Fabulosa explosão solar!

A explosão solar observada anteontem pelo Solar Dynamics Observatory foi aparentemente apenas um aquecimento. Ontem, ao final da tarde, a mesma região activa produziu uma fulguração classe M1,7 que lançou uma magnífica proeminência a centenas de milhares de quilómetros acima da superfície solar!


Proeminência solar elevando-se no extremo nordeste do disco solar. Imagens obtidas a 16 de Abril de 2012 pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory (SDO).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/Helioviewer.

Parte da nuvem de plasma arremessada pela explosão escapou à gravidade solar e dirige-se agora na direcção do observatório STEREO-B. A Terra não está na linha de fogo desta ejecção de massa coronal, porém o fenómeno é uma clara demonstração da actividade fervilhante que anima a região que lhe deu origem. Nos próximos dias, esta região deverá rodar completamente na direcção do nosso planeta, pelo que as próximas fulgurações deverão produzir efeitos significativos no campo magnético terrestre.

2 comentários

  1. Meu querido Sergio Paulino. Que existem outras vidas fora do planeta terra, com certeza absoluta existem.
    Alias, diante das probabilidades, devem existir todo tipo de vida perdida por aí, incluvise dentro do Sistema Solar, dentro de nossa galáxia e obviamente em todo o conjunto das 20 próximas galáxias.
    A questão é: Que tipo de vida o amigo procura?
    Se for vida microbiana, existem aos trilhões no cosmo.
    Se for vida superior (animais ou vejetais) acredito que existam na casa dos bilhões de planetas.
    Se for vida racional, acredito que existam na casa dos milhões.
    Se for vida racional com tecnologia como a nossa, acredito que existam milhares.
    Mas, se for vida superior, racional, com tecnologia e com desenvolvimento capaz de ao menos tentar entrar em contato conos, apenas algumas centenas.
    Porém, eu ainda acredito nas conclusões de Stephen Hawkings sobre esse assunto: “… Toda civilização capacitada de tal proeza, com certeza já se extinguiu no passado ou jamais conseguiremos fazer isso enquanto a nossa própria civilização perdurar existindo em nosso planeta.
    A gente tenta, não custa, mas é um trabalho em vão diante das evidências…
    Um abraço…

    1. Caro Chico Lobo,

      Este post é sobre o Sol, e não sobre vida extraterrestre.

      Se quer aprender sobre vida extraterrestre, sugiro que leia os posts sob a categoria de astrobiologia.

      Por outro lado, o que o Chico Lobo acredita, se são milhões, biliões ou zero, é completamente irrelevante para o conhecimento.
      As crenças de cada um não são ciência nem sequer conhecimento.

      Quanto a Stephen Hawking (e não Hawkings), o que ele disse foi puro marketing para vender no programa de TV dele. Nada mais. Não é ciência.
      Isso já foi explicado em posts passados aqui no astroPT, quer na categoria de astrobiologia quer na categoria referente ao Hawking.
      Sugiro que leia esses posts.

      abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.