Miguel Claro astrofotografa Rota Dark Sky Alqueva – A 1ª do mundo com certificado Starlight Tourism Destination

Partilho com todos os leitores o resultado de um trabalho que fiz na reserva Dark Sky Alqueva, que é a primeira região do mundo a obter o certificado Starlight Tourism Destination pela Starlight Foundation suportada pela Unesco, the World Tourism Organisation e IAC.
“O céu do Alqueva merece ser intensamente observado! Pegue no telescópio e deleite-se com a majestosa profusão de planetas brilhantes, constelações de rara beleza e rios de estrelas que a Reserva Dark Sky Alqueva lhe oferece. É sem dúvida um Back to Black pleno de emoções! Junto a este sublime lago, o único som é produzido pelos pássaros, criando uma atmosfera de tranquilidade propícia à contemplação e fruição das estrelas. Um convite a preguiçar em plena comunhão com a natureza!”

O local é fantástico e com um céu realmente escuro, como aliás nunca tinha visto em Portugal.

Foram 17 as imagens que obtive da região de Monsaraz, um dos locais que faz parte da reserva e obteve as melhores classificações nas medições do céu necessárias para o certificado Starlight.

Todas as imagens podem ser vistas aqui: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#146

O local é ideal para a observação astronómica com telescópio, binóculos, ou a simples contemplação a olho nu…

Embora o céu da região seja quase negro e com um baixo nível de poluição luminosa, em muitas das imagens pode observar-se alguma luz de fundo que não está directamente relacionada com poluição luminosa, mas sim com o processo fotográfico propositado para tornar a fotografia em si, mais apelativa.

Muitas das pessoas pensam que o ideal para fotografar é ter-se um céu completamente negro, mas não é bem assim, pois um céu muito escuro resulta em imagens demasiadamente contrastadas que não se tornariam apelativas e “fotogénicas”, para a maioria dos apreciadores.  Este tipo de imagens acaba por não apresentar uma distinção entre céu e Terra. Existe sim alguma poluição perto do castelo de Monsaraz, mas como podem observar em algumas fotografias, essa poluição dissipa-se poucos graus acima do castelo.

A rota Dark Sky Alqueva inclui também muitas outras atracções turística, oferencendo uma grande variedade e restauração de excelência, com gastronomia típica de cada região. Quanto ao alojamento, existem muitas opções preparadas para receber os astro-turistas, com pessoas qualificadas para efectuarem visitas guiadas ao céu e equipadas com telescópios e instrumentos de observação. O turismo rural inlcuido na Rota Dark Sky, está preparado para estas actividades nocturnas, pelo que o pequeno almoço do dia seguinte pode sempre ser servido até mais tarde.

Em Monsaraz destaco o Monte ALerta ou Monte Santa Catarina, dois locais de excelência muitíssimo acolhedores e com anfitriões que com uma naturalidade quase familiar, oferecem uma simpatia, simplicidade e gentileza ímpar.

POde consultar mais informações aqui:

Todas as fotografias foram obtidas entre 24 e 25 de Fevereiro de 2012, como tal, em muitas delas é possível observar a conjunção entre a Lua, Jupiter, com o castelo e vila de Monsaraz em pano de fundo.

Para consultar todas as informações sobre a Rota Dark Sky visite o site :

http://www.turismoalqueva.pt/dark-sky ou contacte a Drª Apolónia Rodrigues da Genuineland, responsável pela Rota Dark Sky Alqueva. [email protected]

Embora algumas imagens possam ser vistas neste post, para aceder ao trabalho na íntegra consulte por favor o seguinte link:http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#146

Estas e outras imagens podem ser vistas no sítio do costumo em: http://miguelclaro.com

Link directo para as Skyscapes: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm

Miguel Claro

1. Simplesmente, tudo perfeito!
    Eu poderia usar suas fotos para divulgar o evento em Portugal?

• Patrícia e Valerio on 12/04/2012 at 14:44

Fotos belíssimas!

2. Fantástico!

• Rosario Galante on 10/03/2012 at 03:29

Todos os Meus Amigos Adoraram! Esperamos k nos Visite Muitas Vezes….Parabens!Mil Vezes
    Obrigado,Obrigado de todo o Coração,pelo Espétaculo k nos deu a Conhecer.Rosario Galante

• Rosario Galante on 10/03/2012 at 00:20

S I M P E S M E N T E ,,,,,,,,,,,F A B U L O S O O O O O ,,,,,,,Obrigado!!!!!

1. […] estas duas imagens do Miguel Claro neste post e neste post. Podemos ver bem a diferença. Em resumo, não se trata apenas de podermos voltar a ver as estrelas […]