merecimento, daí o Milagre e quase o passaporte para o deve estar por em tempos futuros (escapar da graxa), sendo um possível habitante da 6º raça no planeta em 5D….

    Plyttz Brownie

    1. Oi,

      Não percebi a 2ª parte, mas note que aqui trata-se de conhecimento e não de crenças, sejam elas quais forem. Nem as minhas quero saber 😉

      Sobre Milagres, tem aqui como as Igrejas fazem:
      http://www.astropt.org/2011/06/10/milagres-a-venda/
      E o próprio James Randi dá 1 milhão de dólares a quem provar esses milagres. Até agora, nenhuma igreja provou isso.

      Note que testemunhos não contam.
      Senão eu também posso testemunhar que existem unicórnios voadores invisíveis.

      abraços

  3. Rapaz…
    Você é bom mesmo!
    Você disse:
    Assim, de repente (pesquisei só 5 minutos), li algumas coisas
    Olha, existem renomados cientistas que pesquisam a vida toda e só chegaram a simples teoremas…
    Tenta se dedicar um pouco mais, quem sabe uns 10 minutos, com tanto potencial analítico, certamente chegará a unificar as teorias do universo!
    Abraço

    1. Pois sou. Ainda bem que reparou.

      E sabe que para saber quanto é 1 + 1, ainda preciso de menos tempo. Realmente sou o máximo!

      LOLLLLLLLLLLLLLL enfim….

      Basta ter um pouquinho de inteligência e conhecimento.
      Se você procurar ter mais conhecimento sobre os assuntos, e tiver um pouquinho de pensamento crítico, vai ver que um dia, num futuro distante, também vai conseguir fazer o mesmo.

      abraços

    • Marcelo Ramos on 15/02/2012 at 01:50
    • Responder

    Bom dia Carlos Oliveira

    Gostaria de apenas uma informação se possível, sei que não é exatamente sua area, mas como você tem um pouco mais de acesso ao meio acadêmico, por um acaso conhece o geofísico e professor do Azerbaijão, o Dr. Elchin Khalilov

    http://verdadexplicita.blogspot.com/2012/02/renomado-geofisico-confirma-que-o-som.html

    Os dados apresentados são validos, principalmente relacionados a frequência acústica.

    Obrigado pela atenção.

    1. Olá,

      Assim, de repente (pesquisei só 5 minutos), li algumas coisas:

      1 – O link que deu é totalmente pseudo. Como tal, está totalmente cheio de mentiras e completamente cheio de interpretações falsas em várias notícias, por isso é natural que também nesta notícia esse autor de blog não respeite a verdade. O autor desse blog é um crente fundamentalista em tudo o que seja conspiração ridícula.

      2 – O Khalilov parece-me que é um cientista consagrado, respeitado.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Elchin_Khalilov
      Como se faz sempre em ciência, vai-se à procura de possíveis explicações (há diferenças entre o que é “possível” e “provável”… os autores de blogs pseudos não sabem o que é a ciência, não sabem o que é conhecimento, por isso nem sequer sabem fazer essas distinções).
      Sendo assim, como geofísico, o Khalilov foi à procura de uma explicação dentro da área dele. Nada de “sobrenatural”, nada de “especial”, simplesmente procura-se possíveis explicações, para depois decidir qual a mais provável.

      3 – Os pseudos mostram a sua hipocrisia e irracionalidade nestas coisas.
      Para os pseudos, se os cientistas dão respostas, então é porque são arrogantes.
      Para os pseudos, se os cientistas nem se preocupam com as parvoíces pseudos, então é porque não ouvem todas as partes (não querem saber das parvoíces ditas por crentes fundamentalistas).
      Para os pseudos, se os cientistas até procuram explicações dentro da área deles, então se os cientistas olham para isso, então isso é sinal que as parvoíces dos pseudos estão certas e o mundo vai acabar!
      Enfim… o que quer que os cientistas façam, para os acéfalos pseudos isso é sinal que está sempre tudo mal.

      4 – O Journal Geochange teve a sua 1ª edição no final de 2010. Desde aí, mais nada, pelo que se vê no site oficial:
      http://geochangemag.org/index.php
      O tal journal deve ter sido tão respeitado pelos cientistas que nem mercado teve…
      Por aqui já se vê o que terá sido…

      5 – O editor-chefe desse journal é o Khalilov.
      Assim é fácil publicar artigos científicos. Escrevo o que quero e publico no meu próprio journal. Ninguém externo me avalia e posso dizer o disparate que quiser.

      6 – Uma estratégia básica de marketing para fazermos publicidade ao nosso produto é inventar a mais extraordinária “conclusão”. Assim sabemos que os crentes acéfalos em conspirações irão convenientemente ser manipulados a publicitar o meu produto. É marketing fantástico e não custa um centavo.

      7 – No site do Journal, note-se que o próprio Journal não é actualizado desde 2010, mas a zona das notícias é.
      http://geochangemag.org/index.php
      O que me leva a pensar que as pessoas do site são diferentes das pessoas do Journal. E se calhar o Khalilov nem tem noção que o nome dele foi usado desta forma no site pelo webmaster do site.

      8 – O Geochange está ligado a outras organizações que também me parecem de conteúdo dúbio:
      http://wosco.org/index.shtml?id_node=16&id_file=42&lang=en
      http://education.seismonet.org/page.html?id_node=130&id_file=130

      9 – Incluindo fizeram um Forum em que davam o fim do mundo para 2011!
      http://2011.geocataclysm.org/
      As previsões afinal estavam mal…

      10 – Como é dito no forum do Randi:
      http://forums.randi.org/showthread.php?t=230295
      “The usual suspect yet again: a money making scheme….to sell books and whatever else in this case.
      It’s a typical example of someone putting up a website claiming to be a national or international organization when in reality there are only a handful of people behind it. They make some outrageous claim, ITEOTWAWKI or some miracle cure are the most common themes with magical knowledge coming in third.”
      “fake credibility can be added by mailing something to an organization like the UN and claiming your scientific discovery was “presented” at the organization.”
      “The number of frauds and woo is enormous”

      Concluindo: parece ser mais um esquema de fazer dinheiro, aliando-se falsamente a credíveis instituições internacionais, tendo a estratégia normal de qualquer pseudo: dentro de pouco tempo o mundo vai acabar, comprem “isto” de forma a saberem como isso vai acontecer e como se podem salvar.
      O número destas fraudes está a aumentar consideravelmente… porque os crentes acéfalos (como o autor desse blog) deixam-se levar por qualquer vigarice conspiradora.

  4. Reparei que alguns videos mostram pessoas nas ruas e essas pessoas nem param, nem olham pra cima continuam andando, os que se apavoram sempre é qm filma:.

  5. o que me intriga em todo este caso,são:a não certeza de que seja uma falso-misterio(afinal especula-se mas ngm tem total convicção ou prova)e segundo e mais importante..os relatos de um numero consideravel de pessoas inclusive chegando á jornais…enfim,exitem pros e contras,mas a duvida ainda rodeia…

    1. Pode-se dizer o mesmo do Pai Natal e dos unicórnios invisíveis voadores…

  6. Uau! 500MHz em som? Estamos a entrar no dominio da ecografia! tragam o gel…

  7. eu vi alguns dos videos,e algumas coisas me chamaram a atenção…a primeira foi que a maioria dos videos possui o mesmo nome de busca:”strange sounds in the sky”(oque facilita a divulgação dos eventos como um todo)…a segunda foi que o proprio site que divulga os supostos eventos,desmistifica tendo como falsos os videos que possuem maiores numeros de visualizações(oque causa perda de credibilidade naturalmente)…a terceira é que os relatos não são detalhados,ou seja,a pessoa diz que ouviu,mas não diz aonde,nem quando,a que horas,etc…ainda me conservo de dizer com certeza se é mais uma jogada de marketing ou não,mas que é estranho é…

    1. Que é uma jogada publicitária, é.
      Eu inclino-me para ser de alguém normal, privado, que quer os seus 15 minutos de fama no Youtube, com coisas que faz de forma amadora, e com isso ir ganhar fama temporária do seu produto e algum dinheiro para despesas pessoais.
      Mas não excluo a possibilidade, como referiu, de ser uma jogada de marketing de alguma empresa. Lembremo-nos que no passado denunciamos o marketing feito pelo filme Battle: Los Angeles, com viral videos de OVNIs a invadir-nos…denunciamos uma empresa na Inglaterra que também criou viral videos com supostos OVNIs só para promover a sua imagem (da empresa) nos videos… etc… temos denunciado situações similares de criação de falsos mistérios só como propaganda de marketing empresarial. E estas situações têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.

      abraços

  8. Carlos,

    O artigo explica os sons quando vemos os videos. Entretanto, existem relatos de alguns cidadãos no YouTube que juram que ter ouvido sons semelhantes em suas cidades.

    Claro que tomando como ponto-de-partida a veracidade de tais relatos… 😉

    • Manel Rosa Martins on 18/01/2012 at 02:39
    • Responder

    Está na wiki um som nesta frequência audio, deve ser muito usada nos filmes de terror e de “suspense.”

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Audio_Frequency_tone,_C5,_523.25hz.ogg

  1. […] Cheia. Mitos da Lua Cheia. Grávida de Chimpanzé. Barbies Humanas. Money bag. Disparates Virais. Barulhos estranhos. Extraterrestres Antigos. Desmistificar. Erich von Däniken. Dogons. Anel Negro. Dois Sóis. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.