Conjunção ao Amanhecer

Nesta imagem da APOD, tirada por Luis Argerich na Argentina, se desenharmos uma linha no céu, parece que estão quase nessa linha: as Pleiades (na esquerda), Júpiter, Vénus (mais brilhante), e a estrela Aldebaran no final “da linha” (à direita para baixo de Vénus).

Curiosamente, na imagem também aparecem o planeta-anão Ceres e o protoplaneta Vesta.

1. Já que estamos aqui a falar de conjunções…

Na madrugada do próximo dia 15 há uma ocultação de Júpiter pela Lua (a Lua passará à frente de Júpiter) e assim que a LUa nasce, poder-se-á ver dois satélites de Júpiter a emergir por detrás do bordo não iluminado da Lua, para de seguida o próprio planeta também surgir, e finalmente os outros dois satélites.
    O evento durará 15 minutos e a ordem de aparecimento será: Europa – Io – Júpiter – Ganimedes – Calisto.
    Infelizmente, aqui de Portugal isto ocorre muito próximo do horizonte.
    Aqui de Famalicão, por exemplo, a Lua nasce às 03h02. O primeiro satélite de Júpiter aparece às 03h05 e o 4º às 03h21. Para observar o evento, é fundamental ter um horizonte desimpedido para Este.
    Após esta hora, é na mesma interessante ver a Lua e Júpiter muito próximos e Vénus também nas imediações.
    Uns binóculos são suficientes, mas é preferível um telescópio para observar o evento. Contudo, mesmo a olho nu não deixa de ser curioso ver um planeta brilhante a surgir por detrás da Lua.