O 1º campo de férias astronómico em Portugal

De 5 a 19 de Agosto de 2012, alguns alunos do ensino secundário terão a oportunidade de frequentar o AstroCamp, o 1º campo de férias astronómico em Portugal. Organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), o evento não terá custos para os participantes.

Segundo o coordenador do evento, o investigador do CAUP Carlos Martins: “O nosso objetivo é identificar alunos com capacidade e motivação para uma futura carreira de investigação científica, nesta ou noutra área, e durante duas semanas mostrar-lhes o que faz realmente um investigador.”

Cada candidato ao AstroCamp terá primeiro de passar por um processo de seleção, que terá em conta o mérito académico, mas que envolverá ainda uma entrevista em inglês. Martins frisa a importância da entrevista: “O potencial é importante, porque o ritmo de desenvolvimento cognitivo dos alunos é muito diferente, dependendo, entre outras coisas, de como são estimulados em casa e na escola. Daí o interesse em entrevistar os alunos.”

Aos alunos selecionados juntar-se-ão ainda os 3 melhores classificados nas Olimpíadas da Astronomia e 3 alunos das escolas do concelho de Paredes de Coura, somando no máximo 20 participantes. Este curso de verão de duas semanas, que decorrerá na paisagem protegida do Corno de Bico (Paredes de Coura), irá oferecer a estes alunos formação na área da Astronomia, num local de repouso e lazer, longe dos habituais ambientes escolar e urbano.

Martins acrescenta ainda: “Já dei cursos de astronomia vários anos num campo na Grécia, e mais recentemente comecei também a colaborar num projeto substancialmente maior na Catalunha. Continuo em contacto com alguns destes alunos e pude verificar a importância deste tipo de atividades no desenvolvimento deles. E uma vez que nada semelhante existe em Portugal, decidi adaptar as minhas experiências nos dois projetos ao contexto nacional”.

As candidaturas ao AstroCamp estão abertas até 8 de Junho de 2012.
Mais informações:
Site do evento
Astronotícia do CAUP

1 comentário

  1. Excelente iniciativa!

    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.