Magnífico retrato da Terra obtido pelo novo satélite meteorológico europeu MSG-3

No passado dia 5 de Julho, a ESA lançou para o espaço o Meteosat Second Generation-3 (MSG-3), o mais recente membro da frota de satélites meteorológicos europeus desenvolvidos pela agência espacial europeia em associação com a EUMETSAT. Ontem, da sua órbita geostacionária, a 40 mil quilómetros de altitude, o MSG-3 obteve a sua primeira imagem do nosso planeta.

A Terra vista pelo sistema SEVIRIS (Spinning Enhanced Visible and Infrared Imager) a 7 de Agosto de 2012 (cliquem aqui para verem a imagem na sua máxima resolução).
Crédito: EUMETSAT.

A imagem mostra a orbe terrestre nas suas cores naturais. O continente africano surge em destaque, parcialmente encoberto por um manto de nuvens nas regiões junto ao equador e no seu extremo austral. A norte de África, do outro lado do mediterrâneo, encontra-se a velha Europa vestida com as cores do Verão. A costa leste da América do Sul é também visível do lado esquerdo da imagem, iluminada pelos primeiros raios matutinos.
O MSG-3 é o terceiro satélite de uma série de quatro. Com o seu sistema de imagem SEVIRIS, este novo satélite meteorológico irá monitorizar o clima na Europa e em África, contribuindo a cada 15 minutos com um conjunto de imagens em alta resolução da superfície e da atmosfera terrestres.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Obrigado, sei que a nossa civilização esta apenas engatinhando ;é que fica a impressão que o nosso planeta é uma joia rara do Universo. Mesmo eu acreditando por uma questão de razão que neste Universo a se perder exista seres até mais avançados que nós e, que não necessariamente, precisem que um bioma semelhante ao nosso para existirem. Dá uma sensação de solidão cósmica vendo todos nós nesta nave azul a viajar pelo espaço e nada de acharmos uma floresta por algum planeta mais próximo de nós. Marte tão simpático naquela sequidão rsrs.

  2. Para um leigo como eu queria entender por que é tão difícil encontrar água na forma que temos na mãe Terra ? Como rios, mares, lagos e uma grande vegetação verde. Por que à Terra traz esta particularidade que outros planetas conhecidos pela nossa civilização não possuem ?

    1. A Terra tem uma atmosfera, pressão e temperaturas propícias para isso 😉

      Supondo que o Francisco vivesse em Titã, perguntaria o mesmo em relação aos mares de metano e etano líquidos na superfície 😉

      abraços

    • Carlos Eduardo on 09/08/2012 at 14:38
    • Responder

    Magnífico! Linda a foto! De longe, o planeta mais bonito do nosso sistema solar!

  1. […] Citações e Fotos: Primeira, Earthrise, Noite, MESSENGER, Blue Marble, Berlinde Azul, Rosetta, MSG-3, Nascer da Terra, Mundo da janela (aqui). 2 luas (aqui). Quase-Luas. Afastamento. Periélio. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.