Estrela demónio observada por Egípcios há 3200 anos

Algol é conhecida como a estrela-demónio.

Em 1667, o astrónomo Geminiano Montanari observou a estrela Algol e notou que ela variava de brilho.
Em 1782, o astrónomo amador britânico John Goodricke, observou Algol e confirmou que a estrela variava de brilho com um período fixo (2,867 dias). De forma brilhante, ele teorizou que seria um objecto a passar em frente da estrela, diminuindo-lhe o brilho – e então o que ele estaria a ver seria a estrela a eclipsar-se. Em 1783 ele apresentou as suas brilhantes deduções na Royal Society.
Em 1881, Edward Charles Pickering confirmou que se tratava de uma estrela binária – duas estrelas a orbitarem-se mutuamente: Algol A e Algol B.

Mas sabe-se agora que estes não foram os primeiros a observar esta estrela binária, que se encontra a 93 anos-luz da Terra.
Mais de 3000 anos antes, já os Egípcios observavam este sistema binário.

Investigadores analisaram o chamado Calendário Cairo, que data de 1200 a.C, e repararam em dois ciclos: de 29,6 dias (devido à Lua), e 2,85 dias (que os investigadores dizem que se trata do sistema Algol).
Parece assim que os Egípcios já se tinham dado conta das variações de brilho em Algol.

Na verdade, sabe-se agora que Algol não é um sistema binário mas sim múltiplo, com Algol A e Algol B a orbitarem muito perto uma da outra, e com uma 3ª estrela, Algol C, a orbitar estas duas muito mais longe.

O mais interessante disto é que os astrónomos pensavam que a 3ª estrela iria abrandar a periodicidade da diminuição do brilho do sistema. Desde a observação de Goodricke não era possível testar se isto se confirmava. Mas após mais de 3000 anos da observação dos Egípcios, é possível ver as diferenças. E sabemos agora que há 3200 anos a periodicidade de variação do brilho era de 2,85 , o que é menor que os 2,867 medidos pelo Goodricke, provando que a periodicidade ficou mais lenta.

Leiam aqui, aqui, e aqui.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. “que os investigadores dizem que se trata do sistema Algol”

    hmmm…

  2. Que imaginação maluca para ver estas coisas num grupo de pontinhos luminosos. É giro!

  3. corrigido 😉

  4. eu digo à frente 😛

  5. Psiu. Astro. Se foi há 3200 anos é escusado escrever «atrás». Também não escrevemos daqui a 3200 anos à frente 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.