Farsas da Internet: Hideaway

“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”.

A frase proferida certa vez pelo Ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, parece adequar-se com extrema precisão a uma tendência presente nas ditas mídias sociais. Em busca de likes, compartilhamentos, novas amizades ou seguidores – enfim, 15 minutos de fama – usuários criam montagens, sobretudo a partir de imagens. Algumas possuem evidente cunho humorístico. Até aí, nada demais. O problema é quando estas pessoas decidem distorcer a realidade sem deixar tal condição evidente aos internautas. Fazem fraude soar como fato. Criam estórias espetaculosas, capazes de deixar qualquer cineasta de queixo caído.

Por conta do imediatismo das mídias sociais, claro, a propagação de uma mentira costuma atingir proporções assustadoras. Um desses casos é o da figura acima. Embora a farsa já tenha mais de seis anos, ainda é bastante comum ver internautas compartilharem tal foto no Facebook sob a alegação de que a mesma trata-se do “pôr do Sol no Polo Norte”.

É certo que enorme parte desse grupo não o faz por maldade; apenas receberam uma informação equivocada. E o pior é que, ao transmiti-la, ainda farão com que outras também caiam nesse fake.

Na verdade, a imagem presente no começo desse artigo trata-se de Hideaway, uma belíssima ilustração produzida em 2006 por uma estudante alemã de física chamada Inga Nielsen.

Fascinada por ficção científica, Inga possui vários trabalhos semelhantes a Hideaway, que podem ser encontrados em seu site. “Faço arte digital há anos”, afirma a alemã. “Ela permite que eu visualize meus sonhos”.

Mas o cenário da ilustração seria, de fato, possível no Polo Norte?

Em 20 de junho de 2006, a Nasa publicou Hideaway em seu site, mais precisamente no canal de fotos diárias sobre astronomia, o APOD. Com a seguinte explicação: “Tal cena não poderia existir em lugar nenhum da Terra, pois nosso Planeta, a Lua e o Sol sempre tem quase o mesmo tamanho angular. Isto fica claro, por exemplo, durante eclipses”.

Alheio às polêmicas, Hideaway é uma bela imagem para compartilharmos nas redes sociais. Entretanto, ao fazê-lo, jamais podemos nos esquecer de mencionar que se trata de uma manifestação artística. Arte bela e pura. Bem diferente da proporcionada por alguns espertinhos-de-plantão, em busca de likes, compartilhamentos, novas amizades, seguidores… Enfim, quinze minutos de fama.

3 comentários

1 ping

  1. Tinha também abordado esta temática (por outros motivos) neste post:

    http://www.astropt.org/2011/09/05/agua-mole-em-pedra-dura/

    “Segundo o físico/linguista ?ukasz D?bowski, o segredo do sucesso está em transmitir a ideia com uma frase curta e, claro, repeti-la tantas vezes quanto possível. E não faz falta que haja muita gente a dizê-lo, bastam umas quantas vozes bem altas. Também vários psicólogos e outros investigadores da área das ciências sociais apoiam esta ideia com diversos estudos recentes.”

    BTW, a imagem é mesmo bonita! 😉

    • Rafael Ligeiro on 30/06/2012 at 22:26
    • Responder

    Boa, Carlos! É um texto bastante esclarecedor sobre o assunto!

  2. Já agora, como complemento a essa imagem artística da Lua em U, deixo aqui o link para o post sobre as parvoíces que se andam a dizer sobre a Lua em U, incluindo a explicação correcta para o fenómeno que é normal:
    http://www.astropt.org/2012/06/30/o-misterio-da-lua-em-forma-de-u/
    😉

  1. […] Disparates Virais. Caneta Espacial. Barulhos estranhos. Triângulo na Lua. Sol num ecrã. Farsas (Hideaway). Ancient Aliens: Extraterrestres Antigos. Extraterrestres no Presente. Akhenaton. Desmistificar. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights